Atividade sobre a História da Educação Física - Anos Finais

Atividade sobre a história da Educação Física com texto de apoio para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Você sabia que a disciplina de educação física é vista com um importante aliado da saúde do ser humano? Você já se perguntou quando surgiu essa disciplina nas escolas e por que ela é necessária no calendário das aulas? Pense!
 
Atividade sobre a História da Educação Física

O surgimento da prática de atividade física no Brasil data no mesmo ano da descoberta do nosso país pelos europeus: em 1500. Isso se deve ao fato de que nas cartas enviadas ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha, há relatos de índios dançando, girando e se divertindo ao som de instrumentos musicais, assim, os historiadores acreditam que essas ações são provas escritas da primeira ginástica e recreação realizadas no Brasil. Teoricamente, as atividades desenvolvidas pelos indígenas brasileiros estavam relacionadas aos aspectos da cultura primitiva.

Os primórdios da Educação Física


 

Os primeiros relatos no mundo da prática de educação física vêm da pré-história, quando já se percebia uma preocupação pelo físico humano mais forte, todavia, não com a intenção da beleza ou exercício, e sim, de proteção. O exercício físico tem suas raízes nas civilizações mais primitivas, assim, essa prática é proveniente das necessidades humanas, como a luta pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e jogos e práticas atléticas. O homem primitivo costumava mudar-se de um lugar para outro à procura de mantimento, para isso, andava, subia em árvores, escalava penhascos, nadava e utilizava suas armas. 

Desse modo, o homem primitivo executava movimentos corporais básicos e naturais. Devido a repetições desses exercícios, ele aperfeiçoou suas habilidades e aprimorou-se gradativamente.




A disciplina de Educação Física no Brasil

O início do desenvolvimento da Educação Física no Brasil como disciplina ocorreu no período do Brasil Império. Foi nessa época, com a vinda da Corte Portuguesa, que surgiram os primeiros tratados. Nesse período, a educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das grandes elites e os exercícios corporais se tornaram sinônimos de saúde física e mental. 
 
Em 1854, a prática de atividade física passou a fazer parte do currículo escolar, decisão do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto. Entretanto, só foi em 1882, com o parecer do jurista Rui Barbosa, que a educação física, na época denominada ginástica, se consolida como disciplina necessária para a formação dos brasileiros. Isso aconteceu através do documento chamado “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior” que mostrava o valor do desenvolvimento físico e mental e recomendava a obrigatoriedade da sua prática em todas as escolas brasileiras e para ambos os gêneros, incluindo como matéria de estudo. Já em 1910, foi fundada a primeira escola do Brasil a formar profissionais de educação física para conduzir essas aulas pelo país.

A Educação Física hoje

Atualmente, a Educação Física, conforme a BNCC, propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para ampliar a consciência dos movimentos corporais, dos recursos para o cuidado de si e dos outros, e, também, para desenvolver a autonomia e a participação mais confiante e autoral na sociedade. Assim, essa disciplina possibilita a criação de espaço do desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, ampliação do sentimento de cooperação e solidariedade. Além disso, contribui para a prevenção e reabilitação da saúde física e mental do ser humano.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A disciplina de Educação Física é uma área de estudo que busca contribuir para a saúde e o bem-estar dos estudantes. Assim sendo, qual é a definição da disciplina de Educação Física?
a) A disciplina que ensina técnicas de ginástica e esportes.
b) A disciplina que visa ao desenvolvimento do corpo e da mente por meio de atividades físicas.
c) A disciplina que estuda a anatomia e fisiologia do corpo humano.
d) A disciplina que estuda os aspectos psicológicos do esporte.

2. Sobre o surgimento da prática de atividade física no Brasil, assinale a alternativa VERDADEIRA.
a) O escritor Pero Vaz de Caminha foi o responsável em trazer para o Brasil as práticas de atividade física.
b) Através de registros, pode-se comprovar que os índios iniciaram a prática de atividade física após a chegada dos portugueses.
c) Conclui-se que antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já praticavam atividades físicas.
d) A dança e os movimentos ao som de instrumentos musicais não são considerados atividades físicas.




3. Na Pré-História, qual era a principal finalidade das pessoas em praticarem atividade física?
_______________________

4. Leia o trecho abaixo e responda à questão.

“A Educação Física surge nesse momento do século XIX como um remédio para curar os vícios presentes na sociedade, e surge também como meio de instrumentalização do corpo como força de trabalho. Mas o seu principal uso é para aceitação e reprodução da exploração do capital.”

cbce.org.br

A que movimento mundial o trecho acima relaciona a prática de atividade física?
a) Revolução Industrial.
b) Revolução Francesa.
c) Primeira Guerra Mundial.
d) Proclamação da República.

5. Conforme o texto, o exercício físico tem sua origem nas civilizações primitivas. Desse modo, a que necessidades humanas sua prática está relacionada?
_______________________

6. Como o homem primitivo conseguiu adquirir habilidades aprimoradas para a sua própria sobrevivência?
_______________________

7. Observe a imagem e resolva.


Em sua opinião, como a prática de atividade física pelo homem primitivo está relacionada com a imagem acima?
________________________




8. Leia e resolva: 

Em 1937, a Constituição Federal considerava a Educação Física uma prática educativa obrigatória para o ginásio (atualmente o período entre o 6º e o 9º ano), mas não uma disciplina.

Observando esse artigo, o que mudou atualmente no ensino da Educação Física nas escolas?
________________________

9. Quem pediu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação de seus professores aos das outras disciplinas? 
_________________________

10. Sobre o ensino da Educação Física nas escolas atualmente, assinale a alternativa FALSA.
a) Ela propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o ser humano.
b) Ela permite desenvolver a autonomia e a participação mais confiante na sociedade.
c) Ela contribui para a prevenção e reabilitação da saúde física e mental do ser humano.
d) Ela deve ser conduzida preferencialmente por um professor formado em qualquer curso superior.




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2C / 3. A principal finalidade era adquirir força para se protegerem. / 4A / 5. A luta pela sobrevivência, cultos e ritos religiosos, preparação para a guerra e jogos e práticas atléticas. / 6. Através de movimentos corporais básicos e naturais e devido a repetições desses exercícios. / 7. Resposta Pessoal. É esperado que os estudantes relacionem a prática de atividade física para o desenvolvimento de habilidades múltiplas e obtenção de força para se defender da agressão dos animais ferozes. / 8. Diferentemente de 1937, atualmente a educação física é uma disciplina obrigatória do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. / 9. Rui Barbosa. / 10D


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula.😊

14 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem