Atividade sobre Arte Indígena com texto de apoio - Anos Finais

Preparamos uma Atividade  voltada para os alunos do 6° ao 9° ano, que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a Arte Indígena. Com um texto de apoio detalhado, convidamos você a mergulhar nessa jornada de descoberta e apreciação do talento e da expressão artística dos povos indígenas.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O QUE É A ARTE INDÍGENA?

Atividade sobre Arte Indígena - Anos Finais

A Arte Indígena é a forma de expressão artística dos povos indígenas. Através de sua criatividade e profundo conhecimento sobre a natureza, eles produzem pinturas, cerâmicas, esculturas e tecelagens que carregam consigo significados culturais e simbólicos.

A Arte Indígena é uma expressão rica e diversificada, carregada de significados e símbolos que representam a cultura e a identidade dos povos nativos do Brasil. Nela, encontramos elementos especiais que traduzem a conexão profunda desses povos com a natureza e com suas crenças ancestrais. Vamos conhecer alguns desses elementos:

Os Símbolos na Arte Indígena

Os indígenas usam símbolos nas suas pinturas e objetos, que têm significados especiais para eles. Por exemplo, a onça-pintada representa a força e a coragem, o sol simboliza a energia e a vida, e a lua é associada aos ciclos da natureza. Cada desenho tem uma história para contar!

As Pinturas Corporais

Vocês já viram pinturas nos rostos e corpos dos índios? Essa é uma tradição muito antiga! Eles usam tintas naturais para criar desenhos que podem representar a proteção contra os inimigos, a celebração de rituais ou até mesmo a identificação das tribos a que pertencem.

Arte na Natureza

Os indígenas também são artistas na natureza! Eles criam lindos artesanatos usando materiais como folhas, cipós, penas e sementes. Além disso, suas cerâmicas são muito bonitas com formatos especiais. A Arte Indígena reflete a relação estreita que esses povos têm com a natureza. Animais, plantas e elementos da paisagem são retratados com detalhes, expressando a importância da harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente.

Cores Vivas e Marcantes: As pinturas e artesanatos indígenas são caracterizados por cores vibrantes, extraídas da natureza, como o vermelho, o amarelo, o verde e o azul. Essas cores são usadas para criar desenhos cheios de vida e simbolismo.

Símbolos e Significados: Cada desenho ou objeto indígena possui símbolos que carregam significados especiais para suas comunidades. Esses símbolos podem representar a proteção, a sabedoria, a fertilidade, a união, entre outros valores importantes para o grupo.



Formas Geométricas: Nas pinturas corporais, nos desenhos e nos artesanatos indígenas, as formas geométricas são frequentemente utilizadas. Triângulos, círculos, linhas retas e curvas compõem belos padrões que contam histórias e fortalecem a identidade cultural dos povos.

Artesanato e Materiais Naturais: Os indígenas são habilidosos artesãos, criando objetos a partir de materiais naturais como folhas, sementes, cipós, penas, cerâmica e madeira. Cada peça é produzida com cuidado e carrega a autenticidade da cultura indígena.

Ornamentos e Adornos: Os indígenas também utilizam ornamentos e adereços para enfeitar seus corpos, como colares, pulseiras, cocares e brincos. Esses adornos são símbolos de beleza, poder, espiritualidade e pertencimento.

A arte plumária é uma forma de expressão artística indígena que utiliza penas coloridas de diferentes aves para criar adereços e ornamentos. Essas peças, como cocares e mantos, são ricas em simbolismo cultural e espiritual, representando a identidade e a conexão com a natureza dos povos indígenas. 

Transmissão Oral e Cultural: Além das expressões visuais, a Arte Indígena também é transmitida oralmente, por meio de histórias, cantos, danças e rituais que passam de geração em geração, mantendo viva a tradição e a cultura desses povos.

Refletindo

A Arte Indígena é uma manifestação única e carregada de saberes ancestrais, que merece ser valorizada e respeitada como parte importante do patrimônio cultural do Brasil. Ao conhecer e apreciar esses elementos, podemos compreender melhor a riqueza e a diversidade das culturas indígenas e sua contribuição para a identidade do nosso país.


Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Atualmente, a arte indígena continua viva e pulsante, expressando a rica diversidade cultural desses povos. Suas manifestações artísticas vão além de pinturas e esculturas, estendendo-se a diferentes formas de expressão. Com base nisso, relacione as seguintes formas de arte indígena às suas respectivas descrições:
(A) Pintura corporal e facial.
(B) Cestaria.
(C) Arte plumária.
(D) Cerâmica.

(1) Técnica que utiliza penas coloridas de aves para criar elaboradas peças decorativas e rituais.
(2) Utilização de pigmentos naturais para ornamentar o corpo e o rosto em celebrações, rituais e eventos culturais.
(3) Artefato confeccionado a partir da tecelagem de fibras naturais, como cipó, palha ou fibras vegetais, resultando em objetos utilitários ou decorativos.
(4) Produção de peças artísticas e utilitárias, como potes, vasos e utensílios, feitas a partir do barro e modeladas manualmente ou com auxílio de técnicas específicas.

Escolha a opção que contém a relação correta de letras e números entre parênteses.
a) A - 2; B - 3; C - 1; D - 4
b) A - 1; B - 2; C - 4; D - 3
c) A - 3; B - 1; C - 2; D - 4
d) A - 4; B - 3; C - 2; D - 1




2. Observe a imagem para responder à questão.
 

https://br.pinterest.com/pin/71916925291812648/

Os indígenas utilizam símbolos nas suas pinturas e objetos, e esses símbolos possuem significados especiais para eles e suas comunidades. Qual é a importância desses símbolos na Arte Indígena?
a) São apenas elementos decorativos nas obras.
b) Representam apenas elementos da fauna e flora local.
c) Carregam significados culturais e valores importantes para os povos indígenas.
d) Representam animais da cultura indígena.

3. Segundo o texto, as pinturas corporais são uma tradição muito antiga na cultura indígena. Para quais finalidades os indígenas utilizam as pinturas corporais?

 
https://br.pinterest.com/pin/1137581187108746529/

a) Apenas para fins estéticos e em ocasiões festivas.
b) Para representar animais importantes na cultura indígena.
c) São utilizadas apenas em cerimônias religiosas.
d) Para simbolizar a conexão com a natureza e identificar tribos.




 4. Observe a imagem e em seguida responda à questão. 


https://i0.wp.com/www.historiadasartes.com/wp-content/uploads/2018/03/m_capa.jpg?resize=500%2C375&ssl=1

As pinturas corporais podem representar significados. Marque o item abaixo que apresente significados destas pinturas.
a) Representam a proteção, a sabedoria, a fertilidade e a rivalidade entre os grupos internos da tribo.
b) Representam proteção, a celebração de rituais e a identificação das tribos a que pertencem.
c) Representam apenas elementos da fauna e flora local.
d) Representam somente a proteção contra os inimigos e a identificação das crenças religiosas.

5. Além das pinturas corporais, quais são outras formas de expressão artística dos povos indígenas mencionadas no texto?
__________________________

6. Observe as imagens para responder à questão.
 

Qual imagem não representa manifestações de arte indígena? Justifique sua resposta.
_____________________________




7. Qual é a importância da arte indígena?
_____________________________

8. Quais são os elementos da arte indígena, cite pelo menos 6 exemplos.

  
9. Grafismo indígena é a arte de criar e utilizar símbolos gráficos para representar conceitos, objetos ou ideias. Geralmente, esses símbolos são utilizados na forma de pinturas corporais, desenhos em paredes ou tecidos, entalhes em madeira ou pedras, e outras formas de arte tradicionais. Observe os exemplos de grafismos e represente-os em desenhos em forma de pintura corporal. Sinta a liberdade de criar e recriar esses símbolos, pois cada traço carrega consigo uma história e um significado cultural único da comunidade indígena.






10. O grafismo é uma forma de expressão artística utilizada por diversas culturas indígenas. É caracterizado pelo uso de padrões geométricos, símbolos e linhas para representar elementos da natureza, rituais, mitos ou aspectos da vida cotidiana. Observe os exemplos de grafismos na imagem abaixo e, ao lado, represente-os em desenhos bem forma de pintura corporal. Veja exemplos de grafismos.
 




11. O que é a arte indígena?
___________________________


Por Erica Sousa
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2C / 3D / 4B / 5. Ocas, malocas e ocas de palha, utilizam ornamentos e adereços para enfeitar seus corpos, como colares, pulseiras, cocares e brincos. objetos a partir de materiais naturais como folhas, sementes, cipós, penas, cerâmica e madeira. / 6. Apenas a imagem representada pelo peixe, pois não apresenta elementos da arte indígena. / 7. Ao conhecer e apreciar esses elementos, podemos compreender melhor a riqueza e a diversidade das culturas indígenas e sua contribuição para a identidade do nosso país. / 8. Pinturas corporais, presença de símbolos, elementos da natureza, cores vivas, artesanto, formas geométricas, e etc. / 9. Resposta Pessoal. / 10. Resposta Pessoal. / 11. A Arte Indígena é a forma de expressão artística dos povos indígenas. Através de sua criatividade e profundo conhecimento sobre a natureza, eles produzem pinturas, cerâmicas, esculturas e tecelagens que carregam consigo significados culturais e simbólicos.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉

32 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Vocês são perfeitos. Complementou demais meu planejamento

    ResponderExcluir
  2. Os conteúdos são perfeitos, me auxiliam muito nas aulas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Amei mesmo , muinto obrigado

    ResponderExcluir
  4. nossa me ajudou bastante obrigado

    ResponderExcluir
  5. MUITO TOP ESSA ATIVIDADES. VOU APLICAR PARA MINHAS TURMAS DE 6 AO 9 ANO. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  6. Adore a atividade. Observe se a questão numero 01 não está trocada a resposta da 1 e 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O gabarito da 2º questão está correto, já o da 1º questão realizamos a alteração.

      Excluir
  7. Gostei muito das atividades ,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro como são abordados os temas, texto de fácil entendimento e exercícios que ajudam os alunos na interpretação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. material ótimo. Porém os anúncios atrapalha

    ResponderExcluir
  10. Amei mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tudo. Gostaria de primeiramente parabenizar pelo conteúdo, muito rico e importante. Mas gostaria de fazer uma observação sobre o uso da palavra "tribo" e "índio", são palavras estereotipadas, se puderem mudar para povos ou indígenas, ficaria muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Ficamos felizes pelo feedback. Passei para a equipe e verificaremos isso. Obrigado.

      Excluir
  13. Conteúdos e atividades ótimas. Vou usar com minhas turmas na semana dos povos indígenas.

    ResponderExcluir
  14. Olá! parabéns, vocês são maravilhosos, conhecendo agora e já amando o trabalho de vocês. Gostaria de ter as HABILIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ficamos felizes pelo feedback. As atividades estão sendo atualizadas com as habilidades referentes.

      Excluir
  15. O conteúdo é maravilhoso, porém não consigo imprimir o gabarito das atividades. Alguém sabe como proceder.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente o gabarito não pode ser impresso! Qualquer dúvida é só falar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem