Atividade sobre a Organização das Danças - Anos Finais

Atividade de Arte sobre a Organização das Danças Populares com texto de apoio para o 6º ano, 7º ano 8º ano e 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão

A ORGANIZAÇÃO DAS DANÇAS POPULARES

atividade danças populares

As danças populares brasileiras são manifestações culturais que, por meio de movimentos, narram trechos da história do país e de suas respectivas localidades. Em alguns estados do Brasil, elas são tão emblemáticas que se tornaram símbolos populares e impulsionam o turismo, especialmente durante os períodos festivos. Como brasileiros, somos conhecidos pela nossa alegria e animação, e é difícil resistir à tentação de se juntar à roda quando os instrumentos começam a tocar. Que tal conhecer um pouco mais sobre como as danças populares podem ser organizadas? 

A organização das Danças

Solo
 

É quando apenas um participante dança ou, quando em grupo, somente um dos participantes se destaca para dançar sozinho.  Esse tipo de organização de dança pode se manifestar no frevo, no break dance, no samba, na dança contemporânea, dentre outros. 

Par enlaçado


São chamadas também de danças de casal. Nessa organização, as danças acontecem a partir de pares de dançarinos que se movimentam, mantendo-se abraçados. A valsa, o forró e o samba de gafieira são exemplos dessa modalidade.

Par solto
 

Nessa organização, os pares de dançarinos realizam a dança em conjunto, mas mantendo seus corpos afastados. Algumas vezes durante a execução dessa dança, os dançarinos tocam, na maior parte das vezes, apenas as palmas das mãos. A chimarrita e o balaio são exemplos da dança de par solto.

IMPORTANTE: Algumas formas de dança podem mesclar os estilos acima, já que os pares enlaçam e se separaram, como as quadrilhas juninas, onde há coreografias individuais e de par.




Fileiras 
 

Nesse estilo de dança, os participantes se organizam em fileiras durante toda a dança, geralmente, duas filas, podendo ser compostas de homens, mulheres e crianças, onde também pode haver competições. A catira (a tradicional dança sertaneja) é um exemplo dessa organização.

Dança de Roda

São danças circulares e coletivas que têm como finalidade a integração do grupo. Geralmente, os participantes formam uma roda e um ou mais podem dançar no centro dela. No samba de roda e na dança da capoeira, os participantes que estão em círculo cantam e batem palmas enquanto acontecem as apresentações no centro da roda.

Os movimentos corporais

Os movimentos corporais podem ser classificados em diversas formas, principalmente em movimentos simétricos e assimétricos. Um elemento simétrico é aquele que possui duas metades que são correspondentes, assim, as duas partes do corpo se movem da mesma maneira.  No movimento assimétrico, as duas metades do corpo se movem de formas diferentes. Portanto, na dança, os termos “simétricos” e “assimétricos” são utilizados para indicar como os dois lados do corpo se movimentam no espaço. 
 

Refletindo

As danças populares podem se configurar como uma forma de expressar os costumes, as tradições e as histórias de diferentes povos. Com movimentos corporais precisos e uma exploração inteligente do espaço, essas danças são profundamente enraizadas em aspectos culturais, como a religiosidade, as festividades locais, as lendas e as brincadeiras populares. Assim, a dança é uma verdadeira celebração da diversidade cultural, uma forma única de expressão que merece ser valorizada e preservada.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, o que são danças populares brasileiras?
____________________________




2. Classifique as imagens abaixo, conforme a organização da dança representada, em: solo, par enlaçado, par solto, fileiras ou dança de roda.


3. A dança possui três elementos fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço. Cada dança é organizada a partir desses elementos. A dança de solo acontece quando
a) apenas um participante executa a dança.
b) os dançarinos realizam a dança em conjunto.
c) os participantes se organizam em fileiras.
d) os dançarinos se movimentam abraçados.

4. Quais são as duas modalidades abaixo que se enquadram na organização par enlaçado?
a) Frevo e balaio.
b) Catira e samba de roda.
c) Valsa e samba de gafieira.
d) Quadrilha e dança contemporânea.




5. Os movimentos corporais são classificados como simétricos e assimétricos na dança. Como esses termos são definidos para indicar os movimentos do corpo no espaço?
a) Movimentos simétricos e assimétricos são usados indistintamente na dança, sem diferença de significado ou função.
b) Movimentos simétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo.
c) Movimentos simétricos envolvem o uso de apenas um lado do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem o uso dos dois lados do corpo.
d) Movimentos simétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo.

6. Defina com suas palavras as seguintes organizações da dança.

a) Par solto.
_________________________________

b) Fileiras.
_________________________________

7. Você gosta de dançar? Qual organização das danças apresentadas na aula de hoje você mais gosta de participar ou assistir?
_________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. São manifestações culturais que narram trechos da história do país e de suas respectivas localidades. Elas são símbolos populares que representam a cultura local e impulsiona o turismo. / 2. Par enlaçado, Solo, Fileiras, Par solto, Dança de roda, Par enlaçado. / 3A / 4C / 5D / 6. a- Os dançarinos realizam a dança em conjunto, mas mantendo seus corpos afastados. b- Os participantes se agrupam em fileiras durante toda a dança onde também há competições. / 7. Resposta pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊

28 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Atividade bem elaborado e muito adequada. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que atividade bem elaborada muito bem feita parabéns pelo trabalho!!!Gostei muito valeu a pena!! E COMO Se diz vale a pena ver de novo kkk !!!muito bom. Mesmo ❤️

      Excluir
    2. Gratidão! Ficamos muito felizes em ajudar! ❤❤

      Excluir
  2. Está me ajudando bastante, só faço adaptações incluindo conteúdos da minha região. PARABÉNS PELO CONTEÚDO DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir
  3. Nossa me ajudou e muito conteúdo bem elaborado maravilhoso nota 1000

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA
    SEMPRE ME SALVAM! OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esses conteúdos;

    Nós ajuda bastante

    ResponderExcluir
  7. São atividades que nos auxiliam enquanto professores que buscam ensinar, aprender e compreender os conteudos da BNCC , obrigado. as atividades são otimas.

    ResponderExcluir
  8. Alaide- Amei os conteúdos e atividades, nota 100000

    ResponderExcluir
  9. As melhores atividades estão aqui. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. AMO ESSAS ATIVIDADES ...PARABENS
    QUAL HABILIDADE DESTA ATIVIDADE,POR FAVOR?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas atividades 👏👏 todas são maravilhosas. Têm me ajudado bastante. Muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir
  12. Excelente atividade! Parabéns!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem