Atividade de Arte sobre as Imagens e suas Características - Anos Finais

A arte é uma forma expressiva de comunicação e as imagens são uma parte fundamental deste processo. É através delas que podemos transmitir sentimentos, ideias e conceitos de uma maneira mais clara e objetiva. Pensando nisso, o site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de arte com texto de apoio sobre as imagens e suas características para os estudantes do 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.


Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC: (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

AS IMAGENS NA LINGUAGEM

Estamos cercados de imagens por onde passamos, seja em ambiente físico ou virtual, elas estão presentes e já são muito comuns em nosso cotidiano. Elas podem transmitir informações e ideias de maneira rápida e eficaz, muitas vezes de forma mais clara do que palavras sozinhas. Uma única imagem pode contar uma história complexa ou evocar emoções intensas. E para você, o que as imagens são capazes de comunicar para as pessoas?

Fotografia

atividade de arte sobre as imagens

A fotografia consiste no registro de pessoas, objetos ou paisagens. São imagens que mostram uma forma de arte e comunicação, permitindo capturar momentos e preservar memórias para sempre. A fotografia foi inventada no começo do século XIX e revolucionou o registro das imagens. A palavra fotografia significa “pintando com luz”. Portanto, ela é uma imagem formada através da captação da luz. Ela é uma forma de expressão que nos permite interagir com o mundo e com outras imagens, tendo a capacidade de registrar uma cena de forma mais ampla do que o olhar humano. Através dela, conseguimos estabelecer uma conexão mais completa com o que vemos. Muitos artistas buscam combinar imagens fotográficas com as Artes Plásticas para representar de forma mais eficaz suas expressões e criações.

Retrato

É um tipo de fotografia que consiste no registro de pessoas. Pode ser um único indivíduo, um casal ou um grupo de amigos. O importante é que a câmera esteja diante de uma pessoa. Também conhecida como foto retrato, ela conta com técnicas de composição e iluminação específicas. A poetisa portuguesa, Florbela Espanca, escreveu: "Um retrato é apenas a ideia aproximada de uma pessoa. A graça de um sorriso, o olhar, a expressão e tudo quanto para mim é a beleza, não pode verdadeiramente existir num retrato”. Assim, enquanto a fotografia registra qualquer tipo de imagem, o retrato capta pessoas, em grupo ou sozinhas.

Hiper-realismo

Hiper-realismo é um estilo artístico que busca representar as imagens de forma extremamente detalhada e precisa, a ponto de parecerem fotografias ou até mesmo mais realistas do que a realidade em si. As obras hiper-realistas são caracterizadas pela minúcia nos detalhes, pela precisão nas texturas, pelos jogos de luz e sombra e pela fidelidade na reprodução dos objetos e das pessoas retratadas.



Pop Art

A Pop Art combina imagens de produtos, fotografias e pessoas reais usando elementos comuns da publicidade, como cores vibrantes, repetição, contornos simples e frases impactantes. Pop Art é um movimento artístico que surgiu por volta do ano de 1930, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Tinha como objetivo discutir a cultura de massa, que começava a se espalhar com a invenção da fotografia, do cinema e da televisão. Assim, ela se caracteriza por utilizar elementos e imagens do cotidiano, principalmente da cultura popular, como produtos comerciais, celebridades, histórias em quadrinhos, propagandas e objetos do dia a dia.

Refletindo

Assim sendo, as imagens desempenham um papel relevante na comunicação, oferecendo uma forma poderosa e acessível de transmitir conhecimentos, criar impacto emocional, melhorar a compreensão e facilitar a retenção de informações.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. As imagens podem se combinar para mostrar mudanças de tempo e de espaço, estéticas variadas, criações. Em que lugares você costuma observar a presença de imagens?
_______________________________

2. Segundo o texto, o que as imagens são capazes de transmitir para os seres humanos?
_______________________________

3. Leia e responda.

“É comum alguns movimentos estéticos e alguns artistas buscarem a combinação entre as imagens fotográficas e as artes plásticas com a expectativa de alcançar uma melhor representação de suas expressões e de suas criações.”

A alternativa que está de acordo com esse trecho é:
a) Os artistas não devem combinar a fotografia com outras formas de imagem.
b) As artes plásticas não consideram a fotografia como uma possibilidade de combinação.
c) Quando a fotografia se mistura a outras formas de arte, pode perder a capacidade de expressar uma mensagem.
d) Existem artistas que exploram a combinação entre imagens fotográficas e pinturas para apresentar novas ideias.

4. Qual alternativa abaixo não apresenta uma contribuição da invenção da fotografia para o registro de imagens?
a) Revolucionou a forma como objetos e paisagens são retratados.
b) Permitiu a criação de pinturas mais realistas e detalhadas.
c) Facilitou a preservação de memórias e momentos importantes.
d) Limitou novas técnicas de composição e iluminação na arte.




5. Observe a imagem e responda.
 

A imagem acima combina duas técnicas de construção de imagens para criar uma única composição visual. Quais são essas técnicas?
a) Fotografia e pintura a óleo.
b) Desenho a lápis e fotografia.
c) Retrato e desenho a lápis.
d) Imagem em movimento e fotografia.

6. Qual a diferença entre fotografia e retrato?
_______________________________

7. O hiper-realismo aproveita a fotografia para
a) copiar as cores que melhor podem representar a realidade e tão somente publicá-las em livros ou sites.
b) representar o maior número possível de detalhes, já que a fotografia apresenta a imagem “congelada”, facilitando a reprodução da mesma.
c) realizar rascunhos simples e criativos para cativar a atenção das pessoas.
d) copiar dela apenas a moda e o estilo das pessoas da época que se pretende representar.

8. Assinale a alternativa FALSA.
a) A fotografia é uma forma de expressão que nos permite interagir com o mundo e com outras imagens.
b) A fotografia foi inventada no começo do século XIX e revolucionou o registro das imagens e da criação artística.
c) As imagens consistem unicamente no registro de pessoas: sozinhas ou em grupos, permitindo combinar cores e emoções.
d) As imagens podem transmitir informações e ideias de maneira rápida, muitas vezes de forma mais clara do que palavras.




9. A palavra fotografia significa “pintando com luz”. Assim sendo, a origem etimológica do vocábulo “fotografia”, que vem do grego, significa
a) [fós] = luz + [grafis] = pincel, desenhar
b) [fós] = lâmpada + [grafis] = grafite
c) [fós] = fósforo + [grafis] = desenhar
d) [fós] = iluminação + [grafis] = visual

10. O Pop Art é um movimento artístico que procura criticar
a) o consumo em massa das artes clássicas.
b) o pouco consumo e a baixa demanda por cultura.
c) o consumo e o excesso de culto aos meios de massa.
d) o consumo excessivo de obras de arte.

11. A série Westworld da HBO mostra um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por androides. Essa série mistura a realidade com a inteligência artificial, fazendo associação ao hiper-realismo. 


De acordo com o texto, quais são as características do hiper-realismo?
_______________________________

12. Para você, qual a importância das imagens no seu cotidiano? 
_______________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1. Resposta Pessoal. (É esperado que os estudantes apresentem lugares como: internet, livros, revistas, espaços públicos, televisão, dentre outros). / 2. Podem transmitir informações e ideias de maneira rápida e eficaz, muitas vezes de forma mais clara do que palavras sozinhas. Uma única imagem pode contar uma história complexa ou evocar emoções intensas. / 3D / 4D / 5B / 6. A fotografia registra qualquer tipo de imagem, enquanto o retrato registra pessoas, em grupo ou sozinhas. / 7B / 8C / 9A / 10C / 11. Hiper-realismo é um estilo artístico que busca representar as imagens de forma extremamente detalhada e precisa, a ponto de parecerem fotografias ou até mesmo mais realistas do que a realidade em si. / 12. Resposta Pessoal.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. EXCELENTE TRABALHO!!! MUITO OBRIGADA PELA GRANDE CONTRIBUIÇÃO APLICADA EM SALA DE AULA

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem