Atividade de Ensino Religioso sobre a Vida após a Morte - Anos Finais

O estudo das religiões é um tema essencial para a formação integral do aluno, pois engloba aspectos culturais, históricos e filosóficos. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a importância da compreensão das diferentes manifestações religiosas presentes em nossa sociedade. Nesse sentido, a temática da vida após a morte é um dos temas mais recorrentes nas religiões e representa um desafio para muitos professores abordar essa temática em sala de aula. Por isso, o site Tudo Sala de Aula preparou uma atividade de ensino religioso que aborda a vida após a morte em vários movimentos religiosos, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre essa temática tão misteriosa. A atividade é voltada para estudantes do 8º e 9º ano e está de acordo com as diretrizes estabelecidas pela BNCC. Apresentamos um texto teórico e questões formativas que fortalecerão a fixação desse conteúdo. Acompanhe!

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor

Objeto do conhecimento: Vida e morte. Habilidade da BNCC: (EF09ER03) identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes. Objetivo da aula: Explorar a essência do existir e do partir nas variadas tradições religiosas, mergulhando nos intrigantes mitos primordiais.


A VIDA APÓS A MORTE: UMA REFLEXÃO DA SOCIEDADE ATUAL

A existência de vida após a morte é uma questão filosófica e religiosa amplamente debatida, sendo objeto de muitas especulações e crenças diferentes. A morte é uma das questões fundamentais do ser humano, algo que causa medo, curiosidade e esperança, um enigma que a sociedade busca desvendar ao longo da história.

Vida após a morte

A compreensão da Morte

A morte do corpo está relacionada, convencionalmente, ao fim da existência de um organismo, porém este conceito vem sofrendo alterações ao longo do tempo. Há milhares de anos, a morte já era pensada como um momento de transição para outra vida e não como fim total. A possibilidade de haver algo além da existência física, tem dado esperança à humanidade, a busca de respostas tem envolvido diversas áreas como a religião, ciência e filosofia. Os seres humanos são os únicos seres que sabem que vão morrer ao terem consciência do presente, passado e futuro. Os animais são irracionais, vivem no presente e não sabem que vão morrer. Sendo assim, somos os únicos seres que sabemos por antecipação da morte.


A morte em algumas tradições religiosas

Igreja católica e protestante

Para esses movimentos religiosos, a morte é uma passagem, um momento de transição para a vida eterna, o corpo deixa a dimensão da matéria e passa para uma realidade espiritual que pode ser denominada de paraíso, céu ou plano espiritual. Existem várias interpretações sobre esta realidade espiritual. E ao final, existirá um julgamento (entre céu e inferno), em que se encaminhará a alma. 


Espiritismo

A morte para o Espiritismo é um momento em que o espírito deixa o corpo e quando for o momento apropriado receberá outra matéria para lhe servir para seu caminho de evolução espiritual. Defende a continuação da vida após a morte num novo plano espiritual ou pela reencarnação em outro corpo, o espírito volta à terra para sua evolução espiritual. 





Islamismo

Para o islamismo, a morte é uma passagem para a vida eterna. Alá (Deus) julgará nossos atos e todas as pessoas serão avaliadas e uma nova vida começará depois do julgamento divino. Esta vida seria então uma preparação para outra existência, seja no céu ou no inferno. Creem na ressurreição e no julgamento final.


Judaísmo

Os judeus acreditam que existe uma realidade para onde vão as almas após a morte, no entanto, a alma poderá retornar à terra para completar sua missão, caso não tenha terminado. 


Budismo

O Budismo prega o renascimento ou reencarnação. Segundo essa crença, nascemos e morremos e renascemos neste mundo. Após a morte, o espírito volta em outros corpos, subindo ou descendo na escala dos seres vivos (homens ou animais), de acordo com a sua própria conduta. Não há morte para a maioria dos budistas, pois acreditam que todos renascerão. 


As concepções de vida após a morte: uma questão filosófica

Existem várias correntes filosóficas que buscam explicar   e compreender a morte na filosofia, porém, destacam-se dois grupos importantes: os niilistas: que acreditam que a morte é o fim completo do homem; os não niilistas: que acreditam que a morte não é o fim completo do homem. Para os filósofos não-niilistas, a morte somente é capaz de aplacar o nosso corpo físico, mas a alma (ou ainda a essência de cada ser humano) permanece, mesmo após a morte. Essa é a filosofia defendida por pensadores importantes como Sócrates e Platão, por exemplo. O niilismo acredita que a existência do homem não possui qualquer finalidade ou sentido e, por isso, não devemos procurar um propósito, cabe ao sujeito tornar-se responsável pela construção de sua existência. 


Erica Sousa – Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Leia a tirinha e responda.


As várias religiões procuram dar aos seus seguidores um sentido e um significado da vida após a morte. Ao fazer a leitura do texto, qual religião está sendo apresentada pela personagem?
a) Catolicismo.
b) Protestantismo.
c) Espiritismo.
d) Islamismo.




2. Você acredita na vida após a morte? Justifique sua resposta.
_______________________________

3. Segundo o texto, por que o ser humano é a única espécie que sabe que vai morrer?
_______________________________

4. Sobre a vida após a morte, o que há em comum nas religiões do catolicismo e do protestantismo?
______________________________

5. Leia o texto e responda.

 

As várias religiões procuram dar aos seus seguidores um sentido e um significado especial sobre a vida. Conforme os elementos verbais e não verbais empregados no texto, qual religião está sendo apresentada na tirinha?
a) Cristianismo.
b) Budismo.
c) Judaísmo.
d) Islamismo.




6. Existem várias correntes filosóficas que buscam explicar   e compreender a morte na filosofia. No texto, dois grupos dessas correntes são apresentados. Assim sendo, descreva as concepções filosóficas sobre a morte defendidas pelos niilistas e não-niilistas.
______________________________

7. Encontre no caça palavras 4 religiões apresentadas no texto. 

 
8. Em sua opinião, por que a morte é um enigma que a sociedade sempre buscou desvendar ao longo da história?
______________________________

9. Os espíritas acreditam na reencarnação, crença compartilhada por algumas tradições religiosas. O que é a reencarnação?
______________________________




10. Leia o trecho do texto para responder.

É a religião monoteísta fundada pelo Profeta Maomé, em 622. "Islã" é uma palavra árabe que significa “submissão”. Assim, aqueles que obedecem a “Alá”, e aceitam Maomé como seu profeta, são chamados de muçulmanos. O termo Allah, na língua árabe, significa "Deus". O livro sagrado do é chamado de "Alcorão" ou "Corão". Nele, estão reunidas as palavras de Deus, reveladas ao profeta Maomé.


A religião apresentada no texto é:
a) Catolicismo
b) Judaísmo 
c) Espiritismo
d) Islamismo 

11. Como a religião da resposta da questão anterior acredita sobre a vida após a morte?
______________________________

12. Qual das seguintes afirmações melhor representa a crença budista sobre a morte?
a) Os budistas acreditam que a morte é o fim definitivo da existência individual.
b) Os budistas acreditam que o espírito renasce apenas como seres humanos após a morte.
c) Os budistas acreditam que o destino do espírito após a morte é determinado pela conduta moral da pessoa.
d) Os budistas não acreditam na existência de uma escala de seres vivos e consideram a morte como uma transição para um estado de consciência superior.



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2. Resposta pessoal. / 3. Os seres humanos sabem que vão morrer, pois têm consciência do presente, passado e futuro. Os animais são irracionais, vivem no presente e não sabem que vão morrer. / 4. Para ambas, a morte é uma passagem, um momento de transição para a vida a vida eterna, o corpo deixa a dimensão da matéria e passa para uma realidade espiritual que pode ser denominada de paraíso. / 5A / 6. Niilistas: acreditam que a morte é o fim completo do homem; os não niilistas: acreditam que a morte não é o fim completo do homem. / 7. cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo. / 8. Resposta pessoal. / 9. Crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna à vida com outro corpo. / 10D / 11. A morte para o Islamismo é uma passagem para a vida eterna onde Alá julgará os atos e todas as pessoas serão avaliadas e uma nova vida começará depois do julgamento divino. Esta vida seria então uma preparação para outra existência, seja no céu ou no inferno. Creem na ressurreição e no julgamento final. / 12C

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊

20 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Obrigado me ajudou bastante 🥇PARABÉNS 🥇

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, vem agregar bastante. Obrigado, foi de grande ajuda...

    ResponderExcluir
  3. Material excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amei a atividade, muito boa mesmo. Obrigada por disponibilizar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado mim ajuda muito 😊

    ResponderExcluir
  6. LÍVIA OLIVEIRA SANTOS24 de outubro de 2023 às 09:17

    Amei esta atividade, pois sou espírita e gostei do respeito e competência como trataram o assunto! PARABÉNS!1

    ResponderExcluir
  7. Os materias publicados são excelentes! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada ajudou muito 😘😘

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem