Simulado de Português sobre o descritor D6 do SAEB - 9º ano

Simulado de Língua Portuguesa sobre o descritor D6 do SAEB - Identificar o tema de um texto com gabarito.

Simulado D6 Saeb


Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.




1. Leia o texto e depois responda.

PREGUIÇAS-DE-COLEIRA 
SOB AMEAÇA IMINENTE

    Recém-reconhecida pela ciência, a preguiça-de-coleira do Sudeste (Bradypus crinitus) poderá perder até 7 mil km² de áreas adequadas a sua sobrevivência, caso nenhuma medida de regeneração florestal seja tomada. Este cenário poderá ser ainda mais grave, uma vez que o desmatamento na Mata Atlântica vem aumentando consideravelmente em quase todos os estados de ocorrência desse importante domínio florestal brasileiro.
    O nome ‘preguiça-de-coleira’ relaciona-se com a presença de uma juba na região dorsal do animal, de pelagem mais escura e lisa. Daí vem seus outros nomes populares: preguiça-preta e aí-pixuna, em tupi (a’i = preguiça, pi’xuna = preta).
    A preguiça-de-coleira faz parte do gênero científico Bradypus, que inclui as preguiças-de-três-dedos (três garras na frente e atrás). A preguiça-de-coleira é altamente – e incrivelmente – adaptada a viver na copa das árvores, caracterizando o que chamamos de hábito arborícola. Ela necessita da copa das árvores para suas atividades diárias, incluindo alimentação e deslocamento, assim como todas as outras espécies de preguiça. Por estar presente apenas em alguns locais na Mata Atlântica, as preguiças-de-coleira são as mais ameaçadas no Brasil.

Fonte: https://cienciahoje.org.br/ (Acesso: 15/03/2023)

(TSA) Qual o tema do texto?
a) O risco de desaparecimento de uma espécie.
b) O desmatamento na Mata Atlântica no Brasil.
c) O deslocamento de outros animais silvestres.
d) A falta de alimentos das preguiças-de-coleira.

2. Leia e resolva.

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) ESTIPULOU NOVO PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM REGULAR 2023)

Segundo a Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial da União de hoje (15), as inscrições deverão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho.
    A data das provas, tanto para a versão impressa quanto para a digital, foi mantida nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.
    De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram mantidas as datas do Enem voltado para pessoas privadas de liberdade (PPL), bem como para a reaplicação do Enem Regular, conforme previsto pela Portaria 575 de dezembro de 2022.
    Assim sendo, as inscrições serão de 9 a 27 de outubro e a aplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro. O gabarito do Enem 2023 para PPL (e para reaplicação do Enem Regular) será divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/ 
(Acesso: 15/03/2023)

(TSA) Qual o tema do texto?
a) A mudança das datas de aplicação de provas.
b) A manutenção das datas das provas do Enem.
c) Novo prazo para as inscrições do Enem 2023.
d) Divulgação dos gabaritos no dia 27 de dezembro.




3. Leia e resolva.


(TSA) O tema do texto é
a) poluição dos automóveis.
b) mobilidade urbana.
c) poluição sonora.
d) trânsito seguro.

4. Leia e resolva.


Luís Vaz de Camões

(TSA) Qual o tema do poema?
a) O amor não correspondido.
b) A complexidade do amor.
c) As respostas do amor fiel.
d) A amizade entre pessoas.




5. Leia e resolva.

CACHORROS

    Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.

Fonte: https://portuguesrapido.com/
 (Acesso em: 15/03/2023)

(TSA) Qual o tema do texto?
a) O vínculo entre homens e cães.
b) A origem dos cachorros na Ásia.
c) A criação de cachorros em Zoológicos.
d) A amizade entre os cachorros.

6. Leia e resolva.

QUE FARO!

O olfato é um sentido que não deve ser subestimado. Afinal, ele é o primeiro a se desenvolver nos bebês após o nascimento. Os demais sentidos só começam a progredir depois de alguns dias. É por essa razão que os bebês possuem a capacidade de reconhecer a mãe pelo cheiro. Essa aptidão se mantém com o passar do tempo, pois as pessoas conseguem se lembrar de cheiros que sentiram ainda na infância e que ficaram marcados por experiências, boas ou ruins.

BARBIERI, Paloma Blanca Alves

(TSA) O tema do texto é
a) os sentidos do corpo.
b) os cheiros da infância.
c) a lembrança do passado.
d) o sentido do olfato.
 
7. Leia e resolva.

A DOENÇA GENÉTICA MAIS FREQUENTE DOS SERES HUMANOS

    A interrupção espontânea da gravidez é o problema de origem genética mais comum entre os seres humanos. Tanto a idade precoce quanto a avançada da mulher têm um papel crucial no aborto natural, o qual resulta de anormalidades cromossômicas fetais.
    Durante a gravidez humana, uma grande proporção de zigotos (células que resultam da união do óvulo e do espermatozoide) não amadurece em blastocistos (embriões de cinco a seis dias de vida), e muitos dos zigotos que formam blastocistos não chegam a se implantar no útero. Estudos de gestações com diagnóstico clínico, geralmente feito cerca de quatro semanas após a concepção mostram que entre 10% e 15% acabam em perda espontânea do feto antes do final do primeiro trimestre (12ª semana).
    Até recentemente, acreditava-se que as causas da interrupção espontânea da gravidez eram maternas, anatômicas, endocrinológicas ou infecciosas. Mas, agora, está bem estabelecido que a causa mais frequente é genética e resulta de anormalidades cromossômicas fetais. Anomalias cromossômicas são diagnosticadas em mais de 60% das amostras estudadas de aborto espontâneo do primeiro trimestre. A interrupção natural da gravidez constitui, assim, a doença genética mais comum dos seres humanos. 

Sérgio Danilo Pena

(TSA) O tema abordado no texto é
a) as clínicas irregulares de aborto.
b) os desafios da gravidez humana.
c) a interrupção natural da gravidez.
d) o aumento de proporção de zigotos.

8. Leia e resolva.

CEARÁ TEM 7 AÇUDES SANGRANDO E OUTROS 16 COM MAIS DE 90% DA CAPACIDADE

Além deles, 16 reservatórios já atingiram mais de 90% da capacidade, segundo a Cogerh

    O número de açudes sangrando no Ceará vem aumentando com o avanço da quadra chuvosa no Estado. Atualmente, sete reservatórios estão sangrando, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
    Quatro começaram a escoar ainda em janeiro. O primeiro foi o Germinal, em Pacoti, no dia 9 de janeiro. Depois, no dia 20, foi a vez do Tijuquinha, em Baturité, seguido pelo Caldeirões, em Saboeiro (hoje, ele caiu para 98%).
    O açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, na Região do Cariri, atingiu 100% do seu volume total no dia 23 do mesmo mês. No fim de fevereiro, o 5º a sangrar foi o açude Valério, em Altaneira. Em março, já são três açudes escoando. No dia 9, foi o Quandu, em Itapipoca.  Na manhã do dia 13, tanto o açude Itapajé quanto o Acarape do Meio, em Redenção, atingiram a capacidade máxima.

Nícolas Paulino
Diário do Nordeste - 15 de março de 2023

Qual frase abaixo resume melhor o tema geral do texto?
a) Chuvas fortes sangram dezenas de açudes em 2023.
b) O açude Rosário atingiu 100% do seu volume total.
c) Germinal foi o primeiro açude a sangrar no Ceará.
d) Aumento do volume de água dos açudes no Ceará.




9. Leia e resolva.

O RATO E A RÃ

    Um Rato desejava atravessar um rio, mas tinha medo, pois não sabia nadar. Pediu então ajuda a uma Rã, que se ofereceu para o levar para o outro lado desde que se prendesse a uma das suas patas.
    O Rato concordou e, encontrando um pedaço de fio, prendeu uma das suas pernas à Rã. Mas, mal entraram no rio, a Rã mergulhou, tentando afogar o Rato. Este, por sua vez, debatia-se com a Rã para se manter à superfície. Estavam os dois nestes trabalhos e canseiras quando passou por cima um Milhafre que, vendo o Rato sobre a água, baixou sobre ele e levou-o nas garras juntamente com Rã. Ainda no ar, comeu-os a ambos.

Fonte: https://www.culturagenial.com/ 
Acesso em: 15/03/2023

Qual palavra abaixo melhor resume o tema do texto?
a) Medo.
b) Justiça.
c) Compaixão.
d) Fidelidade.

10. Leia e resolva.
 

(TSA) Qual o tema do texto?
a) Vacinação contra a gripe.
b) Atualização da carteira de vacinação.
c) Entrega de remédios contra a influenza.
d) Chegada de novas doses de vacinas. 



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!








Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2C / 3A / 4B / 5A / 6D / 7C / 8D / 9B / 10A

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

10 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem