Quiz de Ciências sobre Genética e Hereditariedade

Prova online de Ciências sobre Genética e Hereditariedade

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

A hereditariedade tem sido estudada através da genética desde cedo. A genética, por sua vez, foi introduzida através de análises de experimentos com ervilhas feitas por um cientista, considerado o pai da genética. Diante disso, qual o cientista o texto acima está se referindo?

As características de um indivíduo ou grupo de indivíduos resultantes da expressão dos genes do organismo, da influência dos fatores ambientais e da possível interação entre os dois recebem a denominação de

Todo ser vivo possui um material genético com todas as informações que constitui um indivíduo, também conhecido como DNA. Assinale o item correto que apresenta o significado de DNA.

Sobre os estudos da genética, qual a melhor definição para genótipo?

Raila Braga é professora de Biologia. Ela adora passar suas férias na praia. Em uma das últimas temporadas de férias, ela foi a uma praia muito famosa no interior do Ceará, o paraíso chamado Jericoacoara. Durante esse período, Raila não usou seu protetor solar enquanto curtia o sol. Ao retornar para casa, verificou que sua pele estava com uma coloração mais escura. Conforme os estudos em genética, a cor escurecida da sua pele foi ocasionada por uma variação em seu

Os cromossomos são componentes estruturais constituídos por uma molécula de DNA, associada à proteína. Observe abaixo o esquema ilustrativo de um cromossomo e identifique como este se apresenta na espécie humana.

As características genotípicas de um ser vivo são formadas por conjunto de genes pertencentes ao organismo, que recebe o nome de genótipo. Estas informações genéticas são herdadas pelos seus ancestrais. Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre:

A imagem abaixo apresenta como são formadas as características fenotípicas de um indivíduo. Diante disso, marque o item que melhor explica sobre o que é o fenótipo.

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, determinando o significado para alguns conceitos básicos da genética. 

I- Genótipo 
II- Genes  
III- Fenótipo 

(      ) É determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente. 
(      ) Unidade fundamental da hereditariedade. 
(      ) Constituição genética de um organismo.

Um heredograma é uma representação gráfica que foi criado para explicar como são transmitidas as características hereditárias dentro de uma família. Observe a simbologia simples e seus respectivos significados. 

SIMBOLOGIA 

O heredograma representado acima possui características hereditárias de uma família. Identifique quantos e quais indivíduos são afetados por um caráter genético especificado.

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem