Atividade sobre Arte Urbana - Com gabarito

Atividade sobre arte urbana com gabarito e texto de apoio para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

A ARTE URBANA

Muitas pessoas acreditam que as obras artísticas só podem ser apreciadas em galerias ou museus. Entretanto, a arte vem ocupando cada dia as ruas, os muros, as praças e tantos outros espaços urbanos. Desse modo, as cidades têm se tornado cada vez mais em verdadeiros museus a céu aberto, onde é possível contemplar obras de artes das mais diferentes formas, linguagens e tipos. A arte urbana se refere a toda forma de expressão artística que ocorre em espaços públicos, seja em muros, paredes, calçadas ou áreas abandonadas da cidade. Ela engloba diversos estilos, como, por exemplo, grafites, apresentações teatrais, cartazes, esculturas, estêncil, dentre outros. Ela pode ter diferentes objetivos, desde a crítica social até a simples ornamentação da cidade.


A imagem acima foi realizada por um artista francês que deixou sua marca no Rio de Janeiro em 2008. Essa obra retrata uma arte instalada em uma comunidade carente. Para você, qual seria a intenção do artista? Quem seriam as pessoas retratadas em sua obra?  Que técnicas o artista utilizou para realizar essa arte? Reflita. 

Ao percorrer pelas ruas de uma cidade, é comum se deparar com obras de arte que interagem com o ambiente e integram a paisagem. Até o começo do século XX, a arte urbana brasileira teve um caráter apenas oficial, pois sua principal função era preparar os monumentos, geralmente obras grandiosas, as quais homenageavam personalidades famosas. Ao público, cabia somente contemplar e reconhecer a identidade daquele lugar.

Entretanto, ao longo das décadas seguintes, ocorreram inúmeras mudanças na forma de considerar fazer arte. Logo, a arte urbana passou a promover a interação entre obra e o público, e entre a obra e o ambiente. No Brasil, essas experiências iniciaram-se em meados de 1950, quando muitos artistas introduziram aqui novas tendências artísticas oriundas da Europa. 

O Preconceito Artístico

No entanto, a arte urbana nem sempre é observada com bons olhos, muitas vezes, é vista como vandalismo e sujeira. Apesar disso, muitos artistas têm conquistado espaço e reconhecimento por suas obras e contribuem para a valorização da cultura urbana contemporânea.

A Arte Urbana Brasileira

A arte de rua é composta de significados sociais que vão além do desenho e passou a ocupar museus, galerias e livros de arte. Com o tempo, apareceu também dentro das casas, na forma de painéis pintados diretamente na parede e obras que proporcionam mobilidade, como letreiros, telas e esculturas.

 

Natalia Rak

Atualmente, alguns artistas desta categoria de arte se destacam, entre eles estão: André Mogle, Cadumen, Eduardo Srur, Cripta Djan, Alex Senna, Lel1n, Subtu, Shock Maravilha, Eduardo Kobra, Toys e Omik. Houve também artistas que se destacaram no passado, como Amílcar de Castro. Seguindo seus próprios estilos, esses artistas brasileiros produzem obras que comunicam diversas mensagens, como crítica social, aspectos da natureza, arte abstrata, política e caos da sociedade. Obras que atravessam fronteiras e quebram barreiras para conduzir um pensamento próprio do artista.




O Grafite

Uma das intervenções mais comuns observadas nas ruas é o grafite. Ele tem caráter temporário, pois essa manifestação se caracteriza pela elaboração de desenhos, letras e símbolos em paredes, muros, painéis ou em outros espaços da cidade. Geralmente, são utilizados pelos grafiteiros: spray, pincel, látex e carimbos (estêncil) como materiais para conduzir suas técnicas artísticas. 

Refletindo

Portanto, a arte urbana é considerada uma manifestação artística e está presente em espaços públicos com o objetivo de tornar a cidade mais bonita e interessante, além de estimular a reflexão e a crítica social. Você já observou se em sua comunidade há esses tipos de manifestação? Descubra!

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual a manifestação artística é realizada em grandes metrópoles e interfere no olhar de quem trafega, cotidianamente, pelo espaço onde ela é exposta ou apresentada?
________________________

2. Cite lugares onde a arte urbana pode se manifestar.
________________________

3. Há uma forma de intervenção urbana, que é realizada a partir de um molde de desenho, que se faz num papel resistente ou numa lâmina de plástico, onde é recortada uma das partes deste desenho, para que se aplique tinta na parte vazada. Como é chamada essa técnica artística?
a) Látex.
b) Lambe-lambe.
c) Grafite.
d) Estêncil.




4. Qual alternativa abaixo melhor resume o significado de arte urbana?
a) É uma forma de expressão artística que utiliza os espaços públicos como suporte.
b) É uma forma de expressão artística que é exclusiva de galerias de arte.
c) É considerada uma forma de expressão artística, pois envolve apenas a criação de murais.
d) É uma arte que utiliza elementos digitais para realizar suas criações nas ruas.

5. Cite três exemplos de estilos de arte urbana.
________________________

6. Qual das técnicas abaixo é muito comum ser usada na arte urbana?
a) Fotografia. 
b) Instalação de esculturas.
c) Grafite.
d) Pintura a óleo.

7. Quais os principais objetivos da arte urbana?
________________________




8. Observe a imagem e responda.


Para você, qual a mensagem que essa arte urbana visa transmitir?
________________________

9. Qual a importância da arte urbana?
a) Difundir a marca de uma empresa na cidade.
b) Criar belos murais em paredes desgastadas.
c) Promover o respeito pelas questões urbanas.
d) Apenas enfeitar a cidade e diminuir seus defeitos.

10. Por que ainda existem pessoas com preconceitos nas produções da arte urbana? O que você acha dessa arte?
________________________

11. Escolha um artista que produz arte urbana apresentado na aula de hoje, pesquise sobre ele na internet e descubra suas principais obras. Depois, compartilhe com seus colegas e professor (a). Registre abaixo o que você descobriu.
________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Habilidades BNCC:
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.


GABARITO
1. A arte urbana. / 2. Muros, paredes e calçadas. / 3D / 4A / 5. Grafites, apresentações teatrais e estêncil. (Considerar outras respostas) / 6C / 7. Tem vários objetivos, entre eles, tornar a cidade mais bonita e interessante e estimular a reflexão e a crítica social. / 8. Resposta Pessoal. (Sugestão: A imagem revela a importância de cultivar os bons sentimentos, como o amor. Essa arte urbana visa mostrar através de uma criança que em meio a correria e caos da sociedade, é necessário cuidar e proteger das boas relações humanas. / 9C / 10. Resposta pessoal. (Professor, é importante discutir com seus alunos que muitas pessoas agem com preconceito com essa manifestação artística por falta de conhecimento ou escolaridade) / 11. Resposta Pessoal. 


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula.😊

40 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Amo trabalhar com as atividades de Tudo na sala de aula pois vem completas e bem elaboradoras obrigada ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Ficamos muito felizes com seu comentário!

      Excluir
    2. Amei os conteúdos, as atividades e a especificação das habilidades de acordo com a BNCC.

      Excluir
  2. Obrigado mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Venho agradecer, a ajudinha que tenho de vocês, sabe aquele dia que some a inspiração. Que deus abençoe de forma multiplicadora esse maravilhoso canal de você. Gratidão é a palavra

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de deixar me comentário sobre o exelente material aqui postado. Que nos ajude na Transformação minha como futuro professor e quem possa receber. Grato!!!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELAS ATIVIDADES! MUITO BEM ELABORADAS, TEM MIM AJUDADO MUITO.

    ResponderExcluir
  6. Amei, me ajudou muito .

    ResponderExcluir
  7. Otimas atividades, amei. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Amei as atividades. Me ajudaram bastante. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho de vocês é muito importante para professores que estão chegando em uma sala de aula pela primeira vez. obg.

    ResponderExcluir
  10. Material bem elaborado!! Parabéns e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Amo suas atividades, são minhas inspirações. Obrigada, pois me motiva nas minhas criações.

    ResponderExcluir
  12. Veio no momento certo eu tava precisado e minha colega não estava em casa e ai eu já fiquei desesperada e vim direto no gogle e achei so agradeço

    ResponderExcluir
  13. Incrivel...vou aplicar com a Turma

    ResponderExcluir
  14. Excelente material didático vai me ajudar muito na minha aula de apresentação

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Vocês estão de parabéns!
    Contudo sería uma grande ajuda se a equipe pudesse criar material e atividades com a língua espanhola.
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Agradecemos a sugestão, iremos colocar em pauta!

      Excluir
  16. A melhor coisa que um aluno como eu que quer ganhar ponto, é ver que a atividade é de "tudo sala de aula" e depois ir pesquisar e achar o gabarito. Obrigada por existir, Tudo Sala De Aula✌️

    ResponderExcluir
  17. SOU IMENSAMENTE GRATA, POR VOCÊS NOS AJUDAREM DISPONIBILIZANDO ESSAS ATIVIDADES. TEM ME AJUDADO MUITO. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em ajudar! Sempre que precisar estaremos a disposição.

      Excluir
  18. gostei das atividades , parabens a todos..

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem