Atividade sobre Transtorno de Imagem Corporal - Anos Finais

A equipe do site Tudo Sala de Aula preparou uma atividade de educação física sobre transtorno de imagem corporal para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto teórico e alinhada à BNCC. É uma oportunidade de conscientização sobre um tema que afeta muitas pessoas, especialmente os adolescentes. Esse transtorno de imagem corporal é um problema que pode levar a distúrbios alimentares e até mesmo depressão. Veja o material que preparamos com muito capricho para os estudantes dos anos finais.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.


TRANSTORNOS DE IMAGEM CORPORAL

Você sabe o que é imagem corporal? Você sabia que existem transtornos relacionados a isso que afetam muitas pessoas, principalmente aquelas com problemas de identidade ou que buscam uma aparência perfeita? Nesta aula, vamos aprender a evitar alguns transtornos da imagem corporal e perceber que é necessário ter limites em tentar mudar a nossa imagem para o nosso próprio bem.

A bulimia, anorexia e vigorexia são transtornos que atingem milhões de pessoas ao redor do mundo. É importante compreendermos as consequências que esses distúrbios podem trazer, caso não estejamos satisfeitos com nossa aparência e não saibamos reconhecer os limites de nosso corpo. Não somente para preveni-los, mas também para entender que não há um padrão de beleza ideal e que a aparência não define quem somos ou o que podemos alcançar. 

O anseio por um corpo saudável tem sido impulsionado pela busca incessante por um padrão estético pré-estabelecido. Em decorrência disso, o corpo tornou-se objeto de investimento, impulsionado por tecnologias modernas, tratamentos de beleza, produtos cosméticos e cirurgias plásticas, entre outras opções disponíveis no mercado. A imagem corporal é a representação mental que temos do nosso próprio corpo. Trata-se de uma percepção subjetiva que pode ser influenciada por diversos fatores, como autoestima, preocupação com a aparência e visão de mundo. É importante compreender que a imagem corporal não é apenas uma questão de aparência física, mas também de como nos sentimos em relação ao nosso corpo e como nos relacionamos com ele. 


Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar onde a pessoa se sente culpada por achar que comeu exageradamente, pois pode acabar engordando. Assim, ela tenta compensar isso de alguma forma, geralmente usando laxantes ou forçando o vômito. É muito comum que pessoas que tenham bulimia também tenham anorexia nervosa. Apesar de não se saber quais são as causas exatamente, sabe-se que alguns outros fatores podem influenciar o seu desenvolvimento. Entre eles estão fatores genéticos, psicológicos, familiares, sociais e culturais.


Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar que acomete predominantemente as mulheres, levando-as a perder peso excessivo e prejudicando sua saúde. O medo intenso de engordar e a percepção distorcida de seu próprio corpo são fatores que contribuem para esse quadro clínico. Os indivíduos afetados recorrem a diversos métodos para emagrecer, como dietas rigorosas e exercícios exagerados. A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. Assim, a anorexia é um transtorno onde a pessoa tem um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. 


Vigorexia

A vigorexia é um distúrbio psicológico que se manifesta através da obsessão em alcançar uma musculatura considerada ideal. Também conhecida como Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa. A condição leva os afetados a uma constante insatisfação com seus corpos, distorcendo sua percepção sobre sua própria imagem. Muitos inclusive acabam abusando de esteroides anabolizantes e acabam deformando seus corpos com músculos muito além do que seria normal.


Aprofundando

A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada no tratamento desses transtornos, proporcionando um corpo saudável por meio de programas específicos de exercícios e acompanhamento nutricional. Alguns dos benefícios dessa prática merecem destaque, tais como o controle do peso, a melhora da autoestima, o estímulo ao convívio social, o alívio do estresse, ansiedade e depressão, além de proporcionar bem-estar. É importante que o programa de exercícios seja personalizado, respeitando os objetivos individuais e garantindo a segurança com equipamentos, volume, carga e intensidade adequados. Para aqueles que sofrem de bulimia e/ou anorexia, os exercícios físicos oferecem um novo horizonte no tratamento e na busca pelo corpo saudável. Portanto, é fundamental contar com profissionais capacitados para orientar e acompanhar todo o processo.


Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Quais são os transtornos relacionados à imagem corporal mencionados no texto? Você já tinha ouvido falar em algum deles?
_______________________________


2. O distúrbio alimentar que se destaca pelo comportamento de adotar medidas drásticas para perder peso, tais como vômitos ou abuso de laxantes, como resultado da culpa por ter ingerido uma quantidade excessiva de alimentos é conhecido como qual transtorno?
a) Anorexia.
b) Bulimia.
c) Dismorfofobia.
d) Vigorexia.

3. Segundo o texto, como é chamada a representação mental que temos do nosso próprio corpo?
_______________________________

4. O transtorno humano em que a pessoa se sente insatisfeita com sua aparência física, mesmo estando em excelente forma, realizando excesso de atividade física, é chamado 
a) Bulimia.
b) Anorexia.
c) Dismorfia Muscular.
d) Esquizofrenia.

5. Por que é importante reconhecer e respeitar os limites do nosso corpo em relação à aparência?
_______________________________

6. A anorexia é um transtorno alimentar que leva indivíduos a perseguirem um corpo excessivamente magro, mesmo quando já se encontram em um peso insuficiente. Dentre as possíveis causas, qual das seguintes características exerce influência sobre o desenvolvimento da doença?
a) Excesso de exercícios para ganhar músculos.
b) Despreocupação com o que as outras pessoas acham da sua aparência.
c) Em sua imagem corporal a pessoa se vê muito acima do seu peso verdadeiro. 
d) A pessoa come muito e depois sente a necessidade de expelir a comida por culpa.

7. Associe corretamente as palavras às suas definições.

(A) Bulimia    
(B) Anorexia       
(C) Vigorexia

(   ) Transtorno caracterizado pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso.
(   ) O principal sintoma é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da prática excessiva de exercícios físicos.
(   ) Caracteriza-se por episódio de consumo excessivo de alimentos seguido por um comportamento compensatório.


8. Observe as imagens abaixo e escreva o transtorno com o qual melhor se relaciona.


9. A síndrome de Adônis, conhecida como transtorno dismórfico muscular é também conhecida como: 
a) Bulimia
b) Anorexia
c) Ortorexia 
d) Vigorexia

10. Qual é a importância de contar com profissionais capacitados na prática de atividades físicas no tratamento desses transtornos?
a) Eles garantem um programa de exercícios intensos e desafiadores.
b) Eles oferecem um acompanhamento nutricional personalizado.
c) Eles são responsáveis por impor restrições e limitações nos exercícios.
d) Eles orientam e garantem a segurança no programa de exercícios.



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. A bulimia, anorexia e vigorexia. Resposta Pessoal. / 2B / 3. Imagem corporal. /  4C / 5. Porque cada pessoa é única e tem características físicas diferentes. Ao reconhecer e aceitar nossos próprios limites, estamos valorizando e cuidando de nossa saúde física e mental. / 6C / 7 (C), (B), (A). / 8. a) Vigorexia, b) Anorexia, c) Bulimia. / 9D / 10D


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉

19 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Conteúdo importantíssimo! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! quero parabenizar vocês. Equipe maravilhosa que têm contribuído de forma excelente com os materiais que vocês postam. Deus proteja sempre toda essa equipe top. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel. Muito feliz em ler seu comentário, isso nos motiva!! Amém!

      Excluir
  3. Essa da atividade corporal a qui tão 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira kpoper, utted da shuhua e fa do twice os bias dahyun jeongyeon

      Excluir
  4. Gosto muito do trabalho de vocês!!parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Apenas discordo de (Higiene BNCC) para Fundadamental -anos finais.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem