Atividade sobre Territórios Sagrados - 6º ano e 7º ano

Nossa equipe preparou uma excelente atividade de Ensino religioso sobre os Territórios Sagrados para os estudantes do 6º e 7º ano. Os territórios sagrados são áreas consideradas de grande importância religiosa e espiritual para determinadas comunidades. Esses lugares são vistos como espaço de conexão com o divino, onde a presença ou ação de uma divindade é particularmente evidente e poderosa. Baixe já e aplique com seus alunos!

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objetivo: Explorar as diversas categorias de territórios sagrados em diferentes tradições religiosas.



TERRITÓRIOS SAGRADOS

Você sabia que existem locais muito especiais para a fé das pessoas? Esses lugares são chamados de lugares sagrados. São espaços onde as pessoas buscam uma conexão profunda com algo considerado divino ou sagrado. Nestes locais, as práticas incluem orações, súplicas, pedidos e devoções.

Igreja

É um lugar sagrado no Cristianismo onde os cristãos se reúnem para realizar suas orações e participar de atividades religiosas. É também o cenário para eventos como batismos e para os encontros dos fiéis com seus líderes espirituais, como padres ou pastores. Esse espaço é o centro para a prática da fé cristã, servindo como um ponto de reunião e conexão espiritual com a comunidade religiosa.

Mesquita

A mesquita é o espaço de adoração onde os muçulmanos se congregam para realizar suas orações. Meca, localizada na Arábia Saudita, abriga uma mesquita considerada o lugar mais significativo para a fé islâmica. A mesquita também desempenha um papel significativo na promoção do aprendizado sobre o Islã e na construção de comunidade entre eles.



Sinagoga

A sinagoga é um local de culto na tradição judaica. Funciona como um espaço sagrado onde os judeus se reúnem para participar de orações coletivas, estudar textos religiosos e celebrar festividades significativas de sua fé.

REFLETINDO

O respeito pelos territórios sagrados de cada religião é essencial para promover a compreensão e a tolerância entre diferentes comunidades. Esses espaços representam a expressão mais profunda da fé e conexão espiritual para milhões de pessoas em todo o mundo. Ao reconhecer e respeitar esses locais sagrados, contribuímos para a promoção de um mundo mais respeitoso e harmonioso.


tudosaladeaula.com

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Ligue o nome do lugar sagrado à imagem correspondente.


2. A sinagoga é o local de culto da religião judaica. Lugar onde os judeus podem praticar sua fé e espiritualidade. O objeto mais importante que há em uma sinagoga é a arca que contém os pergaminhos da Torá. Agora é sua vez! Desenhe a sinagoga representada pela imagem abaixo e, depois, pinte-a. 


3. Uma mesquita é um local de culto dos seguidores da fé islâmica: os muçulmanos. É onde os fiéis se reúnem para orar, aprender sobre o Islã e conhecer outros fiéis. Com a ajuda do seu professor, identifique qual das imagens representa uma mesquita e circule a opção correta.

 




4. Além das atividades de oração, quais são as funções da sinagoga na tradição judaica?
___________________________________

5. Espaços sagrados são lugares onde as pessoas vivenciam sua religião e têm contato com o sagrado. Desta maneira, pinte os lugares abaixo que representam espaços sagrados. 

 

6. De acordo com o texto, por que é essencial respeitar os territórios sagrados de cada religião?
___________________________________




7. leia as afirmativas a seguir e assinale (V) quando verdadeira e (F) quando falsa. 

a. (    ) A igreja é o lugar para práticas cristãs, incluindo orações, eventos e encontros espirituais.
b. (    ) A mesquita serve como local de culto e celebração na tradição judaica.
c. (    ) A promoção de tolerância não é explicitamente destacada como razão para respeitar territórios sagrados no texto.
d. (    ) As mesquitas desempenham um papel importante no aprendizado sobre o Islã.
e. (    ) Deve-se ter respeito pelos territórios sagrados para um mundo mais harmonioso.

8. Os espaços onde ocorrem as celebrações religiosas são chamados de templos. Além disso, um templo pode ser conhecido por outro nome, de acordo com a religião a que pertence. Nos itens abaixo, marque a opção que não corresponde a um espaço sagrado.
a) Basílica.       
b) Museu.
c) Santuário.       
d) Catedral.

9. O que são espaços sagrados?
___________________________________




10. Vimos que os espaços religiosos podem ser construções com diferentes formas. Agora, escreva o nome do espaço que você frequenta para celebrar sua religião e descreva como é a construção dele através de um desenho.


11. Escreva duas aprendizagens obtidas na aula de hoje.
___________________________________

12. Procure no diagrama abaixo as palavras correspondes aos territórios sagrados estudados. 

• IGREJA
• MESQUITA
• SINAGOGA
• TEMPLO





Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


GABARITO
1. Conferir na questão. / 2. Resposta pessoal. / 3. Terceira imagem. / 4. Estudar textos religiosos e celebrar festividades significativas de sua fé. 5. Os desenhos pintados devem ser da igreja e da sinagoga. / 6. / 7. VFFVV / 8B / 9. Resposta pessoal. / 10. Conferir na questão. / 11. Resposta pessoal. / 12. Conferir no diagrama.

10 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem