Atividade sobre Cultura Digital - Anos Finais

Atividade Interdisciplinar sobre Cultura Digital para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto de apoio e gabarito.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

CULTURA DIGITAL



A cultura digital é um conjunto de valores, práticas e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Com o avanço tecnológico, tornou-se cada vez mais comum a utilização de dispositivos digitais com conexão à internet, o que tem transformado as formas de interação, trabalho, lazer e aprendizado das pessoas. As práticas relacionadas ao uso de tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais presentes na sociedade, desde a utilização de smartphones para acessar redes sociais, até o uso de softwares de gestão empresarial para otimizar processos produtivos. É importante destacar que a cultura digital não se restringe apenas ao uso de tecnologias, mas também envolve a reflexão sobre as implicações sociais e éticas do seu uso.

Elementos inerentes à Cultura Digital

Há 100 anos, seria impossível interagir com pessoas do outro lado do mundo de forma tão rápida como atualmente. Hoje, quase tudo acontece por meios eletrônicos, que nos dão infinitas oportunidades, desafios e benefícios, sejam educacionais ou sociais. A internet possibilita o acesso a informações e o compartilhamento de conhecimentos de forma rápida e eficiente, o que tem contribuído para a formação de comunidades de aprendizado e para o desenvolvimento de projetos colaborativos.

- TIC
Conhecida popularmente como TIC, as Tecnologias de Informação e Comunicação é uma das áreas mais importante da atualidade, pois permite a comunicação, o acesso à informação e a realização de tarefas de forma mais eficiente. As TIC são compostas por computadores, smartphones e tablets, cujas funções proporcionam, por meio de softwares, a automação de comunicação e processos.

- Internet
A internet é uma rede mundial de computadores que conecta milhões de dispositivos em todo o mundo. Ela permite a troca de informação, comunicação e acesso a uma infinidade de recursos, como sites, aplicativos, serviços e conteúdos digitais.

- Redes sociais
As redes sociais são plataformas online que permitem a conexão e a interação entre pessoas. Elas se tornaram uma parte importante da vida moderna, oferecendo uma maneira de se comunicar, compartilhar informações e se divertir.

- Marketing digital
Marketing digital é uma estratégia de negócios que visa promover produtos ou serviços, utilizando a internet como principal meio de comunicação. É uma forma de alcançar o público-alvo de maneira mais eficiente e personalizada, através de ações como anúncios ou a criação de sites para venda.




Impactos da Cultura Digital

 

A cultura digital valoriza a criatividade, a inovação e a autonomia. A tecnologia tem permitido a criação de novas formas de expressão artística e cultural, bem como o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que têm transformado diversos setores da economia.

Refletindo

A cultura digital é um fenômeno cada vez mais presente na sociedade contemporânea, que envolve práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação. É fundamental que as pessoas desenvolvam habilidades para lidar com as tecnologias digitais de forma responsável e crítica, visando aproveitar as oportunidades que a cultura digital oferece para transformar a sociedade.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Com suas palavras, escreva a definição de Cultura Digital.
_____________________________

2. A cultura digital tem um impacto significativo em nossas vidas, moldando a forma como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos. Qual alternativa abaixo revela um impacto da cultura digital na sociedade?
a) Valorização da criatividade, da inovação e da autonomia.
b) Limitação da capacidade de reflexão e do pensamento crítico.
c) Aumento do acesso à informação sempre com muita segurança e veracidade.
d) Ampliação do tempo sem uso de dispositivos eletrônicos na rotina das pessoas.

3. Com o avanço tecnológico, tornou-se cada vez mais comum a utilização de dispositivos digitais com conexão à internet. Assim sendo, cite três atividades realizadas por você que são indispensáveis o uso de meios eletrônicos com acesso à internet.
_____________________________




4. Observe a imagem e resolva a questão.


Qual a crítica presente na charge?
_____________________________

5. Assinale a alternativa FALSA.
a) A cultura digital se refere ao modo como a sociedade produz e consome conteúdo digital.
b) A tecnologia está transformando a sociedade e a forma como vivemos e trabalhamos.
c) Os estudantes devem se relacionar com a tecnologia de forma responsável e usá-la em substituição ao professor.
d) A cultura digital permite que as pessoas criem, testem e compartilhem novas ideias e soluções.

6. A privacidade online é um tema cada vez mais relevante atualmente, já que a internet se tornou uma ferramenta indispensável para a maioria das pessoas, ofertando facilidade de acesso a informações e comunicação instantânea. Nesse contexto, o que é privacidade online?
a) A capacidade de controlar o que as pessoas dizem sobre você na internet.
b) A capacidade de controlar quem pode acessar suas informações pessoais na internet.
c) A capacidade de controlar o que você vê e compartilha na internet.
d) A capacidade de controlar quem pode acessar a internet em ambientes públicos.

7. Associe corretamente as expressões abaixo aos seus respectivos significados.

(A) Internet
(B) TIC
(C) Redes sociais
(D) Marketing Digital

(  ) Refere-se ao conjunto de processos, hardwares, programas e função dos dispositivos.
(   ) Conjunto de estratégias utilizadas para atrair e conquistar clientes no ambiente virtual.
(  ) Aplicativos que conectam clientes, familiares e amigos que compartilham interesses comuns. 
(    ) Sistema por onde circulam as informações em hipertexto.




8. Como é chamada a pessoa com a capacidade de influenciar o comportamento e a opinião de grandes massas por meio dos conteúdos publicados em seus canais de comunicação, como Instagram, Twitter, YouTube e TikTok?
_____________________________

9. Quais são as habilidades necessárias para se adaptar à cultura digital?
_____________________________

10. Cite pelo menos 6 profissões que só passaram a existir através da cultura digital.
_____________________________

11. A digitalização criou milhares de novos postos de trabalho associados à cultura digital. Você aspira alguma carreira dessa área? Se sim, qual?
_____________________________

12. Em sua opinião, como a cultura digital pode contribuir para a transformação da sociedade e para a construção de um futuro mais justo e sustentável?
_____________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Habilidade BNCC:
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. 


GABARITO
1. É um conjunto de valores, práticas e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. (Considerar outras respostas) / 2A / 3. Resposta Pessoal. / 4. (Sugestão de resposta) O texto faz uma crítica a um comportamento muito comum na sociedade moderna sobre os relacionamentos familiares. Neste comportamento, é observado uma família reunida, entretanto, todos estão fazendo uso de dispositivos eletrônicos da cultura digital sem o desenvolvimento da relação interpessoal, atitude indispensável nos relacionamentos familiares. / 5C / 6B / 7. (B) (D) (C) (A) / 8. Influencer digital. / 9. (Sugestão de resposta) Criatividade, inovação e autonomia.  / 10. (Sugestão de resposta) Desenvolvedor de Aplicativos, Analista de Mídias Sociais, Blogueiro, Desenvolvedor Web, Especialista em e-Commerce e Influenciador digital. / 11. Resposta Pessoal. / 12 (Sugestão de resposta) A cultura digital tem o potencial de transformar significativamente a sociedade, ao permitir uma maior conexão e colaboração entre indivíduos e comunidades em todo o mundo. Através do acesso à informação e da tecnologia, as pessoas podem se educar, compartilhar conhecimentos e aprender com outras culturas. Além disso, a cultura digital pode ajudar a criar soluções sustentáveis para os desafios ambientais e sociais, por meio do uso de tecnologias limpas, do compartilhamento de recursos e da cooperação global

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula.😊

35 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Amei a atividade, me ajudou bastante, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas atividades, também me ajudou muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Atividades ótimas... Muiiiito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei este material sobre cultura digital!!! possuem mais ou só este texto?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por compartilhar um pouco de seu conhecimento e experiência

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, vocês nos ajudam imensamente.

    ResponderExcluir
  7. Excelente material! Parabéns pelo apoio pedagógico! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS POR COMPARTILHAR, ADOREI O ASSUNTO. E COM CERTEZA FOI DE GRANDE APRENDIZADO E IRÁ ME AJUDAR BASTANTE EM SALA COM OS ALUNOS. OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela ajuda, o material mim ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela atividade, me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Material excelente. Obrigado por disponibilizar. Ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar essa atividade, me ajudou bastante. Gratidão.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas atividades. Amo.Gratidão.

    ResponderExcluir
  14. JOADILSON GOMES DE LIMA23 de outubro de 2023 às 08:42

    Parabéns pela produção!. Bem sitética, didática e esclarecedora!. Estou professor da sala de recursos digitais e esta produção ajudou muito em como produzir uma atividade sobre CULTURA DIGITAL, afim de como capacitar professores e alunos da escola na qual trabalho!. Sucesso sempre para a equipe TUDO SALA DE AULA!!!.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela atividade. Sua produção irá ajudar bastante os alunos entender esse novo componente curricular. Cultura Digital.

    ResponderExcluir
  16. muito obrigada me ajudou muitooo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem