Atividade sobre o Papel das Mulheres na Religião - Anos Finais

Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de Ensino Religioso sobre o Papel das Mulheres na Religião para os estudantes do 8º ano e 9º ano. Embora tenham desempenhado papéis importantes em várias práticas religiosas, muitas vezes as mulheres têm sido relegadas a posições secundárias, limitadas ao papel de apoio e subserviência. No entanto, nos últimos anos, tem havido um movimento crescente no sentido de dar às mulheres maior visibilidade e participação ativa na liderança religiosa, bem como na interpretação e ensino das escrituras sagradas. Essa mudança é reflexo tanto dos avanços sociais e culturais das mulheres.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objetivo: Analisar e compreender as variações do papel da mulher em diferentes religiões. Habilidade da BNCC: (EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.


O Papel das Mulheres nas Religiões

As mulheres assumem diferentes papéis em diversas religiões no mundo. Seu tratamento e status dentro de uma fé podem divergir, frequentemente refletindo tradições culturais, históricas e interpretações religiosas. Nesta aula, exploraremos o papel desempenhado pelas mulheres em algumas das principais religiões.

Cristianismo

O papel das mulheres no Cristianismo difere conforme a denominação e a interpretação das Escrituras. Em algumas igrejas, as mulheres têm um papel ativo no sacerdócio e na liderança, enquanto em outras, a liderança eclesiástica é predominantemente masculina. Os escritos bíblicos relatam que várias mulheres integravam o grupo dos que acompanhavam Jesus Cristo e elas colaboravam no ministério juntamente com os doze apóstolos de maneira ativa e consequente.

Islamismo

No Islamismo, a posição das mulheres é influenciada pela interpretação das tradições islâmicas e pelas práticas culturais. Enquanto o Islã enfatiza a igualdade espiritual entre homens e mulheres, algumas comunidades restringem o acesso das mulheres a certos espaços religiosos, como liderar orações na mesquita. No entanto, em muitos contextos, as mulheres desempenham papéis ativos na vida religiosa, educacional e beneficente, e têm direitos legais em áreas como herança e casamento. 



Religiões Indígenas e Africanas

Nas religiões de matriz africana e indígena, não existem restrições quanto à ocupação de posições de liderança por mulheres. No Candomblé e na Umbanda, as mulheres têm a liberdade de desempenhar papéis de destaque, como Mãe de Santos e Ialorixás. Da mesma forma, nas aldeias indígenas, é comum ver mulheres ocupando posições de liderança, como Caciques, Pajés e Curandeiras. As mulheres ocupam lugar de lideranças religiosas, por isso, são chamadas matriarcais e não há distinção entre homens e mulheres. 

Sendo assim, essas mulheres frequentemente ocupam papéis de liderança importantes na transmissão de conhecimentos, rituais e tradições culturais.

Refletindo

Portanto, as mulheres desempenham um papel significativo na liderança religiosa, pois são responsáveis por preservar e transmitir princípios, assegurando a continuidade da tradição e dos ensinamentos ao longo das gerações. A capacidade das mulheres de ocupar posições de liderança em diversas religiões destaca a importância fundamental de ouvir e valorizar todas as vozes na busca por um mundo mais compassivo e equitativo. Logo, elas contribuem para enriquecer a espiritualidade com o seu cuidado, colaborando para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

De Tudo Sala de Aula, 2023


___________ATIVIDADE DE FIXAÇÃO___________



1. Segundo o texto, qual é a importância do papel das mulheres nas religiões?
______________________________________

2. No quadro abaixo, descreva a função desempenhada pelas líderes religiosas femininas nas religiões mencionadas no texto.





3. As mulheres ocupam lugar de lideranças nas religiões indígenas e africanas, por isso, são chamadas de matriarcais, pois não há distinção entre homens e mulheres. O que significa o termo "matriarcal" em relação a essas religiões?
a) Refere-se a uma liderança exclusivamente masculina.
b) Refere-se à falta de liderança nas comunidades indígenas.
c) Refere-se à estrutura de poder onde as mulheres desempenham um papel central na liderança e herança.
d) Refere-se à igualdade total de gênero nas religiões indígenas e africanas, na qual a figura masculina é o representante central das religiões. 

4. Analise as imagens a seguir, as quais retratam mulheres em diversas religiões. Com base nos elementos não verbais presentes, associe corretamente cada imagem à respectiva religião que elas representam.

1. Cristianismo;
2. Islamismo;
3. Religião indígena;
4. Religião africana.


5. Em quais áreas as mulheres no Islã têm papéis ativos, conforme mencionado no texto?
______________________________________




6. Na Bíblia Sagrada, no evangelho de Lucas, capítulo 3 e versículos 1 a 3 revela que além dos doze apóstolos que andavam com Jesus, havia também algumas mulheres que foram curadas, como Maria Madalena, Joana e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. Considerando esse cenário, de que maneira você visualiza as contribuições das mulheres para auxiliar no ministério de Jesus Cristo?
______________________________________

7. Como o papel das mulheres no Cristianismo tem evoluído ao longo do tempo, refletindo as mudanças na percepção de gênero, liderança religiosa e espiritualidade?
a) Em todas as igrejas, as mulheres têm um papel ativo no sacerdócio.
b) O papel das mulheres é sempre predominantemente na liderança eclesiástica.
c) O papel das mulheres no cristianismo é semelhante ao papel de liderança como bispos e padres. 
d) Sofre alteração de acordo com a denominação e a interpretação das Escrituras.

8. Por que nas religiões de matrizes africanas e indígenas as mulheres são descritas como "matriarcais"?
______________________________________




9. Leia e responda. 

Mapulu é a primeira mulher pajé da sociedade Kamayurá, importante líder religiosa indígena, curandeira e defensora política.

 

Sobre a importância da conquista de Mapulu como pajé Kamayurá, analise os itens abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. 

(    ) Evidencia-se o papel preponderante desempenhado por elas na liderança, na tomada de decisões e na transmissão da herança religiosa.
(    ) Ilustra-se a equidade de gênero presente nas estruturas sociais das comunidades indígenas.
(    ) Põe-se em relevo a exclusão das mulheres nos âmbitos de liderança das comunidades indígenas.
(    ) Sublinha-se a importância de lideranças religiosas masculinas, conforme destacado.

10. Observe a imagem e responda. 


Como você percebe a atuação da mulher na religião cristã na atualidade? Você acha que as mulheres têm seus direitos garantidos também na religião?
______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.



GABARITO
1. As mulheres desempenham um papel fundamental nas lideranças religiosas, não apenas preservando e transmitindo os princípios religiosos, mas também sendo responsáveis por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada ao longo das gerações. / 2. Cristianismo: as mulheres têm um papel ativo no sacerdócio e na liderança, enquanto em outras, a liderança eclesiástica é predominantemente masculina; Islamismo: as mulheres desempenham papéis ativos na vida religiosa, educacional e beneficente, e têm direitos legais em áreas como herança e casamento; De origem Indígena: não existem restrições quanto à ocupação de posições de liderança por mulheres, nas aldeias indígenas, é comum ver mulheres ocupando posições de liderança, como Caciques, Pajés e Curandeiras; De origem Africana: não existem restrições quanto à ocupação de posições de liderança por mulheres, no Candomblé e na Umbanda, as mulheres têm a liberdade de desempenhar papéis de destaque, como Mãe de Santos e Ialorixás. / 3D / 4. (A) Islamismo, (B) religião Indígena, (C) religião Africana, (D) Cristianismo. / 5. Em algumas igrejas, as mulheres têm um papel ativo no sacerdócio e na liderança, enquanto em outras, a liderança eclesiástica é predominantemente masculina. / 6. Resposta Pessoal. / 7D / 8. Porque elas ocupam lugar de lideranças religiosas e não há distinção entre homens e mulheres. / 9. VVFF / 10. Resposta pessoal.

9 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Simplesmente encantada com essa plataforma, e com as temáticas. É muito difícil encontrar algo assim, tão bem preparado e detalhado. Todos do site estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS| Suas atividade são excelentes.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas atividades, sempre bem abordadas! Gosto muito quando estão com os objetivos e as habilidades da BNCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em ver comentários como o seu! Conte conosco sempre.

      Excluir
  4. Ótima atividade, uma observação: a resposta da questão 5, não seria diferente? A resposta que foi dada se encontra no trecho que fala sobre o cristianismo, mas a questão pede as áreas das mulheres no ISLÃ. (Apenas uma observação 👍🏼)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por nos auxiliar! gostaria de receber mais conteúdos de empreendedorismo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por disponibilizar tanto material importante que nos auxiliam em nosso dia a dia

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem