Atividade sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - Anos Finais

O site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para os estudantes do 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano, com o intuito de apresentar os principiais objetivos dessa lei e sua função na sociedade, estimulando o senso crítico e a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

 Estatuto da Criança e do Adolescente

Atividade sobre o Eca

O Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido como ECA, é uma lei federal criada em 1990 para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Esse documento reconhece que eles são sujeitos de direitos e que estão em uma fase especial de desenvolvimento, por isso, precisam de proteção total e prioritária da família, da sociedade e do Estado.

Objetivos gerais do ECA

Uma das ideias principais do ECA é que todos os órgãos públicos, instituições e organizações da sociedade civil devem trabalhar juntos para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. Isso significa que eles devem se unir para responsabilizar qualquer pessoa que tenha violado esses direitos e para garantir que os instrumentos previstos pelo sistema sejam aplicados corretamente. É uma verdadeira interação de todos os atores envolvidos nesse processo de cuidado e proteção. 

Importante

De acordo com essa lei, considera-se criança alguém com menos de 12 anos, e adolescente aquele que tem entre 12 e 18 anos. Em situações específicas previstas em lei, pode-se aplicar excepcionalmente essas regras também para pessoas com idade entre 18 e 21 anos.

Cidadãos com direitos e deveres

Com a criação do ECA, as crianças e adolescentes ganham direitos e deveres garantidos por lei, tornando-se sujeitos ativos na sociedade. No entanto, por estarem em uma fase crucial de desenvolvimento, eles são mais vulneráveis em termos sociais, psicológicos e físicos. Por isso, é fundamental que as crianças e adolescentes conheçam e compreendam o conteúdo do ECA, para que possam construir uma sociedade mais justa e igualitária. Infelizmente, no Brasil, devido ao histórico colonialista, muitas pessoas desconhecem essas leis, o que as torna suscetíveis a abusos de poder.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão composto de profissionais que se unem para proteger as crianças e adolescentes. São cinco membros, escolhidos através de eleição pela comunidade, com a missão de garantir que esse grupo tenha uma vida feliz e segura, com seus direitos e deveres cumpridos.



Responsabilidades

Além de direitos importantes a serem garantidos, há também deveres que cabe a esse público cumprir. Como, por exemplo: é dever da criança e do adolescente respeitar pais e responsáveis; frequentar a escola; respeitar os professores e demais funcionários; respeitar o próximo; participar das atividades em família e em comunidade; preservar espaços públicos; proteger o meio ambiente; participar de atividades educacionais. 

Resumindo

Portanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma legislação brasileira que foi promulgada com o objetivo de proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, estabelecendo diretrizes para a promoção e defesa dos direitos fundamentais, como o direito à vida, à saúde, à educação, à convivência familiar e comunitária, além de medidas de proteção contra qualquer forma de violência, abuso ou exploração. 

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Segundo o texto, qual a finalidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na sociedade?
________________________________

2. Responda:

a) Quando o ECA foi criado?
_________________________________

b) Qual é a área geográfica de abrangência para aplicação do Eca?
_________________________________

c) Qual o principal público-alvo desse estatuto?
_________________________________

d) Motivo pelo qual esse público merece atenção prioritária.
_________________________________

3. Conforme o ECA, quais são as instituições responsáveis em garantir proteção às crianças e adolescentes?
_________________________________




4. De acordo com o ECA, quais são as responsabilidades dos órgãos públicos, instituições e organizações da sociedade civil em relação aos direitos das crianças e dos adolescentes?
a) Garantir a proteção total e prioritária da família, permitindo políticas públicas de orientações para pais ou responsáveis.
b) Trabalhar em conjunto para responsabilizar os infratores e aplicar corretamente os instrumentos previstos em lei.
c) Promover a integração social dos jovens em conflito com a lei, promovendo recursos financeiros para sua manutenção.
d) Oferecer apoio financeiro para as famílias vulneráveis e estabelecer diretrizes para os jovens de rua.

Leia a tira e responda.

 
5. Tratar de infância significa falar de um colorido sem fim que cobre o mundo. Não se trata de um único modo de ser, mas de infinitos, tanto quanto crianças há sobre a terra. A diversidade é o que caracteriza a natureza humana. Conforme a tirinha, que direitos são apresentados na narrativa?
_________________________________ 

6. Qual é a função do Conselho Tutelar em relação à proteção das crianças e dos adolescentes?
_________________________________

Leia e responda:

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Estatuto da Criança e do Adolescente

7. Segundo o Art. 15º do ECA, quais são os direitos fundamentais que devem ser assegurados às crianças e aos adolescentes?
_________________________________




8. Além dos direitos e deveres garantidos por lei, quais são as áreas em que crianças e adolescentes são mais vulneráveis, de acordo com o texto?
a) Aspectos culturais e religiosos.
b) Aspectos sociais, psicológicos e físicos.
c) Aspectos econômicos e políticos.
d) Aspectos tecnológicos e digitais.

9. Em sua opinião, os direitos previstos em Lei são realmente assegurados pelos órgãos competentes a todas as crianças e adolescentes?
__________________________________

10. Quais medidas poderiam ser implementadas pelas instituições a fim de reforçar a proteção de crianças e adolescentes em nossa sociedade?
__________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Tem a finalidade de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, estabelecendo diretrizes para a promoção e defesa dos direitos fundamentais. / 2. a) Foi criada em 13 de julho de 1990. b) Em todo território brasileiro. c) Crianças e adolescentes. d) Porque as pessoas dessa faixa etária estão em fase especial de desenvolvimento físico, mental e social. / 3. A família, a sociedade e o Estado. / 4B / 5. Igualdade, respeito e liberdade. (Considerar outras respostas) / 6. Garantir que as crianças e adolescentes tenham uma vida feliz e segura, com seus direitos e deveres cumpridos. / 7. Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento. / 8B / 9. Resposta Pessoal. 10. Resposta pessoal. 


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉

17 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Obrigada pelas atividades, me ajudaram muito. Parabéns pela forma que você aborda os conteúdos. Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Obg pela ajuda vcs são de mais agradeço muito a vcs

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, a abordagem do tema foi satisfatória à minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela ajuda, ajudou muito 🙂😊

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Estamos trabalhando o ECA e estas atividades estão ótimas.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o material! Gratidão!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada me ajudou muito 😊😊

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem