Atividade sobre o Diálogo Inter-Religioso - II - Anos Finais

Atividade de Ensino Religioso sobre diálogo inter-religioso para o 7° ano, 8° ano e 9° ano com texto de apoio e gabarito

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor

Objeto do conhecimento: Crenças, convicções e atitudes. Habilidade da BNCC: (EF08ER02). Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos. Objetivo da aula: Promover a reflexão sobre a importância da unidade entre igrejas e religiões, compreendendo que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito.

 

O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Diálogo Inter-religioso

Após o século XX, acentuou-se um processo de grandes transformações no mundo. Assim, a preocupação pela paz entre as grandes nações, a consciência ambiental e a busca pelo diálogo inter-religioso tornaram-se questões amplamente debatidas entre as sociedades. Essas transformações em curso são impulsionadas por dois elementos prementes: o receio de que a humanidade caminhe rumo à sua própria extinção e a crescente interconexão global. Deste modo, cabe a reflexão: como o diálogo inter-religioso pode contribuir para a paz no mundo?

A busca pela Paz

O diálogo inter-religioso é uma prática fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. Por meio dele, as diferentes religiões podem se conhecer e estabelecer um diálogo baseado no respeito mútuo, contribuindo para uma convivência pacífica entre seus seguidores. A amizade entre as diferentes religiões é um resultado direto desse diálogo construtivo, uma vez que se estabelece a convicção de que todas as religiões têm algo para contribuir com a construção de um mundo melhor. Dessa forma, o preconceito e a intolerância perdem espaço, permitindo que as pessoas alcancem um nível mais profundo de compreensão do outro, independentemente das crenças que professam.

Além do diálogo inter-religioso (ação que promove a boa relação entre todas as religiões), há também outras iniciativas que favorecem a paz entre as pessoas: o Ecumenismo, que busca a aproximação entre as diferentes denominações do Cristianismo e o Diálogo Interconviccional, que busca aproximação com aqueles que não possuem religião definida. 

Desafios do Diálogo Inter-religioso

Estabelecer um diálogo inter-religioso não é uma tarefa fácil, especialmente em um mundo onde muitas vezes se glorifica a própria religião em detrimento das outras. No entanto, é preciso lembrar que a tolerância e o respeito são valores fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. Nesse sentido, o diálogo inter-religioso é um meio importante para atingir essa meta. Assim, destaca-se que esse diálogo não é somente uma questão de interesse religioso, mas sim, uma questão de interesse geral. Afinal, a amizade entre as diferentes religiões contribui diretamente para a paz, a harmonia e a convivência pacífica entre as pessoas, independentemente de suas crenças.




União na Diversidade

 
Ouvir e entender a crença do outro não significa que concordamos com o que está sendo dito, entretanto, é uma oportunidade de coexistirmos e aprendermos juntos, sem perdermos nossa identidade individual. Nenhuma religião tem o monopólio da verdade absoluta, já que o mistério que as envolve é universal. Desse modo, o objetivo do diálogo inter-religioso não é a conversão de pessoas ou a união de todas as crenças em uma só, mas sim a busca por uma convivência pacífica.

Texto: Tudo Sala de Aula.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. O diálogo inter-religioso é uma prática que visa promover a compreensão e o respeito mútuo entre diferentes crenças. Assim sendo, o diálogo inter-religioso pode ser definido como 
a) a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem buscar pela supremacia mundial.
b) a união de doutrinas e crenças das mais diferentes religiões em uma única fé.
c)  um intercâmbio respeitoso entre indivíduos e grupos com diferentes crenças religiosas.
d) a única forma para promover a paz e a cooperação entre as sociedades no mundo.

2. Os meios de comunicações e transportes quebraram várias fronteiras e permitiram às pessoas conhecerem outras culturas e religiões.  Com tanta diversidade religiosa no mundo, há necessidade do diálogo inter-religioso? Justifique sua resposta.
_____________________________

3. Segundo o texto, após o século XX, acentuou-se um processo de grandes transformações no mundo. Diante dessas transformações, que questões são atualmente debatidas amplamente entre as sociedades?
_____________________________




4. Sabe-se que as religiões orientam a humanidade desde a sua origem. Desse modo, para você, quais compromissos todas as religiões devem assumir atualmente visando a relação pacífica entre as nações?
_____________________________

5. Assinale as afirmativas em (F) para Falso e (V) para Verdadeiro.

a. (    )  O diálogo inter-religioso busca o respeito mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa.

b. (   ) Dialogar é abrir espaço para o outro, deixar que pessoas diferentes adentrem nosso território de ideias.

c. (    ) As religiões precisam dialogar e se respeitar mutuamente, entretanto, o diálogo inter-religioso não evita conflitos de natureza religiosa. 

d. (    ) O diálogo inter-religioso é um dos elementos fundamentais mais efetivos para suprir a busca da humanidade pela paz.

e. (    ) Demonstrar superioridade de uma religião em relação a outras contribui para um diálogo inter-religioso proveitoso.

6. É um dos objetivos do diálogo inter-religioso
a) converter as pessoas a uma determinada religião.
b) demonstrar superioridade de uma religião em relação a outras.
c) isolar e excluir aqueles que praticam uma religião diferente.
d) promover o entendimento e a cooperação entre diferentes religiões.

7. Segundo o texto, em que contribui a amizade entre as diferentes religiões?
_____________________________




8. Defina com suas palavras as seguintes expressões:

a) Ecumenismo.
_____________________________

b) Diálogo Interconviccional.
_____________________________

c) Intolerância religiosa.
_____________________________

d) Convivência pacífica.
_____________________________

Leia a tirinha e responda às questões 9 e 10.

 

9. Para você, como seria o Brasil caso não houvesse a garantia das liberdades individuais?
______________________________

10. Você se considera mentalmente preparado para respeitar e considerar uma religião diferente da sua? Por quê?
______________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2. Sim. O diálogo inter-religioso é uma alternativa para solução de conflitos. Seu objetivo é promover a unidade entre igrejas e religiões, afirmando que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito. (Considerar outras respostas) / 3. A preocupação pela paz entre as grandes nações, a consciência ambiental e a busca pelo diálogo inter-religioso. / 4. Resposta Pessoal. / 5. V, V, F, V e F. / 6D / 7. Contribui para um resultado direto desse diálogo construtivo, uma vez que se estabelece a convicção de que todas as religiões têm algo para contribuir com a construção de um mundo melhor. / 8. a) Iniciativa que busca a aproximação entre as diferentes denominações do Cristianismo. b) Comportamento que busca aproximação com aqueles que não possuem religião definida. c) Ato de discriminar ou ofender religiões, cultos e liturgias ou também discriminar, ofender e agredir pessoas por conta das suas crenças e práticas religiosas. d) A atitude respeitosa e harmoniosa entre as pessoas. / 9. Resposta Pessoal. / 10. Resposta Pessoal.  


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula😊 !

14 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Ótima atividade, parabéns, tem mim ajudado muito nas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e atividades! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Amei muito bom esse texto e as perguntas muito obrigado por ter me ajudado muito muito muito obrigado ☺️

    ResponderExcluir
  4. Mim ajudou bastante 💕

    ResponderExcluir
  5. Obrigado isso me ajudou muito mesmo obrigado

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse material. Eu só gostaria de saber se pode ser trabalhado nas 4 séries???

    ResponderExcluir
  7. Preciso das respostas do capítulo 1 e 2

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem