Sequência Didática - Atividades para combater a Violência nas Escolas

Há uma série de acontecimentos violentos que abalam profundamente a educação brasileira, como, por exemplo, o que aconteceu no dia 27 de março de 2023, quando um estudante de 13 anos com uma arma branca atacou colegas e professores em sala de aula, matando, infelizmente, uma professora de 71 anos. Essa cena trágica revela o quanto é importante as escolas e a sociedade civil promoverem ações que visem prevenir e combater cenas de violência tão comuns nos ambientes de ensino. Nesse sentido, o site Tudo Sala de Aula preparou uma sequência didática completa para trabalhar com alunos dos anos finais e do ensino médio, oferecendo um material estruturado e gratuito para os profissionais da educação. 

Junte-se a nós nesta importante missão! 

Veja e baixe gratuitamente todo o material de apoio.


Sequência Didática: Ações para combater a Violência nas Escolas
 
Sequencia didática sobre violência escolar

Público-alvo
Estudante dos anos finais e/ou médio.

Período de aulas
5 horas-aulas.

Objetivos gerais
- Sensibilizar os estudantes sobre a gravidade da violência nas escolas e suas consequências para as pessoas envolvidas;
- Identificar os diferentes tipos de violência que ocorrem nas escolas e as formas como elas se manifestam;
- Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre as causas da violência nas escolas e os fatores que contribuem para sua ocorrência;
- Promover a reflexão sobre a importância do diálogo, do respeito e da empatia na prevenção e combate da violência nas escolas.

Orientações Iniciais

Este material pedagógico foi especialmente elaborado pensando no professor e no seu cotidiano de sala de aula, considerando seus saberes e sua experiência profissional para atuar em uma realidade complexa e diversificada, por isso, estas sugestões podem ser adaptadas de acordo com a realidade da escola onde ela está inserida. 

Assim, esta sequência didática é uma produção resultante de estudos e pesquisas realizadas pela equipe do site Tudo Sala de Aula com a finalidade de propor soluções para o enfrentamento da violência e indisciplina em sala de aula. Para facilitar a compreensão dos leitores, essa sequência didática foi dividida em etapas, visando o tempo pedagógico em sala de aula, sugerindo material de apoio prático e orientações em cada uma das etapas. 

ETAPA 1 - APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO


Sugestão de tempo
(1 aula de 50 minutos)

Materiais Necessários 
- Cartazes expositivos sobre o tema;
- Multimídia e computador;
- Material impresso;
- Papel ofício.

Orientações:
- Nesta primeira etapa, propomos a apresentação do tema geral e a finalidade (objetivos de aula) para os estudantes;
- Apresente alguns cartazes que promovam a reflexão sobre esse tema (preparamos algumas sugestões de cartazes abaixo) e realize uma breve discussão sobre o tema e a importância desse debate em sala de aula.

👉 Clique AQUI para baixar algumas sugestões.

Exposição de vídeos
- Apresente os vídeos a seguir para os alunos.

Animação Corrente do Bem (Tempo - 3:53)
🎥👉 SUGESTÃO DE VÍDEO DO YOU TUBE 1

Animação Música: Paz (Tempo - 1:29)

🎥👉 SUGESTÃO DE VÍDEO DO YOU TUBE 2

Discussão
- Pergunte aos estudantes que mensagens os vídeos visam apresentar. Incentive a participação da turma.

Dinâmica: Reflexão compartilhada
Preparamos 32 cartões contendo frases e / ou imagens reflexivas sobre o tema. Imprima-os e, depois, exponha-os sobre uma mesa ou no chão. Peça que cada aluno escolha um cartão. Após cada um selecionar, peça para que cada estudante apresente-o à turma e diga uma pequena frase ou opinião sobre o cartão.

👉 Baixar cartões para impressão em PDF AQUI.

ETAPA 2 - ESTUDO DIRECIONADO

Sugestão de tempo
(2 aulas de 50 minutos).

Estudo através de Slide
- Debata o tema Violência nas Escolas a partir do slide que preparamos.

👉 Baixar slide AQUI.


Aplicação de Dinâmica

Repolho Musical

Orientações para aplicação:

- Uma maneira divertida de mobilizar a participação dos estudantes é através de uma atividade bem tradicional: o "Repolho Musical". Preparamos cuidadosamente algumas perguntas objetivas sobre o assunto para incentivar o engajamento dos alunos. Para isso, baixe as perguntas e depois faça a impressão, cada pergunta deverá ficar em uma folha, depois, enrole-as uma de cada vez. Já em sala de aula, coloque todo o grupo em um grande círculo e ponha uma música e fique de costas para os alunos. Enquanto a música toca, o grupo deve passar o repolho;

- Quando você parar a música repentinamente, quem estiver com o repolho deverá retirar a primeira folha e responder à pergunta impressa nela. Se o aluno não souber a resposta, facilite o envolvimento dele ou coloque a pergunta para o grupo. Sugerimos colocar pelo mesmo um papel premiado entre as perguntas, assim, você incentiva o engajamento dos seus alunos;

- O interessante é manter um tom mais formal possível na hora de ler e responder às perguntas. Assim, além de promover a reflexão, os estudantes terão a oportunidade de treinar a comunicação objetiva e clara, tão importante no mercado de trabalho. 

Boa aplicação! 

Perguntas preparadas para o repolho musical. Você pode baixar mais abaixo este material já pronto para impressão.

1. Para você, qual é a origem da violência nas escolas e como ela pode ser combatida?

2. Quais são as medidas preventivas que as escolas podem adotar para reduzir a incidência de violência entre os alunos?
3. Qual é o papel da família e da comunidade no combate à violência nas escolas e como eles podem colaborar com as escolas nessa luta?
4. Qual é o impacto da violência nas escolas na saúde mental dos alunos?
5. Que políticas públicas podem ser implementadas para garantir a segurança dos alunos dentro e fora da escola?
6. Como as escolas podem promover a responsabilização dos alunos pelo seu comportamento?
7. Como os pais podem ser incentivados a se envolver na prevenção e combate à violência na escola, criando uma parceria mais próxima entre a escola e a família?
8. Você é a favor da presença das seguranças policiais dentro das escolas? Por quê?
9. Como a escola pode envolver os alunos na criação de uma cultura de paz e respeito mútuo?
10. Para você, quais atividades culturais podem ser aplicadas nas escolas visando diminuir todo ato de violência dentro dela?

👉 Baixar as perguntas já prontas em PDF AQUI.

ETAPA 3 - ATIVIDADE ESCRITA

Sugestão de tempo
(2 aulas de 50 minutos).


Proponha a atividade abaixo para os estudantes. Sugerimos imprimir apenas o texto e aplicar as questões na lousa ou baixar toda atividade já pronta em PDF para impressão. As duas formas estão prontas para impressão mais abaixo para você escolher e aplicar como quiser.

Realize a leitura do texto abaixo em grupo. Ao final da leitura, fale um pouco sobre o tema abordado.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO SOBRE O TEMA

Leia o texto e responda às questões a seguir.

ESCOLA: LUGAR DE PAZ
 
     A violência nas escolas é um problema social que se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. É lamentável que uma instituição que tem como objetivo formar a ética e a moral dos sujeitos, como também transformar a sociedade e torná-la mais justa, instruindo o aluno para que ele consiga edificar uma boa carreira no mercado de trabalho, ainda sofra com atitudes violentas. 
     Infelizmente, a violência está presente em diversas esferas da sociedade, como nas ruas das cidades, no ambiente doméstico e em crimes de colarinho branco. Diante disso, é comum observar jovens desacreditados em uma sociedade justa e igualitária, o que pode levar ao comportamento violento. No entanto, a escola é um ambiente de amizade, harmonia e integração entre todos os agentes. Em vez de guerrear contra a violência, precisamos promover o diálogo, estabelecer regras claras e objetivas, não favorecer apenas um determinado grupo de alunos e oferecer apoio psicológico àqueles que precisam. 
     Além disso, também é importante promover atividades artísticas, sociais, esportivas e gincanas que aumentem o diálogo e o contato de todos com a diversidade de gênero, estilos e gostos que encontramos em uma escola. Assim, a instituição se torna ainda mais em um ambiente agradável, onde os alunos criam uma identidade e passam a ter mais respeito e apreço pela escola e por tudo que existe nela.
    Logo, com essas ações, podemos tornar a instituição em um ambiente agradável e valoroso aos pais, alunos e funcionários. Todos os agentes da escola se tornarão melhores cidadãos, reconhecendo a importância do respeito em nossas vidas. Afinal, diminuindo a violência na escola em todos os seus aspectos físicos e psicológicos, garantimos que os alunos tenham acesso à educação e se tornem cidadãos cada vez mais conscientes e engajados em uma sociedade mais justa e igualitária. E você, está pronto para contribuir para uma escola de paz? Reflita.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2023

Exercícios de Fixação

1. Segundo o texto, qual o objetivo da escola?
____________________________

2. O ceticismo de muitos jovens em relação a uma sociedade mais justa e igualitária pode ter diversas causas. Para você, o que tem provocado a falta de esperança em uma sociedade melhor? 
____________________________

3. Conforme o texto, quais medidas preventivas as escolas podem adotar para criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos? Quais outras medidas você gostaria de acrescentar para tornar a sua escola ainda melhor?
____________________________

4. Como podemos ajudar os alunos que foram vítimas de violência a se recuperarem emocionalmente e continuarem sua educação de forma saudável?
____________________________

5. Que atividades podem ser desenvolvidas para tornar a escola em um ambiente mais agradável?
_____________________________

6. Como a tecnologia pode ser usada para prevenir e combater a violência nas escolas, sem comprometer a privacidade dos estudantes?
_____________________________

Opções para baixar:


👉 Baixar apenas o texto AQUI.

👉 Baixar o texto e as atividades AQUI.

Correção
Após aplicar esta atividade, realize a correção, promovendo o engajamento de todos durante a resolução, ouvindo as respostas dos seus alunos.

GABARITO DA ATIVIDADE ACIMA
1. Formar a ética e a moral dos sujeitos, como também transformar a sociedade e torná-la mais justa, instruindo o aluno para que ele consiga edificar uma boa carreira no mercado de trabalho. / 2. Resposta pessoal. (O texto apresenta algumas causas desse problema: O fato de a violência está presente em diversas esferas da sociedade, como nas ruas das cidades, no ambiente doméstico e em crimes de colarinho branco. / 3. Promover o diálogo, estabelecer regras claras e objetivas, não favorecer apenas um determinado grupo de alunos e oferecer apoio psicológico àqueles que precisam. Resposta Pessoal. / 4. Sugestão de resposta: O primeiro passo é conversar com a vítima de violência, buscando oferecer apoio e consideração pelo ocorrido. Outra sugestão é buscar auxílio psicológico com um profissional adequado e identificar os fatores que contribuíram para essa situação. (Considerar outras respostas) / 5. O texto apresenta algumas atividades que podem contribuir para uma escola melhor: realizar atividades artísticas, sociais, esportivas e gincanas que aumentem o diálogo e o contato de todos com a diversidade de gênero, estilos e gostos que encontramos em uma escola. / 6. Sugestão de resposta: A tecnologia pode servir como uma grande aliada para agir contra esse problema na escola. Isso porque, contando com algumas ferramentas, os gestores e professores conseguem realizar o monitoramento, controle de acessos e divulgação de campanhas contra o bullying. (Considerar outras respostas)


IMPORTANTE
Todo este material foi preparado pela equipe do site Tudo Sala de Aula, portanto, ao fazer uso desta sequência didática, não esqueça de colocar os créditos dessa produção. Esperamos muito que este material possa ajudar em sua prática pedagógica, facilitando a gestão em sala de aula. Boa aplicação!



Deixe um comentário mais abaixo avaliando este material.😉

96 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Perfeita as atividades. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns à equipe! Material excelente que irá nos ajudar muito Que o Divino Espírito Santo ilumine sempre a inteligência de vocês. Todo o material de vocês é muito bom e tem boa ajudado demais na sala de aula. A vocês, "gratidão"

      Excluir
    2. Muito obrigado a todos! Ficamos felizes em poder ajudar. Que Deus abençoe todos nós!

      Excluir
    3. Sou totalmente dependente das atividades do site há um bom tempo. E parabéns pelas novidades, eu amei!!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho!
    Excelente a sequência de conteúdos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o material. Parabéns a toda a equipe!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito as atividades e o tema , vou em minhas turmas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Vocês sempre arrasndo.

    ResponderExcluir
  6. Super fantástico!!!
    ⭐⭐⭐⭐⭐

    BLOG TUDO SALA DE AULA
    Amigo do professor e do aluno!

    ResponderExcluir
  7. Material maravilhoso!
    Parabéns ao site por contribuir com materiais espetaculares, para que juntos possamos ter uma educação de qualidade em um ambiente tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pelo comentário! Este, muito nos motiva! Gratidão.

      Excluir
  8. Material rico, bem elaborado parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo material e o site é maravilhoso, trabalho com todas as atividades.

    ResponderExcluir
  10. Achei ótimas e interessantes as atividades

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao site, obrigada por dividir esse excelente material!

    ResponderExcluir
  12. Material muito bem elaborado e aborda um tema de grande importância neste momento tão difícil que a educação está enfrentando. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito das atividades. Quando puderem elaborem para crianças menores também.

    ResponderExcluir
  14. Aoessas postagem, me ajuda muito com minhas aulas. Obrigada por postar conosco matérias tão valiosos.

    ResponderExcluir
  15. que coisa mais linda obrigado, ameeeii

    ResponderExcluir
  16. atividades maravilhosas obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  17. Material excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Amei! Obrigada por compartilhar materiais tão valiosos para incrementar as aulas de outros educadores!

    ResponderExcluir
  19. Excelente material, toa equipe de parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns material excelente obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  21. Trabalho excelente, segue uma sequencia metodológica bem interessante.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS A TODA EQUIPE MATERIAL EXCELENTE

    ResponderExcluir
  23. Material excelente! Gostei muito .

    ResponderExcluir
  24. Super interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Esse material é maravilhoso,me ajuda muito no meu dia a dia na sala de aula.Parabéns a todos pelo excelente material de apoio.

    ResponderExcluir
  26. Excelente material! Vou usar e ainda repassar para meus colegas.

    ResponderExcluir
  27. Material excelente, nota dez. parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir
  28. Espetacular! Admiro o trabalho de vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. As atividades são excelentes .Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  30. Esse material era o que estávamos esperando.

    ResponderExcluir
  31. Utilizo muito as atividades do site. Parabéns por mais essa sequência didática! Sempre enriquecem as minhas aulas e de colegas de outros conteúdos.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns a equipe do TUDO SALA DE AULS,pelos excelentes conteúdo e metodologias propostas em todas as disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo comentário. Agradecemos o carinho e o reconhecimento. 😊

      Excluir
  33. Estou gostando demais das atividades que o site tudo sala de aula oferece.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  35. Material maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  36. meu eu estava sendo irônico é claro que é ótimo e não fala assim do conteúdo

    ResponderExcluir
  37. Sequencia maravilhosa, vou usar alguns tópicos na minha aula de PV. Gratidão

    ResponderExcluir
  38. Bom dia! Sou Regina Reis, CP em um colégio em Mendes, interior do estado do RJ,e, como fiquei deslumbrada com o material de Tudo Sala de Aula! Um material,simples,completo e de uma realidade!!!E outro fato que me deixou muito agradecida foi a possibilidade de poder utilizar todos os materiais,com os créditos de vocês,é claro! Não conhecia tais materiais e, só tenho agradecimentos a fazer.Muito obrigada,mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expressamos nossa profunda gratidão! Nos esforçamos ao máximo para auxiliar todos os professores e colaborar de maneira significativa com a educação. Gratidão! ❤

      Excluir
  39. Parabéns pelo excelente trabalho que trabalho que vocês desenvolvem, nos ajudam muito em nosso trabalho em sala de aula!!👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós agradecemos imensamente por seu comentário, ficamos muito felizes em ajudar!

      Excluir
  40. Ótimo material! Irei utilizar em minhas aulas de Educação Cidadã. Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Toda equipe Estão de parabéns, excelentes conteúdos, atividades maravilhosas , só tenho a agradecer a todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Ficamos muito felizes que tenha gostado! Conte sempre conosco.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem