Quiz de Ciências sobre Calor e Temperatura

Prova online de Ciências sobre Calor e Temperatura

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Na maioria das vezes, usamos calor e temperatura para definir o mesmo evento, entretanto, essa utilização não está correta. Marque o item que melhor define os conceitos de calor e temperatura, respectivamente.

Observe as diferenças entre temperaturas mostradas pela imagem abaixo. 

Sobre as afirmativas a seguir, assinale o item CORRETO sobre temperatura:

Um copo com leite quente é colocado em uma bacia de água fria com o objetivo de resfriá-lo. Passando um tempo, percebe-se que tanto o copo quanto a água da bacia estão com a mesma temperatura. Diante dessa situação, qual aspecto explica o fato de o copo e água estarem com temperaturas iguais?

A forma mais tradicional de medir a temperatura de um corpo é utilizando um termômetro. Por exemplo: quando um bebê está com seu corpo quente, uma das primeiras ações a ser realizada pelos pais é a checagem da temperatura. Esta medida é dada em graus representada por uma letra, que pode variar de acordo com a escala que está sendo utilizada. 

Com base nisso, quais as três escalas termométricas mais conhecidas?

Na imagem abaixo, verifica-se que o calor pode ser transmitido ou propagado de um corpo para outro por meio de três processos: 

Esses processos são chamados de:

Imagine que há dois corpos com temperaturas diferentes em contato. No instante, ocorre a transferência de calor de um para outro, até chegarem à mesma temperatura. Essa transferência de calor é chamada de:

Quando o calor é propagado entre os líquidos e gases pelo processo chamado de convecção, ocorre:

Imagine que uma pessoa segura um ferro em contato com o fogo. Gradualmente, sua mão começa a aquecer. Este calor é repassado entre os corpos sólidos quando estão em contato. Logo, esse tipo de processo é chamado de:

Quando é fornecido uma quantidade de calor suficiente para causar somente uma variação de temperatura de um corpo, essa quantidade de energia é chamada de:

Quando o quantitativo de calor utilizado é propagado ocasionando uma modificação no estado físico, por exemplo: quando há a mudança do estado sólido para o líquido, este calor denomina-se:

Sabe-se que existe um fluxo de calor entre dois objetos. Essa energia térmica que é propagada de um corpo para o outro ocorre primeiramente devido:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem