Os setores da economia são a divisão utilizada para classificar as atividades econômicas de um país de acordo com suas características e finalidades. Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de Geografia com texto de apoio sobre os setores da economia e trabalho: primário, secundário e terciário, direcionada aos estudantes do 4º ano e 5º ano.
SETORES DA ECONOMIA E TRABALHO
Os setores da economia são fundamentais para o funcionamento e desenvolvimento de um país. Os trabalhadores estão envolvidos com as mais distintas atividades econômicas, sendo elas classificadas em três setores: primário, secundário e terciário.
O setor primário inclui atividades relacionadas com a extração ou transformação de recursos naturais, tais como agricultura, pecuária, caça, pesca, extração vegetal e mineração. Esse setor é considerado fundamental para o desenvolvimento econômico e para garantir a sobrevivência e o bem-estar das comunidades.
Na agricultura e na pecuária, muitos trabalhadores são pequenos proprietários de terra, ou seja, donos de suas próprias terras, que cultivam hortaliças ou criam animais através da agricultura familiar. Há também trabalhadores do campo que que não são donos das terras e trabalham em troca de algum pagamento ao final do mês.
O setor secundário refere-se principalmente às atividades que transformam matérias-primas em bens de consumo ou outras matérias-primas e máquinas utilizadas no setor. As atividades secundárias incluem a indústria de transformação, construção civil e infraestrutura.
As pessoas que trabalham nas fábricas são chamadas de operários. Os operários trabalham em troca de um salário mínimo (o valor mínimo que uma pessoa pode receber pelo seu trabalho).
Os empregadores são responsáveis por fornecer aos funcionários equipamentos de segurança, como capacetes, máscaras, botas, luvas, protetores auriculares, etc.
O setor terciário consiste nos serviços prestados à população. Ele engloba uma variedade de atividades, como comércio, transportes, educação e tecnologia da informação. Esse setor tem ganhado cada vez mais destaque na economia, à medida que a sociedade se torna mais focada em serviços e processos intelectuais.
Entre os profissionais do setor terciário, há também aqueles denominados autônomos, onde exercem seu trabalho por contra própria, ou seja, não são assalariados, como advogados, escritores, contadores, psicólogos e vendedores.
No setor terciário, é marcante a presença de tecnologias e automação (máquinas), onde é comum a presença de equipamentos que operam diferentes funções que antes eram designadas a pessoas.
CONCLUSÃO
O trabalho nos setores da economia é fundamental para o desenvolvimento de um país. Cada setor desempenha um papel único na geração de empregos e na criação de riqueza. Portanto, é essencial valorizar e investir em todas as áreas, buscando sempre o equilíbrio e a prosperidade para a sociedade como um todo.
Tudo Sala de Aula
Excelente atividade. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirOlá, Fátima! Agradecemos por seu comentário.
Excluir