Atividade Projeto de Vida - Ser ou Existir - Anos Finais

Preparamos uma excelente atividade para os alunos do 8º ano, 9º ano e ensino médio sobre Projeto de Vida: Ser ou Existir. Ao longo desses anos escolares, é fundamental que os estudantes comecem a refletir sobre o seu futuro, suas metas, objetivos e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, preparando-os para tomadas de decisões assertivas que influenciarão suas trajetórias.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão. 

Planejamento para o Professor: 

Habilidade da BNCC: (EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida. Objetivo de conhecimento: Analisar a relação entre "ser" e "existir" na elaboração de um projeto de vida significativo, e investigar como os valores éticos familiares, religiosos e culturais podem moldar essa trajetória pessoal, permitindo uma compreensão mais ampla e genuína do que significa viver em consonância com nossos princípios mais profundos.

 

PROJETO DE VIDA: SER OU EXISTIR?

atividade projeto de vida

Em nossa jornada pela vida, muitas vezes nos encontramos diante de uma escolha fundamental: devemos nos concentrar em "ser" ou simplesmente em "existir"? Essa pergunta pode parecer confusa no início, mas é um ponto importante ao considerar o que queremos alcançar em nossas vidas.

Quando falamos sobre "existir", estamos nos referindo à nossa condição básica de estar vivo e presente no mundo. É o estado em que respiramos, comemos, dormimos e realizamos as atividades cotidianas. No entanto, a existência por si só pode parecer vazia se não atribuirmos um propósito ou significado mais profundo a ela. Isso é onde entra o conceito de "ser".

"Ser" envolve a noção de autenticidade, crescimento pessoal e busca de um propósito. Trata-se de ir além das atividades diárias e explorar quem realmente somos, quais são nossas paixões, valores e objetivos. Ter um projeto de vida significa criar um plano que permita que nossa existência se torne algo mais significativo, algo que traga satisfação e realização.

O desafio está em encontrar o equilíbrio entre esses dois aspectos. Para um projeto de vida bem-sucedido, é importante reconhecer que a mera existência não é suficiente para uma vida plena. Precisamos nos esforçar para "ser" mais do que apenas sobreviver. Isso envolve definir metas pessoais, perseguir nossas paixões e constantemente buscar crescimento e aprendizado.

Imagine a vida como um livro em branco. A existência é a tinta que preenche suas páginas, mas o "ser" é o enredo, os personagens e as emoções que dão vida à história. Ter um projeto de vida significa que você está escrevendo essa história conscientemente, escolhendo as palavras com sabedoria para criar um enredo emocionante e significativo.



Refletindo

O Projeto de Vida envolve equilibrar "ser" e "existir". É sobre dar um propósito mais profundo à nossa existência, transformando momentos simples em experiências valiosas e enfrentando desafios como oportunidades de crescimento. Ao abraçar essa abordagem, podemos criar uma vida que seja rica em significado e realização, enquanto continuamos a explorar quem somos e o que podemos alcançar.

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Escolha um lugar tranquilo da escola, leve seu lápis e, com bastante atenção, avalie de 1 a 10 como você tem se desenvolvido nas diferentes áreas da sua vida, preenchendo uma nota em cada segmento da roda da vida. 


Após preencher a roda da vida, responda às questões.

a) Para qual área você tem dado mais atenção? Avalie o porquê.
__________________________________

b) Para qual área você tem dado menos atenção? Justifique sua resposta. 
__________________________________

c) De que maneira você pode se dedicar às áreas que têm recebido menos atenção?
__________________________________

2. Observe os elementos verbais e não verbais da imagem.


Em sua opinião, qual mensagem a imagem busca transmitir?
__________________________________


3. A metáfora do livro em branco, mencionada no texto, compara a vida a um livro onde a "existência" é equiparada a um elemento específico.  De acordo com a metáfora do livro em branco, a "existência" é comparada a qual componente do livro?
a) A tinta que preenche as páginas.
b) Apenas as atividades diárias.
c) A busca por propósito.
d) A ausência de escolhas.

4. E você, sabe para onde deseja ir? O que espera do futuro? Quais caminhos pretende percorrer para chegar ao seu objetivo. Escreva no quadro abaixo.


5. No contexto da discussão sobre "ser" e "existir", qual é a implicação fundamental ao contrapor esses dois conceitos em relação a um projeto de vida significativo?
a) Apenas realizar tarefas rotineiras.
b) Encontrar propósito e autenticidade.
c) Limitar-se à existência vazia.
d) Desconsiderar paixões pessoais.

6. No quadro abaixo aponte as diferenças entre ser e existir.


7. Como a ideia de "ser" e "existir" se relaciona com a criação de um projeto de vida significativo? Explique como equilibrar esses dois conceitos pode influenciar a maneira como vivemos nossas vidas.
____________________________


8. No texto, é mencionado que a existência por si só pode parecer vazia sem atribuirmos um propósito mais profundo a ela. Como isso se relaciona com a noção de "ser"? Dê exemplos de como encontrar um propósito pode transformar nossa existência em algo mais significativo.
____________________________

9. O texto compara a vida a um livro em branco, onde a existência é a tinta e o "ser" é o enredo. Como essa metáfora ajuda a entender a importância de ter um projeto de vida? Explique como a metáfora ilustra a ideia de transformar momentos simples em experiências valiosas por meio do ato de "ser”.
____________________________

10. Marque a alternativa que considera o conceito discutido no texto sobre a relação entre "ser" e "existir" em um projeto de vida significativo.
a) Encontrar apenas um propósito profundo.
b) Focar apenas nas atividades diárias.
c) Equilibrar propósito e atividades cotidianas.
d) Ignorar completamente a existência.

11. Agora que você já sabe a diferença entre ser e existir, no contexto de sua vida, o que você tem feito para ser e não apenas existir.? Escreva nos balões de fala abaixo. 



Por Erica Sousa
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula😉!


GABARITO
1. Resposta pessoal. / 2. Resposta pessoal / 3C / 4. Resposta pessoal / 5B / 6. Quando falamos sobre "existir", estamos nos referindo à nossa condição básica de estar vivo e presente no mundo. Ser" envolve a noção de autenticidade, crescimento pessoal e busca de um propósito. Trata-se de ir além das atividades diárias e explorar quem realmente somos, quais são nossas paixões, valores e objetivos. / 7. Equilibrar "ser" e "existir" em um projeto de vida significa dar sentido à existência através da busca por propósito e autenticidade, indo além das atividades cotidianas. / 8. A falta de propósito pode tornar a existência vazia; "ser" implica encontrar significado em paixões e ações que transcendem o básico. / 9. A metáfora do livro em branco destaca que "existir" é a tinta, enquanto "ser" cria enredo, tornando vital escolher experiências significativas para transformar a vida em algo valioso. / 10C / 11. Resposta pessoal.

18 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Gostaria de comprar atividades de ensino religioso do 6 ano só 9 ano como faço

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do critério que vocês adotam para elaboração das atividades. Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Podemos utilizar essas atividades com nossos alunos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, claro que sim! Veja este e outros materiais que preparamos para a sala de aula.

      Excluir
  4. Excelentes atividades, parabens!

    ResponderExcluir
  5. Uso com frequência essas atividades.
    Obrigada pelas postagens.

    ResponderExcluir
  6. Eu asmei seu trabalho muito obrigado ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Amei a aula. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a atividade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito das suas atividades, ideias bem criativas. Parabéns pelo seu trabalho, me ajudou e muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes que tenha gostado! Conte sempre conosco! ❤

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem