Atividade sobre Festividades Religiosas - Anos Finais

A diversidade cultural e religiosa é uma característica marcante da sociedade em que vivemos, e é fundamental que os estudantes compreendam e respeitem as diferentes crenças e tradições existentes ao redor do mundo. Pensando nisto, preparamos uma excelente atividade voltada para os alunos do 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano sobre Festividades Religiosas.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objeto do Conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos. Habilidade da BNCC: (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos. Objetivos: Explorar a diversidade das festividades religiosas no mundo e seu papel na construção identitária de uma comunidade; Discutir a importância das festividades na preservação da cultura e história de um povo.

FESTIVIDADES RELIGIOSAS

As festividades religiosas são momentos especiais em que comunidades ao redor do mundo se reúnem para celebrar suas crenças e tradições espirituais. Esses eventos são marcados por rituais, cerimônias e práticas que têm significados profundos para os seguidores de uma determinada fé.

Você conhece ou pratica alguma festividade religiosa? Converse com seu professor ou professora sobre isso.

Essas festividades oferecem a oportunidade de vivenciar a espiritualidade de forma coletiva, fortalecendo laços de comunidade e promovendo uma maior compreensão da fé. Elas são ocasiões em que os seguidores expressam sua devoção, gratidão e reverência aos princípios e ensinamentos religiosos que orientam suas vidas.

Exemplos de festividades no Brasil

Festa Junina: A Festa Junina é uma festividade tradicional que ocorre durante todo o mês de junho no Brasil, celebrando os santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio. É uma festa marcada por danças típicas, como a quadrilha, e comidas tradicionais, como pipoca, canjica e quentão. As festas juninas são realizadas em todo o país.

A páscoa é uma das principais festas do Cristianismo. Nela, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, que ocorreu no terceiro dia, após sua crucificação no calvário.  Ela é marcada pela libertação da humanidade do pecado em troca do sacrifício de Jesus. Muitos cristãos aproveitam essa data para realizar alguns rituais como procissões, peregrinações e prostração diante da cruz.



Exemplos de festividade no mundo

Diwali (Festival das Luzes): O Diwali é uma das festividades mais importantes do hinduísmo, sendo comemorado por hindus em todo o mundo. É conhecido como o Festival das Luzes, pois envolve a iluminação de velas e lâmpadas de argila para simbolizar a vitória da luz sobre a escuridão e do bem sobre o mal. Durante o Diwali, as casas são decoradas, as famílias se reúnem, são realizados rituais religiosos e ocorrem fogos de artifício. A festividade dura cinco dias e é celebrada entre outubro e novembro.

Vesak: O Vesak, também conhecido como Dia de Buda ou Festival do Nascimento de Buda, é uma celebração importante para os budistas. É comemorado em diferentes datas, dependendo das tradições budistas e dos países. O Vesak marca o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. Durante a festividade, os budistas participam de práticas religiosas, como meditação, oferendas de alimentos e flores nos templos budistas, além de desfiles e procissões espirituais.

Refletindo

Independentemente da religião ou tradição específica, as festividades religiosas são momentos de união, alegria e renovação espiritual. Elas representam um elo entre o divino (ser transcendente) e o humano, proporcionando uma conexão profunda entre os indivíduos e o sagrado. Assim sendo, através do conhecimento e da compreensão mútua, podemos promover a paz, a tolerância e a harmonia entre os diferentes grupos religiosos, contribuindo para um mundo mais inclusivo e respeitoso.


Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1.O Diwali é uma festividade importante para qual religião?
a) Hinduísmo
b) Judaísmo
c) Budismo
d) Cristianismo




2. Qual é o objetivo principal do Diwali para os hindus?
a) Iluminar a escuridão e celebrar a vitória da luz sobre as trevas.
b) Realizar oferendas de alimentos e flores nos templos budistas.
c) Refletir sobre a vida e a morte de Buda.
d) Celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

3. Qual é o objetivo principal das festividades religiosas?
a) Promover a diversão e o entretenimento.
b) Fortalecer os laços de comunidade e expressar devoção religiosa.
c) Estabelecer hierarquia e controle social.
d) Celebrar a cultura local e as tradições folclóricas.

4. Qual das seguintes opções melhor descreve uma festividade religiosa?
a) Uma celebração cultural sem vínculos religiosos.
b) Uma festa de aniversário de uma figura religiosa importante.
c) Um evento onde as pessoas se reúnem para celebrar e praticar sua fé.
d) Uma competição esportiva organizada por uma instituição religiosa.

5. Observe a imagem para responder à questão.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vesak#/media

As festividades religiosas são momentos especiais em que comunidades ao redor do mundo se reúnem para celebrar suas crenças e tradições espirituais. Qual é a festividade religiosa apresentada na imagem? Justifique sua resposta. 
_________________________________




6. Observe a imagem para responder à questão.

 

https://rotaespiritual.com.br/2016/11/16/diwali-festival-das-luzes/

As festividades religiosas são momentos especiais em que comunidades ao redor do mundo se reúnem para celebrar suas crenças e tradições espirituais. Qual é a festividade religiosa apresentada na imagem? Justifique suas respostas.
_________________________________

7. Qual a importância das festividades religiosas?
_________________________________

8. Observe a imagem para responder à questão.

 
 
http://edu.umuarama.pr.gov.br/

Por que é importante promover o respeito e a tolerância entre as diferentes festividades religiosas ao redor do mundo?
_________________________________




9. Leia o texto para responder à questão.

São Pedro é associado às festividades juninas por ser considerado o padroeiro dos pescadores e dos navegantes. Como as festas juninas muitas vezes estão relacionadas a celebrações próximas à água, como rios e mar, São Pedro é invocado para garantir a proteção e a segurança dos pescadores durante suas atividades.

Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, é lembrado nas festas juninas por sua devoção aos relacionamentos amorosos. Durante as festividades, muitas pessoas buscam a intercessão de Santo Antônio para encontrar um amor ou para fortalecer seus relacionamentos existentes.


https://dp15.com/santo-antonio-sao-joao-e-sao-pedro-os-santos-juninos/

Segundo o texto acima, por que São Pedro e Santo Antônio são celebrados durante os festejos juninos?
_________________________________

10. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.

(    ) Vesak, também conhecido como Dia de Buda ou Festival do Nascimento de Buda, é uma celebração importante para os budistas.
(   ) O Diwali é uma das festividades mais importantes do hinduísmo e é comemorado por hindus em todo o mundo.
(    ) A páscoa é uma das principais festas comemorada por todas as religiões. Nela, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, que ocorreu no terceiro dia, após sua crucificação no calvário.
(    ) A Festa Junina é uma festividade tradicional que ocorre durante todo o mês de junho no Brasil, celebrando os santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉


GABARITO
1A / 2A / 3B / 4C / 5. A festividade religiosa apresentada na imagem é o Vesak. Isso pode ser justificado pela presença de práticas religiosas, como meditação, oferendas de alimentos e flores nos templos budistas, além de desfiles e procissões espirituais. / 6. A festividade religiosa apresentada na imagem é o festival das luzes. Isso pode ser justificado pela presença da iluminação de velas e lâmpadas de argila para simbolizar a vitória da luz sobre a escuridão e do bem sobre o mal. / 7. Essas festividades oferecem a oportunidade de vivenciar a espiritualidade de forma coletiva, fortalecendo laços de comunidade e promovendo uma maior compreensão da fé. / 8. Porque promove a paz, a tolerância e a harmonia entre os diferentes grupos religiosos, contribuindo para um mundo mais inclusivo e respeitoso. / 9. São Pedro é associado às festividades juninas por ser considerado o padroeiro dos pescadores e dos navegantes e Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, é lembrado nas festas juninas por sua devoção aos relacionamentos amorosos. / 10. VVFV

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem