Atividade sobre Reciclagem - Com gabarito - Anos Finais

Atividade de Ciências sobre a importância da Reciclagem para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito e texto de apoio.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidades BNCC:
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


RECICLAGEM

O processo de degradação ambiental tem causado grandes ameaças a qualidade e manutenção da vida no planeta. Isso se deve a inúmeros fatores, dentre esses, destaca-se a poluição ambiental provocada pelo acúmulo de lixo devido ao seu descarte incorreto. Diante desta situação, verifica-se a importância de exercer práticas de preservação ambiental para proteger o meio ambiente de ações que venham causar sua destruição. Assim, uma boa prática de preservação é o processo de reciclagem de materiais.

A reciclagem significa o reaproveitamento de materiais que seriam possivelmente descartados, transformando-os em matérias-primas para produção de novos produtos. Com a realização desse processo de descarte e reutilização dos materiais, a quantidade de lixo acumulado no meio ambiente será cada vez mais reduzida.

Atividade sobre reciclagem

Os resíduos produzidos que possivelmente seriam descartados estão sendo aproveitados, não sendo necessário recorrer a novas matérias-primas para a confecção de novos produtos, o que garante uma redução da extração dos recursos naturais e assim possibilitando sua disponibilidade e permanência na natureza. Por exemplo, a reciclagem do pneu diminui a retirada de recursos como o petróleo e a reciclagem do papel impede a destruição de novas árvores.

Para executar a prática de reciclagem é importante haver uma separação dos resíduos, mesmo que ainda existam materiais que não podem ser aproveitados. Os resíduos possuem uma classificação que facilita o processo de separação, sendo eles: resíduos secos e úmidos. 




Os resíduos úmidos são aqueles que não conseguem passar por um processo de limpeza, ou seja, não podem ser recicláveis, isto inclui resto de comida, fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, vidros quebrados, papéis sujos, dentre outros. Já os resíduos secos são aqueles que podem ser reciclados, por exemplo, plástico, papel, vidro e metais. Dessa forma, o recolhimento dos materiais para a reciclagem ocorre por meio da coleta seletiva, prática que consiste na separação dos resíduos de acordo com a origem de seu material. Assim, todo material é separado dos resíduos orgânicos ou qualquer outro resíduo que possa causar sua contaminação.

 Atividade sobre reciclagem

A coleta seletiva utiliza lixeiras que recebem uma cor específica. A lixeira vermelha é utilizada para o descarte do plástico, a verde para o vidro, a azul serve para colocar o papel, a amarela o metal e a marrom para o lixo orgânico. Com essa prática de separação correta do lixo, sem deixá-lo jogado na natureza de qualquer forma, facilita no processo de reciclagem, reduzindo os danos diretos no meio ambiente.


Raila Braga
Tudo Sala de Aula, 2023
 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. A degradação ambiental é resultado, em sua grande maioria, das ações humanas, isso tem causado grandes ameaças para a manutenção da vida no planeta. Considerando os mais diversos problemas que ameaçam o meio ambiente, qual das alternativas abaixo apresenta ação causadora da degradação ambiental?
a) Reciclagem.
b) Coleta seletiva.
c) Descarte incorreto do lixo.
d) Reaproveitamento de materiais.

2. Com a prática da reciclagem, a exploração dos recursos naturais é cada vez mais reduzida, pois os materiais que seriam descartados são reaproveitados, não sendo necessário fazer usos de novas matérias-primas. 
 

Analisando as imagens acima, a reciclagem dos materiais apresentados garante a preservação de qual recurso natural?
a) Petróleo e árvores.
b) Petróleo e alumínio.
c) Alumínio e água.
d) Árvores e solo.




3. Os resíduos podem ser separados à medida que são utilizados ou não para a reciclagem. Assim, eles recebem uma classificação como sendo secos ou úmidos. Observe as imagens e marque a alternativa que apresenta exemplo de resíduos secos.

    
a) Apenas o item II.
b) Apenas o Item II e III.
c) Apenas o item III.
d) Apenas o item I.

4. Sobre a coleta seletiva, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso. 

(   ) É uma prática que consiste na separação dos resíduos de acordo com a origem de seu material.
 
(     ) É um método que classifica os resíduos em densos ou úmidos.

(     ) Facilita o recolhimento de materiais para reciclagem.

(     ) Utiliza de lixeira separadas por cores para cada material específico.

5. Leia o trecho abaixo e responda:

“O lixo é um problema que afeta o mundo inteiro. Eles são produzidos diariamente, sem que percebam a proporção desta situação, toneladas chegam aos aterros sanitários e o planeta terra não vai suportar, não haverá mais espaço para comportar tanto lixo, sendo que muitos destes precisaram de décadas e décadas para se decomporem."

a) Por que é importante o processo de reciclagem?
___________________________

b)  Por que o lixo é considerado um problema global?
___________________________




6. Observe os materiais apresentados nas imagens e associe com a cor de suas respectivas lixeiras, tracejando uma seta.



7. Observe a imagem.


Ao observar a fala dos ratos, nota-se que o cenário apresentado é visto como um “paraíso” para eles. Porém, isso é um problema para o meio ambiente e demais espécies. Analisando tal situação, é possível evitar que esse cenário aconteça? De que forma?
__________________________


Por Raila Kercia Braga
Licenciada em Ciências Biológicas
Tudo Sala de Aula

Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2A / 3C / 4. (V), (F), (V), (V). / 5. Possíveis respostas: a) Porque reduz a quantidade de resíduos a serem processados ​​e descartados e também contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas essenciais para a produção de novos bens de consumo, também economiza água, energia e reduz o descarte inadequado de resíduos. b) Porque afeta todo o planeta e são produzidos em grandes quantidades diariamente em todo o mundo. (Professor, considere outras respostas). / 6. Conferir na questão. / 7. Resposta pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

12 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem