Atividade sobre Direitos Humanos para os Anos Finais

A educação é uma ferramenta poderosa para promover valores e princípios que são essenciais para a convivência em sociedade. Nesse contexto, o componente curricular de Ensino Religioso desempenha um papel fundamental ao abordar temáticas que permeiam a vida dos estudantes, especialmente quando se trata dos direitos humanos. Pensando nisso o site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade para os alunos dos anos finais que visa ensiná-los sobre os direitos humanos de uma forma envolvente e educativa.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:  

Objeto do conhecimento: Direitos humanos. Habilidade da BNCC: (EF07ER07) identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.  Objetivo da aula: Promover a conscientização dos estudantes acerca da relevância dos direitos igualitários para todos os indivíduos.

 

DIREITOS HUMANOS

Você já ouviu falar sobre direitos humanos? Você sabe a importância desses direitos em nossa sociedade? É sobre isso que estudaremos na aula de hoje!

Atividade sobre direitos humanos

Os direitos humanos são inalienáveis e devem ser assegurados a todas as pessoas, independentemente de sua origem social, raça, gênero, nacionalidade ou opinião política. Esses direitos são universais, abrangendo todos os povos e nações, e são fundamentais para garantir a dignidade e o respeito de cada indivíduo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são definidos como “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações e omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. Esses direitos incluem, entre outros, o direito à vida, à integridade física e à dignidade. Quando esses direitos são incorporados em um determinado sistema jurídico, como em uma Constituição, eles são conhecidos como direitos fundamentais.

Direitos Importantes

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento de extrema importância que visa garantir os direitos fundamentais de todos os seres humanos. Sua relevância é inquestionável, pois estabelece os princípios básicos que devem reger as relações entre os indivíduos, promovendo a igualdade, a liberdade e a dignidade de todos. Em síntese, dentre os 30 artigos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, os três primeiros desempenham um papel fundamental para compreendermos os direitos e deveres estabelecidos pela Constituição. 

O Artigo 1 afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Além disso, são dotados de razão e consciência, devendo agir uns com os outros com espírito de fraternidade. 

O Artigo 2 estabelece que toda pessoa tem capacidade para desfrutar dos direitos e liberdades, sem qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou qualquer outra característica. Nenhuma distinção também será feita com base na condição política, jurídica ou internacional do país, ou território a que a pessoa pertença.



Por fim, o Artigo 3 assegura que todo ser humano tem direito à vida, liberdade e segurança pessoal.

Como surgiram os Direitos Humanos?

A origem dos Direitos Humanos pode ser identificada desde a Revolução Americana, quando na época, foi estabelecida para garantir alguns direitos aos cidadãos nascidos nos Estados Unidos. Quando a Revolução Francesa eclodiu em 1789, resultou na redação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Entretanto, somente em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi publicada, estabelecendo os direitos básicos para todos. A história desse documento está intimamente ligada ao início da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou a operar em fevereiro de 1945.

A garantia desses direitos no Brasil

A defesa e a promoção dos direitos humanos no Brasil são de suma importância para garantir uma sociedade justa e igualitária. É fundamental que todos os cidadãos sejam tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua origem, no entanto, reconhecemos que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar plenamente essa garantia. Assim, é necessário fortalecer as políticas públicas que visam combater a discriminação e a violência, promovendo uma cultura de respeito e tolerância, bem como também a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos.

Refletindo

Os direitos humanos não são apenas teóricos, mas também têm um aspecto prático. Eles exigem que governos, instituições e indivíduos tomem medidas concretas para garantir o respeito, a proteção e a realização desses direitos em todas as esferas da vida, incluindo as áreas política, social, econômica e cultural.  Portanto, é fundamental que cada um se comprometa em defender e promover os direitos humanos. Afinal, a luta pelos direitos humanos não é apenas uma responsabilidade dos governos, mas sim de todos os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Segundo o texto, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são definidos como “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações e omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. Com base nessa informação, marque a opção que melhor define esse conceito.
a) Os direitos humanos são inalienáveis e devem ser assegurados a todas as pessoas, independentemente de sua origem social, raça, gênero, nacionalidade ou opinião política.
b) Os direitos humanos não são inalienáveis e também não devem ser assegurados a todas as pessoas, independentemente de sua origem social, raça, gênero, nacionalidade e posicionamento político. 
c) Os direitos humanos são alienáveis e não podem ser assegurados a todas as pessoas, depende exclusivamente da sua condição social, gênero, nacionalidade ou opinião, somente.
d) Os direitos humanos são inalienáveis e não devem ser assegurados a todas as pessoas, mas somente pessoas com boas condições sociais, e que sejam de outra nacionalidade e que tenha uma opinião política individual.

2.  O conceito expresso no texto: “Esses direitos são universais", isso significa haver
a) a desigualdade de direitos para todos os indivíduos. 
b) a igualdade de deveres para todos os indivíduos.
c) a igualdade de direitos para todos os indivíduos
d) o não cumprimento dos nossos deveres, pois só temos direitos. 




3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento de suma relevância, ou seja, de extrema importância. Por quê?
a) Porque garante os direitos fundamentais de todos os seres humanos, mas não estabelece os princípios básicos que devem reger as relações entre os indivíduos.
b) Por que visa garantir os direitos fundamentais de todos os seres humanos, pois estabelece os princípios básicos que devem reger as relações entre os indivíduos
c) Porque promove a discussão dos direitos que não são fundamentais para os seres humanos, além disso, não estabelece os princípios básicos para garantir as relações entre os indivíduos.
d) Porque corrompe os direitos de todos os seres humanos, ao mesmo tempo que não estabelece os princípios básicos que devem estreitar as relações entre os indivíduos

4. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é indiscutível a importância dos princípios fundamentais que devem guiar as interações entre os seres humanos. Desse modo, assinale a opção correta que descreve a relevância dos benefícios que essas interações podem trazer para a sociedade.
a) Estabelece os princípios básicos que promovem a desigualdade e a falta de liberdade para todos.
b) Estabelece os princípios éticos que promovem apenas a igualdade e o respeito para todos.
c) Estabelece os princípios básicos e éticos que promovem apenas a liberdade.
d) Estabelece os princípios básicos que promovem a igualdade, a liberdade e a dignidade de todos.

5. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(    ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano.
(    ) Lista direitos cujo respeito e observância universal devem ser promovidos pelos Estados-Membros da Organização das Nações Unidas.
(    ) Criado em 1938, a Declaração foi assinada à época pelos mais de 150 Estados-Membros da ONU.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) V, V, F
b) V, F, F
c) F, V, F
d) F, F, V

6. Em qual ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficialmente divulgada ao mundo? E quais foram os benefícios que ela trouxe?
a) Publicada em 1789, estabeleceu princípios universais que devem ser respeitados, além disso, influenciou na criação de legislações nacionais e internacionais.
b) Publicada em 1888, estabeleceu princípios internacionais que devem ser respeitados por todos os países, bem como a formação de instituições e organizações voltadas para a proteção dos direitos humanos.
c) Publicada em 1949, estabeleceu princípios nacionais que devem ser respeitados por todos os países, visto que influenciou a criação de legislações, bem como a formação de instituições e organizações governamentais voltadas para a proteção dos direitos humanos.
d) Publicada em 1948, estabeleceu princípios universais que devem ser respeitados por todos os países, além disso, influenciou a criação de legislações nacionais e internacionais, bem como a formação de instituições e organizações voltadas para a proteção dos direitos humanos.




7. A respeito dos Direitos Humanos é correto afirmar que são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania porque eles visam garantir:
a) que aqueles que cometem crimes ou lesem aos menos favorecidos sejam protegidos pelo Estado.
b) às camadas sociais mais favorecidas um ambiente estável e seguro, enquanto os demais sofrem com a falta de cuidados.
c) o direito à vida, à liberdade, ao trabalho e à educação; sem discriminação.
d) que todos os seres humanos cumpram as leis estabelecidas, mas não cumpra com seus deveres. 

8. “A defesa e a promoção dos direitos humanos no Brasil são fundamentais para assegurar uma sociedade justa e igualitária”. De acordo com a informação do texto, o que é necessário para fortalecer o argumento do autor para alcançar plenamente essa garantia?
________________________________

9. “Os direitos humanos não são apenas teóricos, mas também têm um aspecto prático. Eles exigem que governos, instituições e indivíduos tomem medidas concretas para garantir o respeito, a proteção e a realização desses direitos em todas as esferas da vida...”. Consoante o texto, quais são as áreas em que os direitos humanos devem exercer sua influência?
________________________________

10. Os direitos humanos são um assunto de extrema importância e relevância na sociedade moderna. Ao mergulharmos na leitura, é evidente que eles desempenham um papel fundamental na nossa autoavaliação e comportamento em sociedade. Através dessa exploração, faça um resumo de aprofundamento sobre o tema.
________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2C / 3B / 4D / 5A / 6D / 7C / 8. Fortalecer as políticas públicas que visam combater a discriminação e a violência, promovendo uma cultura de respeito e tolerância, bem como também a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos. / 9. Áreas política, social, econômica e cultural. / 10. Resposta pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Bom dia, estou trabalhando com meus alunos do 9º ano sobre DIREITOS HUMANOS . Adorei as questões. parabéns.Origada por compartilhar. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando! Gratidão.

      Excluir
  2. Estou trabalhando o texto com o 7° e 8° anos . Os alunos gostaram das atividades e do texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu feedback! Ficamos muito felizes em ajudar.

      Excluir
  3. obrigada , ajudou muito parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada me ajudou bastante!!!! Excelente@!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem