Atividade sobre a Velocidade da Comunicação para 4° e 5° ano

Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, a comunicação está cada vez mais rápida e globalizada. Nesta publicação, a equipe do site Tudo Sala de Aula preparou uma atividade de história envolvendo o processo de transformação da comunicação, direcionada aos alunos do 4° e 5° ano com texto de apoio. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer e comparar as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo do tempo, desde as cartas até a internet, e refletir sobre a importância da velocidade da comunicação na sociedade atual.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


A VELOCIDADE DA COMUNICAÇÃO

A comunicação é uma parte essencial na vida das pessoas e, ao longo dos anos, tem passado por grandes transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Houve um grande processo de mudança na comunicação, desde o correio até as redes sociais, essas mudanças impactaram como nos conectamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

atividade sobre a velocidade da comunicação

Antigamente, as informações eram transmitidas principalmente por meio de cartas. Esses meios de comunicação requeriam tempo para a transmissão e entrega da mensagem. Entretanto, as cartas desempenhavam um papel fundamental na transmissão de informações a longa distância. Um exemplo foi a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500, que relata a chegada dos portugueses ao Brasil. A carta de Caminha levou meses para chegar a Portugal e ser disseminada entre as pessoas do país. Essa diferença de velocidade ressalta a evolução tecnológica que mudou a forma de compartilhar e receber informações atualmente.

No início do século XXI, com o avanço da internet e o surgimento das redes sociais, a comunicação deu mais um salto. Plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn permitiram que as pessoas se conectassem, compartilhassem informações e interagissem com uma ampla rede de contatos de forma rápida e dinâmica. As redes sociais se tornaram espaços virtuais onde foi possível trocar mensagens, compartilhar fotos, vídeos e experiências, e até mesmo estabelecer conexões profissionais.

A velocidade da comunicação desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea. Vivemos em uma era em que as informações podem ser compartilhadas e acessadas em uma fração de segundo.No entanto, é importante também considerar a necessidade de avaliar a veracidade e a qualidade das informações, garantindo que a velocidade não comprometa a precisão e a confiabilidade dos dados transmitidos. 

Refletindo

A velocidade, a acessibilidade e a possibilidade de conectar-se com pessoas em qualquer lugar do mundo são benefícios notáveis dessas mudanças. Portanto, a velocidade da informação é um aspecto central da sociedade moderna. Ela trouxe benefícios significativos, como maior conectividade e acesso rápido a informações relevantes. No entanto, também é necessário desenvolver habilidades para lidar com a sobrecarga de informações e avaliar criticamente o conteúdo que consumimos.

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Antigamente, as informações eram transmitidas principalmente por
a) cartas.
b) e-mails.
c) redes sociais.
c) computador. 

2. Qual foi uma das principais transformações na forma de comunicação com o avanço da internet?
a) Aumento do uso das cartas.
b) Surgimento das redes sociais.
c) Aumento do uso de telefones fixos.
d) Aumento de rádios e telégrafos eletrônicos.




3. Como a velocidade de transmissão das informações na comunicação por cartas se compara às formas de comunicação atuais?
a) As cartas permitiam uma transmissão rápida das informações.
b) As cartas eram enviadas e entregues rapidamente, sem atrasos significativos.
c) As cartas requeriam um período prolongado para a transmissão das informações.
d) As cartas eram mais eficientes na disseminação das informações do que as redes sociais.

04. Preencha a cruzadinha com os meios de comunicação apresentados nas imagens. 


5. Quais foram os meios de comunicação predominantes no passado antes da internet e das redes sociais?
________________________

6. Cite um exemplo histórico de uma carta que levou meses para chegar ao seu destino.
________________________




7. Os meios de comunicação são instrumentos que permitem a troca de informações, ideias e acontecimentos entre diferentes grupos de pessoas e organizações. Agora, organize os meios de comunicação nesta linha do tempo (escreva o nome). 
  

8. Observe a imagem para responder à questão. 

 

A comunicação é uma necessidade básica do ser humano. Com o passar dos anos, os meios de comunicação evoluíram, tornando-se cada vez mais práticos e rápidos. Assim, a necessidade humana foi aperfeiçoando cada desses instrumentos comunicativos. Assinale a alternativa abaixo que está em conformidade com o gráfico. 
a) Com o surgimento da escrita, vários meios começaram a surgir, facilitando a comunicação das pessoas, dentre eles, o jornal que se desenvolveu na década de 1990. 
b) O telégrafo foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicação da década de 90.
c) Os telefones surgiram na década de 1960. 
d) O correio(cartas) é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, e se desenvolveu por volta de 1950.




9. Com a evolução da tecnologia, os meios de comunicação foram passando por transformações. Preencha a tabela abaixo com o nome dos meios de comunicação mais usados no passado e no presente, de acordo com as imagens abaixo. 
 


10. Pinte os meios de comunicação mais utilizados antigamente. 




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2B / 3C / 4. Telefones, jornal, carta, telegrama, rádio, televisão. / 5. Cartas, rádio, telegramas, escrita, etc. / 6. A carta de pero vaz é um momento histórico na qual relata a chegada dos portugueses ao Brasil. / 7. Arte rupestre, papiro, correio, telégrafo, jornal, rádio, telefone, televisão, internet. / 8D / 9. Passado: Radio, Tv, Telefone, Carta, Jornal. Presente: Celular, Computador, a TV também pode ser utilizada nos meios de comunicação atual. / 10. Carta, telefone, jornal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula 😉!

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Boa noite! suas atividades são maravilhosas, queria de imigrante, emigrantes e migrantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Temos algumas atividades relacionadas em nosso site!

      Excluir
  2. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS! ME AJUDAM DEMAAAAAAAAAIS! OBRIGADA

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem