Quiz de Ciências sobre os Estados Físicos da Matéria

Prova online de Ciências sobre os Estados Físicos da Matéria

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Quais os três estados físicos mais comuns em que uma matéria pode ser encontrada?

Os estados físicos de uma determinada matéria são correspondidos pela organização entre a:

Sobre os três estados físicos onde a matéria se encontra, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

(     ) O estado sólido possui um ótimo agrupamento entre as moléculas, apresentando pouca movimentação. 
(     ) As moléculas em seu estado sólido e sua estreita relação com uma força mantém seu formato e volume bem definidos. 
(     ) O estado líquido da matéria possui uma forma física definida e um volume indefinido. 
(     ) A água é um exemplo de líquido. 
(     ) O vapor é um exemplo de estado gasoso. 
(     ) O estado gasoso possui uma forma e volume bem definidos.

(Situação hipotética). Em uma residência, há uma infestação de traças e baratas. Os moradores, preocupados com sua saúde e bem-estar, decidiram usar bolinhas de naftalina que parecem uns comprimidos, geralmente se colocam nas roupas para afastar a praga. Após um tempo, foi observado que estas bolinhas sofreram alteração em seu estado físico, passando de sólido para gasoso, perdendo seu tamanho original. Esta mudança de estado é denominada de

Em uma panela com água fervendo, na qual atingiu o ponto de ebulição com uma temperatura de 100 graus, observou-se uma espécie de vapor subindo, isto é, a água em seu estado líquido passando para o estado gasoso. Este processo é chamado de

Observe as imagens abaixo e responda às questões 6 e 7. 

Na figura acima, pode-se observar os três estados físicos em que a água se encontra: sólido, líquido e gasoso. Observe sua estruturação molecular e veja que é possível verificar a arrumação do agrupamento entre estas moléculas. Que diferença pode ser observada entre as moléculas de água neste caso?

O estado físico de uma matéria é basicamente a forma na qual elas podem ser observadas na natureza e que pode ser alterada por alguns fatores, podendo voltar seu formato anterior, pois estes são considerados reversíveis. Neste sentido, há uma dependência de duas grandezas, que são:

As geleiras são constituídas de grandes massas de água em seu estado sólido, que estão sendo devastadas principalmente pelos eventos ambientais ocorrentes na terra, como o aquecimento global, resultado da poluição ambiental em larga escala. Com o aumento da temperatura, o gelo passa de seu estado sólido para o líquido, aumentando o nível do mar. Isso se trata de um processo chamado

Imagine que uma substância possui uma constituição molecular bem agrupada, apresentando um formato e volume fixos e que as forças de atração são predominantes. Qual estado físico está sendo descrito?

A condição física de uma matéria específica possui uma agregação molecular pouco unificada e uma agitação elevada, promovendo uma maior capacidade de movimentação. Além destas atribuições, ela admite uma espécie de escoamento, assumindo também o formato do recipiente que se encontra. Sabendo disso, identifique corretamente o estado físico detalhado.

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem