Prova online de Língua Portuguesa sobre Lendas para os estudantes do 4° e 5° ano
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
Leia o texto e responda às questões de 1-5:
A LENDA DA IARA
Reza a lenda que a Iara era uma corajosa guerreira dona de uma beleza invejável. Por esse motivo, os irmãos sentiam inveja dela e resolvem matá-la. Todavia, no momento do combate, pelo fato de possuir habilidades guerreiras, Iara consegue inverter a situação e acaba matando seus irmãos. Diante disso, com muito medo da punição de seu pai, o pajé da tribo, Iara resolve fugir, mas seu pai consegue encontrá-la. Como castigo pela morte dos irmãos, ele resolve lançá-la ao rio. Porém, os peixes do rio resolvem salvar a bela jovem transformando-a na sereia Iara. Desde então, Iara habita os rios amazônicos conquistando homens e depois levando-os ao fundo do rio, os quais morrem afogados. Acredita-se que se o homem consegue escapar dos encantos de Iara ele fica louco, num estado de torpor e somente um pajé poderá curá-lo. Folclore brasileiro
(Domínio Público)
—
Qual a finalidade do texto?
—
De acordo com a lenda, os peixes do rio transformaram a bela jovem em:
—
Desde que foi transformada, Iara habita os rios da
—
Qual palavra abaixo substitui a expressão grifada no trecho: “… o homem consegue escapar…” sem alterar o sentido original?
—
O trecho abaixo que apresenta uma palavra com circunstância de intensidade é:
Leia o texto e resolva às questões 6-10:
A LENDA DO LOBISOMEM
Diz a lenda que quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Também o será, o filho de mulher amancebada com um Padre. Sempre pálido, magro e orelhas compridas, o menino nasce normal. Porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa. Na primeira noite de terça ou sexta-feira, depois do aniversário, ele sai à noite e vai até uma encruzilhada. Ali, no silêncio da noite, se transforma em Lobisomem pela primeira vez, e uiva para a lua.
Daí em diante, toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas com uma matilha de cachorros latindo atrás. Nessa noite, ele visita, 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde passa, açoita os cachorros e apaga as luzes das ruas e das casas, enquanto uiva de forma horripilante.
Antes do Sol nascer, quando o galo canta, o Lobisomem volta ao mesmo lugar de onde partiu e se transforma outra vez em homem. Quem estiver no caminho do Lobisomem, nessas noites, deve rezar três Ave-Marias para se proteger.
Para quebrar o encanto, é preciso chegar bem perto, sem que ele perceba, e bater forte em sua cabeça. Se uma gota de sangue do Lobisomem atingir a pessoa, ela também vira Lobisomem.
Fonte: www.terra.com.br
—
No trecho: “Porém, logo que ele completa 13 anos…, a palavra destacada indica ideia de:
—
O trecho abaixo cuja palavra destacada estabelece ideia de lugar é:
—
No trecho: “… enquanto uiva de forma horripilante…”, a palavra destacada significa:
—
Sobre o texto, assinale a alternativa FALSA:
—
O texto “A lenda do lobisomem” pertence à esfera:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Política de Privacidade