Atividade sobre Doutrinas Religiosas - Anos Finais

Atividade de Ensino Religioso envolvendo o tema "Doutrina Religiosas". Uma oportunidade para explorar um assunto bem peculiar de cada religião. Neste material, exploramos as religiões católicas, evangélicas e da umbanda. Conheça, planeje e aplique com seus estudantes.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

(EF08ER03) Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. Relação entre doutrina e religião. Objetivo: Realizar uma análise aprofundada das principais correntes religiosas, explorando suas raízes históricas, princípios fundamentais, rituais praticados e influência na esfera pessoal e social, visando fomentar o respeito pela diversidade de crenças e o entendimento da variedade de perspectivas existentes.


DOUTRINAS RELIGIOSAS

As doutrinas religiosas desempenham um papel muito importante na vida e na cultura de diversas sociedades ao redor do mundo. Elas representam sistemas de crenças, valores, práticas e rituais que orientam a visão de mundo e o comportamento dos fiéis. Ao longo da história da humanidade, inúmeras doutrinas religiosas surgiram, evoluíram e influenciaram a forma como as pessoas interpretam sua existência, interagem entre si e compreendem os mistérios do universo.

Doutrina e Religião: elementos importantes da cultura

A doutrina engloba um conjunto de princípios fundamentais ou dogmas de uma religião, enquanto a religião diz respeito a um conjunto de crenças e dogmas relacionados à divindade e à relação do ser humano com essa divindade. Além disso, a religião também abrange normas morais que orientam o comportamento tanto individual quanto social do indivíduo. Portanto, é evidente que tanto a doutrina como a religião estão diretamente interligadas.

Doutrinas do Catolicismo

A base da fé católica reside na Bíblia e na Tradição Oral da Igreja. Os católicos acreditam na existência da Santíssima Trindade, composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditam na intercessão da Virgem Maria e dos santos, que foram indivíduos que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos. Geralmente, os católicos comparecem à missa todos os domingos e em dias considerados sagrados, onde a Eucaristia é celebrada. Os fiéis acreditam que recebem a graça de Deus através dos sacramentos, rituais específicos que são realizados ao longo da vida cristã. Os sete sacramentos são: Batismo, Crisma, Eucaristia, Confissão, Ordem, Matrimônio e Extrema-unção.




Doutrinas Evangélicas

As principais doutrinas evangélicas são fundamentadas na crença em um único Deus trino - Pai, Filho e Espírito Santo - e na autoridade suprema das Escrituras Sagradas, a Bíblia. A doutrina da salvação pela fé em Jesus Cristo é central, ensinando que a redenção é obtida mediante a graça divina e não por méritos humanos. A doutrina da justificação pela fé, a ressurreição de Jesus, a vida eterna e a responsabilidade de compartilhar a mensagem do Evangelho também são essenciais. A comunhão com Deus, a importância da oração, a ética cristã e a promessa do retorno de Cristo são outros elementos centrais nas doutrinas evangélicas, que buscam orientar a vida dos fiéis com base nos princípios bíblicos.

Doutrinas da Umbanda

Suas principais doutrinas incluem a crença em um Deus supremo, Olodum, e em divindades intermediárias chamadas Orixás, que representam forças da natureza e aspectos da vida humana. A comunicação com os espíritos dos ancestrais e guias espirituais é uma característica central da Umbanda, por meio de médiuns que atuam como intermediários entre o mundo espiritual e o terreno. A prática de caridade e auxílio aos necessitados é enfatizada, e a religião busca harmonizar o corpo e a mente, promovendo a evolução espiritual dos indivíduos. 

Refletindo

As doutrinas religiosas, representando sistemas de crenças profundamente enraizados, nos mostram que a fé assume muitas formas distintas. O respeito pelas diversas religiões é um imperativo moral e intelectual, pois cada crença contribui para a riqueza da experiência humana. Ao reconhecermos e valorizarmos essa diversidade, não apenas promovemos a coexistência pacífica, mas também enriquecemos nossa própria compreensão do mundo e a capacidade de nos conectarmos com o próximo de maneira significativa.


Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Segundo o texto, o que são doutrinas religiosas?
___________________________________

2. Quais são as principais doutrinas da Umbanda?
a) A adoração de múltiplos deuses.
b) A crença em um Deus supremo e divindades intermediárias.
c) A negação da existência de qualquer divindade.
d) A crença na comunicação direta com Deus.

3. A Umbanda também valoriza a prática da caridade como um meio de ajudar o próximo e de se desenvolver espiritualmente. Os umbandistas acreditam que a caridade é uma forma de expressar o amor e a luz divina, além de contribuir para a harmonia entre os seres. Qual é o objetivo da prática de caridade na Umbanda? 
a) Acumular riqueza material.
b) Alcançar a iluminação pessoal. 
c) Alcançar a evolução espiritual.
d) Promover a competição entre os fiéis.




4. As doutrinas evangélicas são um grupo de denominações cristãs que surgiram a partir do movimento protestante iniciado no século XVI. Elas se diferenciam das outras igrejas cristãs por enfatizar a importância da fé pessoal. Com base no texto, responda: qual é a crença central das doutrinas evangélicas?
a) A salvação pela fé em Jesus Cristo.
b) A adoração de múltiplos deuses.
c) A autoridade suprema do Papa.
d) A devoção a santos e virgens.

5. As doutrinas religiosas são formas de expressar e compreender a realidade transcendente e sagrada. Elas envolvem não apenas crenças sobre a existência e a natureza de Deus ou de outras divindades, mas também valores, práticas e rituais que orientam o comportamento e o sentido da vida dos seus seguidores. Quais são os elementos que as doutrinas religiosas representam? 
a) Apenas práticas rituais.
b) Apenas crenças teológicas.
c) Crenças, valores, práticas e rituais. 
d) Apenas valores éticos.

6. Qual é a relação entre doutrina e religião?
___________________________________

7. Com base nos elementos verbais e não verbais da imagem, responda. 

 

Como podemos relacionar o conteúdo da tirinha com as doutrinas religiosas?
___________________________________




8. Com base no que você aprendeu, complete o quadro a seguir.


9. As imagens abaixo apresentam símbolos das doutrinas religiosas, identifique as doutrinas de acordo com os elementos verbais e não verbais.
  
 

10. Procure no caça palavras abaixo as palavras correspondentes às doutrinas religiosas estudadas.

CATOLICISMO - UMBANDA - EVANGÉLICOS - FÉ - JESUS - BÍBLIA - ORIXÁS

 



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉


GABARITO
1. Elas representam sistemas de crenças, valores, práticas e rituais que orientam a visão de mundo e o comportamento dos fiéis. / 2A / 3C / 4A / 5C / 6. A doutrina engloba um conjunto de princípios fundamentais ou dogmas de uma religião, enquanto a religião diz respeito a um conjunto de crenças e dogmas relacionados à divindade e à relação do ser humano com essa divindade. / 7. A tira apresenta a variedade de doutrinas religiosas, na qual cada religião possui a sua. / 8. A base da fé católica reside na Bíblia e na Tradição Oral da Igreja. Os católicos acreditam na existência da Santíssima Trindade, composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditam na intercessão da Virgem Maria e dos santos, que foram indivíduos que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos. As principais doutrinas evangélicas são fundamentadas na crença em um único Deus trino - Pai, Filho e Espírito Santo - e na autoridade suprema das Escrituras Sagradas, a Bíblia. A doutrina da salvação pela fé em Jesus Cristo é central. Suas principais doutrinas incluem a crença em um Deus supremo, Olodum, e em divindades intermediárias chamadas Orixás, que representam forças da natureza e aspectos da vida humana. / 9. Bíblia -  catolicismo ou protestantismo, Oração – protestantismo, Missa – catolicismo, Orixás - umbanda . / 10. Conferir no diagrama.

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem