Quiz de Língua Portuguesa para o Saeb 2023 - 5° ano

Prova online de Português com 20 questões do Saeb 2023 para o 5° ano

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo. 

Piscina natural no Morro do Moreno vira atração no ES Local tem sido descoberto por moradores da Grande Vitória no calor. 

A piscina de águas naturais da Ponta do Farol, no Morro do Moreno, em Vila Velha, virou atração durante o calor no Espírito Santo. O local, antes pouco visitado, foi divulgado em uma página que mostra os pontos turísticos do estado nas redes sociais. Depois da publicação, a piscina tem recebido visitantes de toda a Grande Vitória. 
Nem mesmo os moradores de Vila Velha e frequentadores antigos da formação de pedra que cerca o local conheciam o pequeno recanto. É o caso do administrador Deverson Daltio, que costuma passear de bicicleta e fazer caminhadas com a amiga Joseane de Carvalho bem pertinho da piscina. 
“A gente sempre passou por aqui, mas não sabia da piscina. Vimos que é um lugar maravilhoso para relaxar, fazer fotos, então viemos descobrir. Estamos adorando”, disse Deverson. 
As estudantes Eduarda Furtado e Juliana Moreira saíram de Vitória para ir até a piscina. As duas também já conheciam o Farol de Santa Luzia e o Morro do Moreno, mas a piscina natural foi uma surpresa. 
Enquanto a maré estiver alta, o local pode ser curtido para banhos. A água cristalina e a vista para a Terceira Ponte fizeram sucesso entre os moradores e turistas. 

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/12/piscina-natural-no-morro-do-moreno-vira-atracao-noes.html. 

A frase que expressa uma opinião é

Leia a tirinha abaixo. 

https://twitter.com/mauriciodesousa/status/1007079894315098113?lang=ga 

A tirinha que você leu fala sobre

Leia o texto abaixo. 

Por que o galo canta? 

Com as primeiras luzes do dia, o galinheiro se ilumina e o galo abre os olhos sentindo uma grande vontade de gritar. E gritar, lançando um sonoro cocoricóóóóó! 
Ele nem pensa que seu canto incomoda o Zequinha, que é um dorminhoco, o Seu Manuel, que é padeiro e passou a noite toda trabalhando, ou a Dona Tina, que não dormiu por causa do bebê. 
Ele canta porque seu instinto lhe diz que deve cantar. Sua missão é acordar as galinhas e dizer a elas: - “Levantem suas preguiçosas. O dia está começando e vocês precisam botar os ovos!” 

REVIEJO, Carlos 

De acordo com o texto, o galo canta porque

Leia o texto abaixo e responda às questões de 4-6. 

A gralha vaidosa 

Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. 
Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias. “Vamos dar um jeito”, pensou ela. 
Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era. 
Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.

 http://www.metaforas.com.br/infantis/agralhavaidosa.htm 

O assunto principal da fábula em questão é

A característica da gralha que mais se destaca na história é a

O personagem principal da fábula é

Leia a tirinha. 

Qual o sentido da palavra BATERIA na tirinha, levando em conta o contexto em que foi empregada?

Leia o texto abaixo. 

http://escolaboavistasantiago.blogspot.com/p/atividades-para-2-ano.html 

A finalidade do texto é 

Leia o texto abaixo. 

João e Maria 

Era uma vez dois irmãos: João e Maria. Nunca havia muito o que comer na casa deles já que o pai dos dois, um lenhador, passava por enorme dificuldade. Como não havia comida para todos, a madrasta, uma mulher má, sugeriu ao pai das crianças que os meninos fossem abandonados na floresta. 
O pai, que não gostou nada do plano a princípio, acabou aceitando a ideia da mulher porque não viu outra alternativa. João e Maria ouviram a conversa dos adultos e, enquanto Maria se desesperou, João pensou numa maneira de resolver o problema. No dia seguinte, enquanto seguiam para a floresta, João foi espalhando pedrinhas brilhantes pelo caminho de modo a marcar o regresso para casa. Foi assim que os irmãos conseguiram voltar para a casa pela primeira vez, depois de serem abandonados. O pai ficou radiante ao vê-los, já a madrasta ficou furiosa. 
A história voltou a se repetir e João planejou o mesmo para se livrar do abandono outra vez e foi espalhando migalhas de pão pelo caminho. Dessa vez, os irmãos não conseguiram regressar porque as migalhas foram comidas por animais. 
Os dois encontraram, enfim, no meio da floresta, uma casa cheia de doces que pertencia a uma velhinha meio esquisita, seu nariz era grande e pontudo. Famintos, eles devoraram bolos, chocolates, tudo o que havia. A bruxa acabou por prender os dois irmãos: João ficou numa gaiola para ser engordado antes de ser devorado, e Maria passou a fazer os trabalhos domésticos. 
A bruxa, que era meio cega, todos os dias pedia para apalpar o dedo do menino para ver se ele já tinha engordado o suficiente para ser devorado. Esperto, João sempre oferecia um graveto para a bruxa apalpar no lugar do dedo e assim ia garantindo mais dias de vida. Numa oportunidade pontual, Maria conseguiu finalmente empurrar a bruxa para dentro do forno e libertar o irmão. Os dois encontraram então o caminho de casa e, quando chegaram lá, descobriram que a madrasta havia morrido e que o pai estava profundamente arrependido da decisão que tomou. Foi assim que a família se reuniu novamente e foram todos felizes para sempre. 

https://www.culturagenial.com/contos-de-fadas-comentados/Adaptado. 

O trecho “(...) uma casa cheia de doces que pertencia a uma velhinha meio esquisita, seu nariz era grande e pontudo” refere-se à

Leia o texto abaixo. 

REGULAMENTO ESCOLAR – 2021 

01 – ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDOS DO(A) FILHO(A) 
O colégio disponibiliza informações, orientações e regras via internet (site, redes sociais), telefone e diretamente na recepção do colégio. Os professores, orientadores, psicólogos e direção, desde que marcados dia e horário antecipadamente, dispõem-se a atender a família. É de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis informarem-se e tomarem providências cabíveis com relação ao baixo rendimento escolar dos filhos. 

02 – ALTERAÇÕES CADASTRAIS 
(...) 
http://civitatis.com.br/informando/comunicados/2021/geral/regulamento-2021.pdf - Fragmento. 

A finalidade desse texto é

Observe a imagem abaixo. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26218 

O texto acima é uma convocação para o combate

Leia o texto. 

Alimentos que aproveitamos dos animais 

O mel das abelhas. Mel é uma comidinha bem doce, é quase uma bebida bem grossa que as abelhas fazem com o suco de algumas flores. 
Os ovos de algumas aves (galinha, pata, codorna). É de dentro dos ovos que nascem os filhotes das aves, quando ninguém apanha esses ovos antes de serem chocados pela mamãe ave. 
O leite da vaca, da cabra e de alguns outros animais fêmeas. Leite é um líquido branco fabricado dentro do corpo das mães de muitos animais, e da mãe da gente também, para os filhotes e crianças beberem, se alimentarem logo que nascerem e quando ainda são pequenos. O leite de vaca e de cabra servem para fazer queijo, requeijão, manteiga, coalhada, iogurte. 

O assunto principal do texto é:

Leia o texto. 

O Leão e as outras feras 

Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatros pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou: 
— Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor. 
Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros. Fábulas de 

Esopo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994. 

O leão dividiu a presa

Leia o texto abaixo. 

O Conto da Mentira 

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!” A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. 
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!” Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!”. 

Rogério Augusto. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo. Miniconto. 

No trecho, “Mãe, a vovó no telefone!” o termo em destaque faz parte de um tipo de linguagem usada principalmente em

Leia o texto abaixo. 

Histórias da taba 

Livros com temática indígena ganham espaço nas prateleiras 

As histórias contadas na taba, ao redor de fogueira ou no embalo da rede, têm cada vez mais “viajado” até as cidades. Pegam carona em livros que retratam o universo indígena brasileiro. 
Alguns trazem lendas e mitos. Outros mostram o cotidiano de crianças indígenas. “A oportunidade de conhecer outra cultura é um bom exercício para conhecer a si mesmo e aprender a combater o preconceito”, diz a escritora Graça Graúna. 
Entre os autores, há pesquisadores. Mas, desde os anos 1990, há cada vez mais obras escritas pelos próprios indígenas. É o caso de Daniel Munduruku, que calcula que existam 30 escritores indígenas no Brasil. 
Ele conta que é preciso cuidado com obras que cometem erros. “O mais comum é tratar o índio como um ser do passado, que ainda precisa evoluir”, diz. 
Depois de um mergulho em obras que levam a viajar por aldeias dos quatro cantos do país, a gente entende como é difícil reunir essa diversidade toda na palavra “índio”. 

Gabriel Romeu. Histórias da taba. Folhinha. Folha de S.Paulo. Sábado, 18 de abril de 2015, p. 2. Adaptado. 

No texto, a frase que expressa opinião é

Leia o texto abaixo. 

A tirinha é engraçada porque

Leia o texto abaixo. 

Rio tem coração? 

Imaginem que um jatobá bem velho cresceu de mansinho entre os matos e o rio não se lembrava de tê-lo visto nascer! 
E olha que jatobá é uma árvore tão grande que criança tem de ficar de pescoço esticado para enxergar atééééé lá em cima. 
Mas o rio passava tão orgulhoso que nem levantou os olhos para espiar aqueles galhos fortes e rusguentos. 
Também não viu o azul do céu que coloria seu corpo líquido, nem o brilho do sol que fazia ouro em suas tranças de espuma. 

IANNONE, Leila Ren. 

No trecho "... enxergar atééééé lá em cima ", a forma como a palavra em destaque foi escrita indica

Leia o texto abaixo. 

Urso Polar 

Ursos polares são mamíferos que vivem na região do Polo Norte. Eles são bons nadadores, capazes de nadar vários quilômetros no mar. 
Esses ursos alimentam-se principalmente de focas, caçando-as no momento em que elas sobem à superfície da água para respirar. Alimentam-se também de outros animais como aves, roedores, baleias brancas, caranguejos e leões-marinhos. 
Os ursos polares têm uma grossa camada de gordura sob a pele, o que permite que resistam às baixíssimas temperaturas do frio polar. 
O pelo branco do urso polar é uma adaptação ao ambiente onde ele vive. Essa cor permite que ele se aproxime dos animais que caça sem ser notado, pois o branco de seu pelo se confunde com a neve.

 Tempo e Clima. Ed. Sangari do Brasil, 2006. Adaptado. 

Os ursos polares alimentam-se principalmente de

Veja a tirinha abaixo. 

Na tirinha, Calvin

Leia o texto abaixo. 

Os preguiçosos 

Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar. Um deles diz: 
― Será que está chovendo? O outro: 
― Acho que está. 
― Será? 
― Não sei. 
― Vai lá fora ver. 
― Eu não. Vai você. 
― Eu não. 
― Chama o cachorro. 
― Chama você. 
― Tupi! O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos. 
― E então? 
― O cachorro tá seco ... 

Luis Fernando Verissimo. Os preguiçosos. In: O santinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 31 

No texto, a expressão "o cachorro tá seco..." indica que

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

40 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Gostaria muito que os quizzes fossem também em pdf. Pois , a maioria dos alunos não tem celular e fica dificil só usando o meu.Contamos com a compreensão de toda a maravilhosa equipe que tanto nos ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertei 100% de matemática e 95% de português, é muito bom para estudar e passar na prova

      Excluir
    2. é ótimo estudar com os quizes,pois tenho prova do SAEB terça-feira.

      Excluir
  2. A resposta da questão 14 esta correta? não seria a letra B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É verdade. Já fizemos a alteração. Obrigado pela observação.

      Excluir
  3. Teria como os quizes serem PDF também?

    ResponderExcluir
  4. tava muito defisil e eu asertei 70porsento

    ResponderExcluir
  5. a primeira questão esta com as letras a b d e quando era pra ser a b c d

    ResponderExcluir
  6. Tem alguém do 5° ano aq? Se tiver me fale quem, eu sou o raul, tirei 100% tava facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul sou o David

      Excluir
    2. oiiiiii eu sou o pyetro do 5 ano tudo bem com vc

      Excluir
    3. Eu sol do5 ano e a minha nota
      foi 95٪

      Excluir
  7. Meu nome é Danieli dos Santos

    ResponderExcluir
  8. asertei 90% de portugues

    ResponderExcluir
  9. eu acertei90% tava facil

    ResponderExcluir
  10. Ola, eu sou o Saymon e acertei 90%

    ResponderExcluir
  11. Qual ferramenta ou método você escolheria para corrigir esse detalhe?

    ResponderExcluir
  12. eu sou o lucas do quiz de matematica ta muito facil esse quiz

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem