Contas de Divisão para o 4º e 5º ano

Dominar a divisão não é apenas essencial para resolver problemas matemáticos complexos, mas também é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana. Nesta publicação, o site Tudo Sala de Aula preparou diversas contas de divisão com respostas que ajudarão seus alunos a aprimorar suas habilidades nessa área.

Você pode baixar cada atividade em PDF separadamente, pronta para impressão. 

Planejamento para o Professor:

Objeto do conhecimento: Contas de Divisão. Objetivos de aula: Estabelecer conexões entre quantidade e número; Compreender a divisão como um ato de compartilhar ou distribuir uma quantidade de elementos de maneira equitativa. Habilidades da BNCC: (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Contas de Divisão - 01

Contas de Divisão



GABARITO
1. 12, 3, 16, 6, 5, 10, 3, 3. / 2. Ficaram 9 flores em cada vaso. / 3C / 4. 23, 17, 14.

Contas de Divisão - 02

Contas de Divisão



GABARITO
1. 4, 6, 14, 11, 7. / 2. Cada coelho consome 11 cenouras diariamente. / 3. 4, 7, 5, 2. / 4. Cada irmão comeu 8 pedaços de pizza.




Contas de Divisão - 03

Contas de Divisão



GABARITO
1. 2, 5, 3, 8, 3, 6. / 2. 9 fileiras. / 3. Eles receberam 29 revistas novas. / 4. Foram 15 alunos em cada ônibus.

Contas de Divisão - 04

Contas de Divisão



GABARITO
1. Foram distribuídas 20 tortas em cada barraca. / 2. Não, pois o resultado correto seria 15 figurinhas. / 3A / 4. Há no teatro 30 fileiras.


Contas de Divisão - 05

Contas de Divisão



GABARITO
1. 10, 9, 8, 8. / 2. 6, 4, 3; 10, 8, 5; 6, 3, 2; 8, 4, 2.


A divisão é uma habilidade matemática fundamental que proporciona aos alunos a capacidade de resolver problemas e realizar cálculos com eficiência. Ao dominar essa habilidade, os alunos estarão preparados para enfrentar desafios matemáticos mais avançados e se tornarão mais confiantes em suas habilidades numéricas. É essencial que os professores utilizem estratégias e recursos adequados para ensinar as contas de divisão de forma clara e gradual, permitindo que os alunos compreendam os conceitos e tenham a oportunidade de praticar e aplicar seus conhecimentos.





Acesse outros conteúdos semelhantes.



Material feito com carinho por Tudo Sala de Aula😊!

3 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem