Atividade sobre o Dia dos Finados - Anos Finais

O site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de ensino religioso sobre o Dia dos Finados para os estudantes do 6º, 7° 8° e 9° ano. Com o objetivo de explorar o significado e a importância do feriado do dia 2 de novembro em diferentes tradições religiosas. O material visa promover um momento de reflexão em sala de aula, para isso, preparamos um texto de apoio objetivo para que os alunos possam refletir sobre o significado dessa data e sua relação com suas crenças religiosas.

HABILIDADES BNCC:
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
(EF09ER04) Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.
(EF09ER05) Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

DIA DOS FINADOS

atividade dia dos finados


Em 02 de novembro, é celebrado um dos rituais religiosos mais relevantes da tradição cristã católica conhecido como Dia de Finados. Nesta data, prestam-se homenagens àqueles que já faleceram. É um momento para relembrar com amor e afeto os bons momentos que marcaram a vivência de pessoas importantes, ressaltando a estima de apreciar a vida e a convivência com aqueles que nos cercam.

O surgimento da data

O Dia de Finados teve sua origem na França durante o século X. Foi o abade Odilo de Cluny quem, em 2 de novembro de 998, propôs que essa data fosse dedicada à oração pelas almas daqueles que já faleceram. Odilo resgatou um dos princípios fundamentais da fé católica: a crença de que muitas almas dos falecidos passam pelo Purgatório, um processo de purificação antes de ascenderem ao Paraíso, segundo a crença. O Dia de Finados passou a ser considerado feriado nacional em 2002, com a Lei 10.607.

Como é comemorado?

Os fiéis comemoram o Dia de Finados com orações voltadas para os falecidos, enfatizando a crença na vida eterna. Eles frequentam os cemitérios, ornamentam os túmulos com flores e acendem velas, demonstrando respeito e amor pelos entes queridos que já se foram. É uma oportunidade para refletir sobre a mortalidade e a esperança na ressurreição, unindo a comunidade católica na homenagem às almas dos mortos e na busca pela paz espiritual para elas.

Pensamento Evangélico

Não é comum entre evangélicos a prática de ir ao cemitério para acender velas aos entes que já faleceram e, por isso, a data não tem uma cerimônia ou comemoração. Em vez disso, muitas igrejas evangélicas consideram o dia uma oportunidade para reforçar a crença na vida após a morte e na importância de um relacionamento pessoal com Deus. 

Comunidade Espírita

Os espíritas têm uma perspectiva particular em relação ao Dia de Finados. Para os espíritas, essa data é vista como uma oportunidade para lembrar e homenagear os falecidos, mas de uma maneira diferente em comparação com as tradições católicas. É importante ressaltar que as práticas e as crenças variam entre os praticantes do espiritismo, e nem todos os espíritas observam o Dia de Finados da mesma forma.



Reflexão

Perder alguém que amamos é uma das experiências mais difíceis que podemos enfrentar na vida. No entanto, é importante lembrar que o amor e as memórias que compartilhamos com a pessoa já falecida nunca desaparecem. Segundo o Cristianismo, a perda de um familiar pode ser consolada pela crença na vida eterna e na promessa da ressurreição. A Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, oferece passagens que falam sobre o consolo divino e a importância de lançar as preocupações e dores sobre Deus. Em Apocalipse 21:4 diz: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois as primeiras coisas já passaram". Portanto, a fé na promessa da vida eterna pode trazer conforto e consolo para uma alma ainda enlutada. Você acredita nesta promessa? Reflita!

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O Dia dos Finados é celebrado em 02 de novembro no Brasil e é um dos rituais religiosos mais significativos da tradição cristã católica. Segundo o texto, qual o objetivo dessa comemoração?
______________________________

2. O principal motivo que levou o abade Odilo de Cluny a sugerir a observância do Dia de Finados em 2 de novembro de 998 foi para
a) comemorar o aniversário de sua ordenação como abade na igreja católica.
b) celebrar um vento secular para os falecidos bem como para os seus familiares.
c) dedicar um dia à oração pelas almas dos falecidos, enfatizando a vida eterna.
d) promover festividades e celebrações em honra dos santos da igreja católica.

3. Segundo o texto, como os católicos comemoram esse feriado religioso?
____________________________


4. Com base no entendimento das práticas dos espíritas em relação ao Dia de Finados, qual das seguintes afirmações melhor reflete a perspectiva deles em relação a essa data?
a) Eles não têm perspectiva sobre o Dia de Finados, ignorando a data, pois não acreditam na vida após a morte.
b) Eles veem essa data como um feriado importante para suas práticas religiosas, participando de cerimônias específicas.
c) Eles acreditam ser o dia em que os mortos retornam à vida, assim, promovem ações de conscientização espiritual.
d) Eles veem a data como uma oportunidade para lembrar e homenagear os falecidos, praticando a comunicação espiritual.

5. Qual é a sua visão pessoal sobre a vida após a morte? Você acredita na ressurreição dos mortos?
_____________________________

6. Você e sua família comemoraram o Dia dos Finados? Se sim, o que você costuma realizar nesse feriado?
_____________________________

Leia a charge e responda.


7. Uma charge é uma ilustração humorística, muitas vezes com comentário crítico, que aborda questões sociais, políticas ou culturais. Sendo assim, qual a crítica apresentada pelo texto?
_____________________________

8. De que maneira a charge ilustra a mistura de sentimentos de luto e humor que podem surgir em ocasiões como o Dia de Finados?
a) A charge retrata uma cena de tristeza profunda.
b) A charge retrata uma cena de alegria extrema.
c) A charge usa humor para abordar um dia geralmente triste.
d) O texto ignora completamente os sentimentos associados ao Dia de Finados


9. Geralmente, os evangélicos não comemoram o feriado religioso do Dia dos Finados. Entretanto, eles consideram essa data para uma outra prática. Que prática religiosa é essa?
______________________________

10. Perder alguém que amamos é uma das experiências mais difíceis que podemos enfrentar na vida. Destarte, qual é a importância das tradições e rituais nas diferentes religiões para ajudar as pessoas a enfrentar esse problema?
______________________________

11. Observe a imagem e responda.
 

A imagem acima ilustra a ressurreição dos justos: um anjo entregando aos pais uma criança ressuscitada que outrora morrera, uma promessa bíblica que Deus trará de volta os que pereceram.  Agora, escreva com suas palavras, como seria a felicidade de uma família ao ter de volta a companhia pessoas que faleceram.
________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


GABARITO
1. É um momento para relembrar com amor e afeto os bons momentos que marcaram a vivência de pessoas importantes, ressaltando a estima de apreciar a vida e a convivência com aqueles que nos cercam. / 2C / 3. Com orações voltadas para os falecidos, enfatizando a crença na vida eterna. Eles frequentam os cemitérios, ornamentam os túmulos com flores e acendem velas, demonstrando respeito e amor pelos entes queridos que já se foram. / 4D / 5. Resposta Pessoal. / 6. Resposta Pessoal. / 7. O fato de a pessoa só visitar seu túmulo no dia dos finados. / 8C / 9. Consideram o dia como uma oportunidade para reforçar a crença na vida após a morte e na importância de um relacionamento pessoal com Deus. / 10. As tradições e rituais nas diferentes religiões desempenham um papel crucial no auxílio às pessoas que enfrentam a perda de alguém que amam. Além de fornecerem consolo e apoio emocional, esses rituais oferecem um senso de continuidade e esperança. Eles ajudam a criar uma comunidade de apoio, permitindo que os enlutados compartilhem a dor e encontrem significado na experiência da perda. / 11. Resposta Pessoal. 

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem