Atividade de Ciências sobre Sexualidade - 8º e 9º ano

A educação sexual é um tema fundamental para o desenvolvimento saudável dos jovens, permitindo que eles compreendam seu próprio corpo, as mudanças que ocorrem durante a puberdade e as relações interpessoais. Pensando nisso, a equipe do site Tudo Sala de Aula preparou uma atividade de ciências sobre sexualidade para o 8º e 9º ano, que irá proporcionar aos alunos uma abordagem esclarecedora sobre o tema. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade da BNCC:

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).




1. Quando estamos navegando nas redes sociais, é inevitável que nos deparemos com assuntos relacionados à sexualidade que nos despertam uma grande curiosidade. Parece que esse tema é infinito e a cada descoberta, uma nova porta se abre. Nas alternativas abaixo, a única que possui uma percepção de identidade de gênero é: 
a) Bissexual.
b) Heterossexual.
c) Homossexual.
d) Masculino.

2. É comum confundirmos termos relacionados à sexualidade. As palavras sexo e sexualidade são frequentemente utilizadas como sinônimos, entretanto, na realidade, possuem distinções entre si. O termo sexo, por exemplo, é utilizado para se referir ao ato sexual em si, mas também engloba outros aspectos, tais como:
a) sexo biológico (ex.: macho e fêmea).
b) escolha do parceiro.
c) questões de identidade.
d) diferenças emocionais.

3. Leia a tirinha abaixo
 

Disponível em: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com

A tirinha traz uma reflexão sobre a educação sexual, um assunto frequentemente mal compreendido. Qual sua opinião sobre a educação sexual e por que é importante abordar essa temática durante a adolescência? 
__________________________________

4. Leia o trecho:

“Em tese, a bissexualidade pode ser definida como a atração de uma pessoa a outras, sejam elas do gênero masculino ou feminino. Isso não significa, porém, que essa atração seja segmentada meio a meio; isto é, ser bissexual não é gostar 50% de homens e 50% de mulheres. (...) Uma compreensão equivocada sobre a bissexualidade ser vista como "uma fase" da vida de uma pessoa ou mesmo uma confusão sobre sua sexualidade e que, eventualmente, ela tenderá a se assumir como heterossexual ou mesmo homossexual.” 

Disponível em: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-21931

A bissexualidade é um exemplo de
a) sexo biológico.
b) orientação sexual.
c) identidade de gênero.
d) identidade psicológica.




Leia o texto e responda às questões 5 e 6:

O nosso sexo biológico é determinado durante a fase embrionária, quando os órgãos genitais masculinos ou femininos são formados. A partir desse momento, somos categorizados como homem ou mulher. No entanto, há indivíduos que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. Por exemplo, eles podem ter características físicas femininas, mas se identificam como homens. 

5. Uma característica relacionada à sexualidade é:
a) a forma de se vestir.
b) a presença de pelos.
c) o enlarguecimento do quadril.
d) a presença de pênis ou vagina.

6. Uma característica relacionada ao sexo está presente em qual alternativa abaixo?
a) Forma de se expressar.
b) Modo de se vestir.
c) Presença de cabelos.
d) Presença de pelos pubianos.

7. Nos anos 2000, o artista Jorge Vercílio lançava a música “Avesso” que abordava as inseguranças e medos de um casal homossexual. Veja um trecho dessa música:

Com dois canos pra mim apontados
Ousaria te olhar, ousaria te ver
Num insuspeitável bar, pra decência não nos ver
Perigoso é te amar, doloroso querer
Somos homens pra saber o que é melhor pra nós
O desejo a nos punir, só porque somos iguais

https://www.letras.mus.br/jorge-vercillo/46655/

O trecho: “O desejo a nos punir só porque somos iguais” refere-se a um tipo de preconceito vivido por casais homoafetivos, chamado de:
a) heterossexualidade.
b) bissexualidade.
c) homofobia.
d) heterofobia.




8. O Brasil ocupa o 13º lugar na lista de países que mais violentam pessoas transexuais e travestis. Apesar de ser crime, este índice mostra o quão defasada é a segurança pública do país no que diz respeito a crimes de LGBTfobia. Assim sendo, a transexualidade refere-se a uma questão de
a) identidade vocacional.
b) sexo biológico.
c) preconceito sexual.
d) identidade de gênero.

9. Desde criança, ouvimos dos nossos pais e parentes a frase “Respeito é bom e todo mundo gosta”, mas infelizmente algumas pessoas optam por desrespeitarem os que pensam ou são diferentes deles. Uma forma de garantir igualdade de direitos para todos é:
a) apoiar propostas de governo que difundem a desigualdade sexual.
b) lutar apenas pela conquista dos direitos dos homens.
c) respeitar todas as pessoas, independentemente da orientação sexual.
d) diminuir a luta por políticas públicas para gays e lésbicas.

10. Analise as frases abaixo e marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
(    ) O termo sexo se refere apenas aos aspectos da dimensão biológica (macho e fêmea).
(    ) A convivência com outras pessoas não altera a forma como lidamos com pessoas com uma sexualidade diferente da nossa.
(    ) Educação sexual é o estudo das características físicas dos seres humanos.
(    ) A ética da sexualidade trabalha o respeito às diferenças.
(    ) A sexualidade é expressa apenas a partir da adolescência.
(    ) A sexualidade envolve coisas como afeto, carinho e o próprio ato sexual.

a) F, F, F, V, F, V
b) V, F, F, V, F, V
c) V, V, V, V, V, F
d) V, V, F, F, V, F


Por Larissa Fonteles
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1D / 2A / 3. Sujestão de resposta: É fundamental discutir essa questão durante a adolescência, pois é nessa fase que os jovens estão desenvolvendo sua identidade sexual e enfrentando novas experiências. A educação sexual adequada oferece informações precisas sobre saúde, relacionamentos e consentimento, capacitando os adolescentes a tomar decisões adequadas e responsáveis. Além disso, abordar essa temática durante a adolescência ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo a igualdade de gênero e a diversidade sexual. / 4B / 5A / 6D / 7C / 8D / 9C / 10A


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. A questão de número dez, afirma ser equivocada a palavra sexo significar um aspecto da dimensão biológica de "macho e fêmea", acontece que o significado é exatamente esse, ou seja, características que distinguem o macho da fêmea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua observação, porém a palavra sexo pode referir-se também ao ato sexual, logo não refere-se apenas às características que distinguem o masculino do feminino

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem