Atividade sobre Ritos Religiosos - 6º e 7º ano

Os rituais desempenham um papel fundamental em diversas crenças e religiões ao redor do mundo, simbolizando a conexão entre o homem e o divino, e muitas vezes carregando significados e propósitos específicos. Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade sobre Ritos Religiosos direcionada aos estudantes do 6º ano e 7º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor: 

Objetivo: Analisar e explorar os elementos de rito, mito e símbolo que permeiam as estruturas religiosas, visando compreender sua função e importância dentro da prática religiosa.Identificar e examinar os componentes essenciais que constituem a religião e sua relevância para os indivíduos e comunidades. Habilidade da BNCC: (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

RITOS RELIGIOSOS: O QUE SÃO E POR QUE SÃO IMPORTANTES

Ritos religiosos são cerimônias e práticas simbólicas que desempenham um papel fundamental nas tradições espirituais. Eles incluem rituais de adoração, celebrações de eventos sagrados e passagens importantes na vida dos fiéis. Esses ritos muitas vezes envolvem gestos específicos, textos sagrados e símbolos que ajudam a transmitir valores, crenças e conexão com o divino. São maneiras pelas quais as comunidades religiosas se unem para expressar sua fé e se conectarem espiritualmente.

Tipos de Ritos Religiosos:

Batismo: O batismo é como um grande banho de boas-vindas à religião. Quando um bebê ou até mesmo um adulto é batizado, eles são mergulhados na água, que simboliza a pureza e a nova vida na religião. É como se eles estivessem começando uma jornada espiritual.

Missa: A missa é como uma grande reunião de amigos na religião cristã. As pessoas se encontram na igreja para ouvir histórias sagradas, cantar músicas e compartilhar a comunhão. Santa Missa, ou celebração da eucaristia é a principal celebração religiosa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa. Para estas igrejas, a missa é o cumprimento do mandamento de Cristo de fazer o que Ele mesmo fez na Última Ceia e é o sacramento em que se recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a matéria do pão e do vinho. 



Culto: É uma cerimônia importante em muitas religiões. É um momento para adorar o Divino, orar, cantar hinos e ouvir ensinamentos religiosos. É como uma aula sobre religião para mostrar amor e respeito pelo sagrado. O culto tem sido considerado, pela maioria dos cristãos, como um ato central de identidade cristã através da história. Assim, o culto é um conjunto de ritos relacionados à adoração ou homenagem a divindades em qualquer de suas formas e em qualquer religião. 

Ritos Africanos: Na África, existem muitas religiões tradicionais com ritos especiais. Por exemplo, o rito de passagem para a idade adulta é uma celebração importante, onde os jovens provam que estão prontos para enfrentar os desafios da vida adulta. Em algumas tradições africanas, os ritos envolvem danças, músicas e máscaras coloridas.

Reflexão

Os ritos religiosos ajudam as pessoas a sentirem parte de algo maior, conectando-as com o divino, transmitindo valores e ensinamentos importantes. É como se fosse uma receita secreta para uma vida espiritual significativa. Mesmo que as religiões tenham ritos diferentes, todas elas ensinam a amar, respeitar e cuidar uns dos outros, o que é algo muito especial. Portanto, independentemente da religião que seguimos, os ritos religiosos nos lembram do que é importante na vida: amor, compaixão e união com o divino.


Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Ritos religiosos são mencionados no texto como "cerimônias e práticas simbólicas que desempenham um papel fundamental nas tradições espirituais". Eles são descritos como envolvendo gestos específicos, textos sagrados e símbolos, e têm o propósito de transmitir valores, crenças e conexão com o divino.  Com base no contexto fornecido, o que são ritos religiosos?
a) Festas de celebração.
b) Práticas espirituais.
c) Atos de caridade.
d) Eventos esportivos.

2. O batismo é um dos ritos religiosos mencionados no texto. É descrito como um "grande banho de boas-vindas à religião" no qual uma pessoa, seja um bebê ou um adulto, é mergulhada na água. No contexto cristão, o batismo simboliza a pureza e a nova vida na religião, marcando o início de uma jornada espiritual. Dentro do contexto do batismo, qual palavra abaixo melhor se relaciona com esse rito religioso?
a) Permanência.
b) Saudade.
c) Recomeço.
d) Continuação.

3. Apresente exemplos de ritos religiosos apresentados no texto. Escreva cada palavra em uma das pétalas da flor de lótus a seguir.





4. Nos itens abaixo, coloque V para verdadeiro e F para falso.

(    ) Os ritos religiosos são como cerimônias e práticas simbólicas nas tradições espirituais.
(     ) O batismo é descrito como um rito religioso no qual uma pessoa é mergulhada na água como símbolo de pureza e nova vida na religião.
(     ) Todas as religiões apresentam os mesmos ritos religiosos em seus encontros coletivos, já que normalmente as doutrinas são comuns. 
(     ) O culto é uma cerimônia importante em várias religiões, envolvendo adoração, oração e ensinamentos religiosos.

5.  Identifique os nomes dos ritos religiosos representados em cada imagem.


6. Procure no caça-palavras, as palavras correspondentes. 

BATISMO – MISSA – CERIMÔNIAS – ORAR – CULTO – REZAR – RITOS AFRICANOS – RITOS DE PASSAGEM – RITOS RELIGIOSOS


7. Explique por que os ritos religiosos são importantes nas tradições espirituais.
___________________________________




8. Quais são os principais tipos de ritos religiosos mencionados no texto? Descreva brevemente cada um deles no esquema abaixo.


9. De acordo com o texto, qual é a importância dos ritos religiosos na vida espiritual das pessoas?
___________________________________

10. O que os ritos religiosos têm em comum, independentemente da religião que os pratica, de acordo com o texto?
___________________________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula😉!


GABARITO
1B / 2C / 3. Batismo, missa, cultos, e ritos africanos. / 4. V, V, F, V. / 5. Batismo, missa, culto. / 6. Conferir na questão. / 7. Mesmo que as religiões tenham ritos diferentes, todas elas nos ensinam a amar, respeitar e cuidar uns dos outros, o que é algo muito especial. / 8. (Sugestão de resposta) Batismo: O batismo é como um grande banho de boas-vindas à religião. Quando um bebê ou até mesmo um adulto é batizado, eles são mergulhados na água, que simboliza a pureza e a nova vida na religião. Missa: A missa é como uma grande reunião de amigos na religião cristã. Culto: O culto é uma cerimônia importante em muitas religiões é um momento para adorar o divino, orar, cantar hinos e ouvir ensinamentos religiosos. Ritos Africanos: Na África, existem muitas religiões tradicionais com ritos especiais. Por exemplo, o rito de passagem para a idade adulta é uma celebração importante, onde os jovens provam que estão prontos para enfrentar os desafios da vida adulta. Em algumas tradições africanas, os ritos envolvem danças, músicas e máscaras coloridas. / 9. Esses ritos ajudam a transmitir valores, crenças e conexão com o divino. São maneiras pelas quais as comunidades religiosas se unem para expressar sua fé e se conectarem espiritualmente. / 10. É como se fosse uma receita secreta para uma vida espiritual significativa. Mesmo que as religiões tenham ritos diferentes, todas elas nos ensinam a amar, respeitar e cuidar uns dos outros.

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem