Atividade sobre as Competências Socioemocionais - Anos Finais

Planejamento para o Professor:

Objeto do Conhecimento: Crenças, convicções e atitudes. Habilidades da BNCC: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. (EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida. Objetivo: Conhecer as competências socioemocionais e a forma como as emoções impactam a vida humana nas diferentes esferas.

SOCIOEMOCIONAL

Atividade sobre as Competências Socioemocionais

"Socioemocional" é um termo que se refere à interação entre os aspectos sociais e emocionais do comportamento humano. É um conceito que engloba a dimensão social (relacionamentos, interações, comunicação) e a dimensão emocional (emoções, sentimentos, inteligência emocional) das pessoas.


Competências Socioemocionais

As competências socioemocionais, conhecidas também como habilidades, visam muito além da dimensão intelectual, pois envolvem o lado emocional e psicológico de cada ser humano. Essas competências revelam-se cada vez mais importantes na formação de um indivíduo com responsabilidades e capaz de desempenhar um papel importante na sociedade. Há 5 macrocompetências que trazem informações essenciais para a vida de todos, segmentadas em 17 competências. Vamos conhecê-las?


AUTOGESTÃO

A autogestão é um conjunto de habilidades que nos permite ter o controle sobre diferentes aspectos de nossas vidas, como nossas escolhas, reações e pensamentos. É a capacidade de gerenciar sentimentos e habilidades para alcançar nosso potencial máximo, cultivando assim o autocontrole, a autonomia e a confiança em nós mesmos. A autogestão nos ajuda a sermos emocionalmente resilientes em situações estressantes, por exemplo. Entre as competências que compõem a autogestão, estão a determinação, a organização, o foco, a persistência e a responsabilidade.


ENGAJAMENTO COM OS OUTROS

Engajamento com os outros é uma macrocompetência socioemocional que auxilia na abertura e estímulo para conhecer, dialogar, ser mais afirmativo e assumir a liderança quando necessário, está relacionado à motivação para interações sociais e envolve iniciar, manter e apreciar o contato social. Ele nos ajuda a termos abertura para conhecer, conversar com outras pessoas e para manifestar nossas opiniões.   No engajamento com os outros, estão as seguintes competências: iniciativa social, assertividade e entusiasmo. 



AMABILIDADE

Amabilidade é uma macrocompetência que indica o grau com que uma pessoa é capaz de agir baseada em princípios e sentimentos de justiça compaixão, acolhimento; o quanto consegue conectar-se com os sentimentos das pessoas e se colocar no lugar do outro. Refere-se à tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta, preocupando-se em ajudar os demais e ser solidário. Empatia, respeito e confiança são as competências relacionadas à amabilidade.


RESILIÊNCIA EMOCIONAL

Refere-se à aptidão de lidar com as próprias emoções, provando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais. Portanto, pessoas mais resilientes melhoram sua capacidade de lidar com situações ruins, em vez de permitir que emoções negativas tenham um impacto real em seu comportamento e prejudiquem o indivíduo. Ajuda-nos a manter a calma perante determinadas situações da vida, ver o lado positivo das coisas e saber como lidar com situações estressantes e emoções como raiva, medo, decepção e desgosto. Tolerância ao estresse, tolerância à frustação e autoconfiança são as competências relacionadas à resiliência emocional.


ABERTURA AO NOVO

É a capacidade de uma pessoa ser flexível, grata em situações difíceis, incertas e complexas. Está relacionada com a propensão para novas experiências estéticas, culturais e intelectuais, além de estar ligada ao nosso desejo de criar e construir coisas de forma original e à nossa curiosidade de aprender. Na abertura ao novo, estão as seguintes competências: curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.


Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual trecho abaixo melhor define o que é competência socioemocional?
a) É um conceito que aborda somente as emoções humanas e seu impacto no comportamento.
b) Refere-se exclusivamente à forma como as pessoas se comunicam e interagem.
c) Engloba a interligação entre os aspectos sociais e emocionais do comportamento humano.
d) Corresponde à capacidade das pessoas de expressar deus desejos de maneira dinâmica.

2. Das competências apresentadas no texto, qual delas você tem mais habilidade de exercer? Explique o porquê.
______________________________

3. Quais são as macrocompetências socioemocionais essenciais em:

Lidar consigo mesmo:
a) Autogestão.
b) Amabilidade.
c) Abertura ao novo.
d) Resiliência emocional.

Lidar com os outros:
a) Autogestão.
b) Amabilidade.
c) Abertura ao novo.
d) Engajamento com os outros.

Lidar com as emoções:
a) Engajamento com os outros.
b) Resiliência emocional.
c) Abertura ao novo.
d) Autogestão.

4. Complete:

Meus defeitos: 
______________________________

Minhas qualidades: 
______________________________

Sou muito bom em:
______________________________

Tenho que melhorar em:
______________________________




5. Em relação à situação vivida, em que assistimos e ouvimos notícias graves causadas pela pandemia, como poderíamos colocar em prática as 5 macrocompetências estudadas?
a) Ignorar completamente as notícias para evitar o estresse emocional.
b) Aumentar o consumo de notícias para estar sempre informado.
c) Focar apenas em desenvolver relacionamentos online sem considerar a empatia.
d) Refletir sobre nossas próprias emoções e adotar estratégias saudáveis para lidar com elas.

6. Devemos utilizar as habilidades socioemocionais em todos os momentos de nossa vida, seja na escola, no ambiente de trabalho, no meio familiar.... Quais as competências socioemocionais você tem mais dificuldade de exercer? O que você poderia fazer para melhorar isso?
______________________________

7. Em sua opinião, você acha que é possível sermos felizes e controlar nossas emoções independentemente de acontecimentos que não dependem da nossa vontade? Que competência socioemocional está ligada a isso?
______________________________

8. Como você lida com as emoções negativas, como tristeza, raiva, angústia, medo e ansiedade? Explique.
______________________________




9. Você já ouviu falar em empatia? Quais são as características de uma pessoa empática? 
______________________________

10. Você já sofreu bullying ou conhece alguém que já passou por isso? Que macrocompetência deve ser utilizada para lidar com a situação?
______________________________

11. Relate abaixo uma situação em que você sentiu compaixão por alguém e como você reagiu perante isso.
______________________________

12. Escolha uma macrocopentência e produza abaixo uma pequena propaganda sobre ela. Imagine que sua produção será entregue em toda sua escola. 




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉


GABARITO
1C / 2. Resposta pessoal. / 3. Lidar consigo mesmo: A, lidar com os outros: B, lidar com as emoções: B. / 4. Resposta pessoal. / 5D / 6. Resposta pessoal. / 7. Resposta pessoal. / 8. Resposta pessoal. / 9. Sugestão de resposta: Ótimos ouvintes, se colocam no lugar dos outros e conseguem interpretar pessoas. / 10. Resposta pessoal. / 11. Resposta pessoal. / 12. Resposta pessoal.

7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem