Atividade sobre Fenômenos Naturais - 6º e 7º ano

A compreensão dos fenômenos naturais é parte fundamental para o desenvolvimento das habilidades científicas dos alunos do ensino fundamental. Pensando nisso, o site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade sobre fenômenos naturais e os impactos ambientais com base na BNCC, voltada para os alunos do 6º e 7º ano, a fim de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre diversos aspectos ligados à natureza.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF07CI08)
Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


1. Ao assistir o Jornal Bom Dia Fortaleza, Roberto viu o repórter noticiar um aumento de focos de queimada no bioma Caatinga e relatar que não se tratava de um fenômeno natural.  Assim sendo, fenômenos naturais podem ser definidos como
a) fenômenos que acontecem sem a intervenção humana.
b) fenômenos que acontecem apenas com a intervenção humana.
c) a influência direta da ação humana, mas atribuídos à intervenção divina.
d) uma interação da intervenção divina com a ação humana.

2. Abaixo, marque com “X” apenas nos fenômenos naturais.
a) (   ) Vulcanismo.
b) (   ) Terremoto.
c) (   ) Desmatamento.
d) (   ) Produção de lixo.
e) (   ) Tsunamis.
f)  (   ) Urbanização.
g) (   ) Geleiras.

3. Leia a matéria abaixo e responda.

Planeta alienígena do tamanho da Terra é dominado por vulcanismo generalizado

“Um planeta do tamanho da Terra orbitando uma estrela fraca na nossa vizinhança galáctica está oferecendo algumas das melhores evidências até o momento de vulcanismo além do nosso sistema solar, com observações que sugerem um mundo acidentado e rochoso atormentado por erupções constantes. Cientistas disseram nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023, que o planeta, o terceiro detectado orbitando essa estrela em particular, provavelmente está coberto de vulcões — semelhante à lua de Júpiter, chamada “Io”, corpo mais ativo vulcanicamente em nosso sistema. No sistema solar, a Terra e Vênus são vulcanicamente ativos, assim como algumas das luas de Júpiter.”

Fonte: Folha de São Paulo
(Acesso em: 28/05/2023)


Sobre o Vulcanismo, assinale o item correto.
a) É um fenômeno geológico que acontece do interior da Terra para a superfície. Nesse fenômeno, há um extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.
b) É um fenômeno com intervenção humana que acontece do interior da Terra para a superfície. Nesse fenômeno, há um extravasamento da lava em forma de magma.
c) É um fenômeno que ocorre no leito oceânico devido à intensa movimentação nas fronteiras das placas tectônicas, seja por meio de erupções vulcânicas ou por deslizamentos de terras submersas no oceano.
d) Um fenômeno que ocorre no núcleo da Terra, devido à intensa movimentação nas fronteiras das placas marítimas, seja por meio de erupções vulcânicas ou por deslizamentos de terras submersas no oceano.




4. Em fevereiro de 2023, surgiram informações nas redes sociais sobre a possibilidade de um tsunami atingir a cidade de Maceió, capital de Alagoas. No entanto, o Portal Nordeste Sem Fake desmentiu essa informação. Em relação aos tsunamis, é correto afirmar que
a) possuem comprimentos de onda que variam de 100km a 500km e baixa velocidade em mar aberto.
b) possuem ondas comuns e têm um poder de destruição relativamente baixo nas regiões praianas.
c) possuem comprimentos de onda que variam de 100km a 500km e elevada velocidade em mar aberto.
d) eles se referem ao mesmo fenômeno do maremoto. 

5. Veja o título de uma matéria da CNN. 



Notícia completa em: 

Qual das afirmativas abaixo define corretamente os fenômenos “terremotos”?
a) Terremotos são eventos naturais causados exclusivamente por atividade vulcânica. 
b) Terremotos são mais comuns em regiões costeiras com baixa atividade sísmica. 
c) Terremotos são provocados pelo deslizamento de placas tectônicas ao longo das falhas geológicas.
d) A principal consequência dos terremotos é a formação de furacões na região afetada.




6. Leia.

O __________ é um fenômeno natural de grande importância que torna possível a existência de vida na Terra. Ele é responsável por manter o planeta nas temperaturas adequadas para o desenvolvimento dos seres vivos. 

Qual termo ou expressão completa a lacuna acima?
a) aquecimento global.
b) efeito estufa.
c) vulcanismo.
d) ozônio.

7. Camila estava navegando na internet e viu que uma região costeira foi recentemente afetada por um maremoto devastador. Com base nessa situação, qual das seguintes opções descreve corretamente o fenômeno conhecido como maremoto?
a) É um evento natural que ocorre no assoalho oceânico devido à intensa movimentação nas fronteiras das placas tectônicas.
b) É uma ocorrência causada exclusivamente por erupções vulcânicas nas profundezas dos oceanos.
c) É um fenômeno resultante de deslizamentos de terras submersas nas regiões costeiras.
d) É um tipo de tsunami gerado por atividades humanas na costa marítima.

8. Em abril de 2023, a cidade de Monte Alto, localizada em São Paulo, experimentou uma série de tremores. Esses tremores levaram a população a ficar alarmada, levando a prefeitura a encomendar estudos para investigar os abalos sísmicos. Assim sendo, os abalos sísmicos são caracterizados por
a) serem fenômenos artificiais gerados pela intervenção humana, resultando em tremores na superfície. Geralmente são causados pela movimentação das placas tectônicas ou atividade vulcânica.
b) serem fenômenos naturais que causam tremores na superfície. Geralmente são resultados da movimentação das placas tectônicas ou atividade vulcânica.
c) serem fenômenos naturais que causam tremores na superfície. Geralmente são resultados da movimentação dos planetas em torno do Sol.
d) serem fenômenos naturais que causam tremores na superfície. Geralmente são resultados da movimentação das ondas ou atividade vulcânica.




9. A Amazônia, um dos biomas mais biodiversos do mundo, tem sido afetada por queimadas ao longo de décadas. Segundo dados divulgados pelo Monitor do Fogo, uma iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), nos primeiros dois meses de 2023, 487 mil hectares da floresta foram atingidos pelo fogo. Abaixo, assinale a alternativa correta sobre queimadas.
a) As queimadas são eventos que ocorrem apenas de forma natural que contribuem para a renovação e regeneração dos ecossistemas. 
b) As queimadas são causadas exclusivamente por atividades humanas e não têm consequências significativas para o meio ambiente. 
c) As queimadas têm um impacto positivo na qualidade do ar, uma vez que ajudam na eliminação de poluentes atmosféricos.
d) As queimadas podem resultar na destruição de habitats naturais, perda da biodiversidade e aumento da emissão de gases de efeito estufa.

10.  A Resolução 001/86 – CONAMA, define impacto ambiental como "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais". 

Considerando a definição acima, qual das circunstâncias a seguir traz um impacto POSITIVO para o meio ambiente, levando em conta a preservação e a sustentabilidade?
a) Implementar práticas de agricultura regenerativa.
b) Descartar o lixo em ambientes naturais, promovendo a reciclagem.
c) Inserir peixes exóticos em outros habitats.
d) Promover o desmatamento em ambientes degradados. 



Por Larissa Fonteles
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2. a, b, e, g. / 3A / 4C / 5C / 6B / 7A / 8B / 9D / 10A


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Esse site é maravilhoso tem contribuido muito na preparação das minhas aulas.

    ResponderExcluir
  2. SITE MARAVILHOSO. ME AJUDA MUITO NA PREPARAÇÃO DAS MINHAS AULAS. DEUS OS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem