Atividade de Produção de Texto - Artigo de Opinião

Atividade com orientações para produção de um Artigo de Opinião para o 8º ano, 9º ano e 1º ano do Ensino Médio.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Produção de artigo de opinião


NOTA IMPORTANTE:

Nesta atividade, nosso site se preocupou com cada detalhe fundamental para seus alunos entenderem os principais elementos para a produção de um artigo de opinião. Através de conceitos simples e exemplo claros, os estudantes compreenderão, ao logo da resolução das questões, os elementos necessários para elaboração de um bom texto desse gênero. 

  

O ARTIGO DE OPINIÃO


Certamente você já ouviu falar do gênero “Artigo de opinião”. Ele é um gênero que faz parte do grupo de textos argumentativos. Nele, o ponto de vista defendido pelo autor sobre um determinado assunto é revelado. Para comprovar essa tese (ponto de vista), o autor utiliza diversos recursos, como dados, fatos, argumentos e outros elementos.

Praticando

1. Os artigos de opinião, assim como as notícias, são, frequentemente, publicados em jornais. Para você, será que um artigo de opinião tem a mesma finalidade de uma notícia? Por quê?
______________________

Leia e responda.

Somos cercados por textos com propósitos muito diferenciados. A notícia, por exemplo, tem o objetivo de retratar um fato da maneira mais imparcial possível. Já um artigo de opinião apresenta um posicionamento acerca de determinado fato. É muito importante que você reconheça essa diferença para poder construir seu próprio ponto de vista sobre questões polêmicas presentes em determinado momento social.

SME / Rio de Janeiro

2. A partir do texto acima, como podemos diferenciar um fato de uma opinião relativa a esse fato?
______________________




3. O estudo do artigo de opinião proporciona ferramentas muito importantes para ampliar a habilidade de distinção entre fatos e opiniões. Assim sendo, assinale (F) para FATO e (O) para OPINIÃO.

a. (    ) Passageiros se jogam no chão de ônibus no meio de fogo cruzado entre criminosos no Rio. (G1)
 
b. (    ) Jamais haverá palavras para descrever o profundo sofrimento que resultaram da injustiça racial. (ONU)

c. (    ) A arte engloba arquitetura, cinema, dança, desenho, escultura, fotografia, literatura, música. (Correio Braziliense)

d. (    ) Na pandemia, a melhor solução para os alunos consistiu no uso de conteúdos transmitidos por meio dos celulares com internet. (Correio Braziliense)

e. (    ) É claro que só sairemos do buraco se enfrentarmos a crise da Previdência e as distorções nas relações de trabalho. (GaúchaZH)

f. (    ) No país, a renda do 1% mais rico é igual à dos 99% restantes. E ricos ficam cada vez mais ricos e pobres mais pobres. (GaúchaZH)

4. Um artigo de opinião, também chamado de matéria assinada ou coluna, é um texto jornalístico que tem a finalidade de
a) revelar informações comprovadas cientificamente.
b) expor de forma clara a ideia de seu autor.
c) criticar sempre as decisões do governo de ocasião.
d) narrar acontecimentos de forma cronológica.

Observe um início (introdução) de um artigo de opinião e responda às questões a seguir.

“Perdas de R$ 267 bilhões por ano é o impacto dos congestionamentos de trânsito na economia brasileira, segundo pesquisa divulgada no Summit. O estudo mostrou que o brasileiro gasta, em média, 1h20 por dia para se deslocar para as atividades principais. Logo, a mobilidade urbana é realmente um dos maiores problemas do Brasil e afeta, inclusive, a democratização do uso de espaços e o acesso a oportunidades.”

Diário de Pernambuco, adaptado por TSA.




5. Geralmente, os artigos de opinião se iniciam a partir de questionamento, dado estatístico, alusão histórica, citação, comparação ou até através de uma definição. Nesse artigo de opinião, qual foi o modelo introdutório utilizado pelo autor? Comprove sua resposta com um trecho da introdução.
______________________

6. Quantas frases formam a introdução? Em qual delas, o autor apresenta o tema e a tese?
______________________

7. Localize as informações abaixo na introdução.

a) Tema
______________________

b) A tese (ponto de vista que o autor defende).
______________________

Leia um conceito importante sobre o desenvolvimento do artigo de opinião.

Há elementos que costumam aparecer no desenvolvimento de um artigo de opinião. Após apresentar o fato motivador da discussão, bem como a opinião diante desse fato (na introdução), o escritor seleciona argumentos para sustentar o que defende. Esse é o maior desafio do autor, pois transformar a opinião do leitor costuma ser mais difícil. Por isso, estratégias argumentativas, como: afirmação, explicação e exemplificação são fundamentais. 

Tudo Sala de Aula

8. Qual trecho abaixo é o mais adequado para pertencer a um desenvolvimento de um artigo de opinião?
a) “Quando se trata de segurança pública, uma sociedade mais saudável não depende apenas de repressão a crimes.”
b) “Portanto, a sociedade deve compreender a gravidade do problema e apoiar mulheres que sofreram violência para que não se sintam sozinhas.”
c) “Os dados da desigualdade no Brasil são de arrepiar. Escolha qualquer indicador, mulheres e negros estão sempre abaixo de homens e brancos.”
d) “Assim, cabe analisar os fatores considerados essenciais para o cumprimento da dignidade humana comum no Brasil.”

Leia um exemplo de desenvolvimento de um artigo de opinião abaixo e responda.

“A princípio, convém destacar que a preocupação insuficiente do Governo colabora com a questão. Embora a Constituição Federal garanta como direito a segurança dos brasileiros e o Ministério do Desenvolvimento Social seja responsável por políticas para os povos tradicionais, isso não é o suficiente para impedir a violência contra essas minorias. Assim, a carência de penalizardes mais firmes abre margem para crimes ocorrerem, como o assassinato ao grupo Yanomami realizado por garimpeiros ilegais que não foram devidamente punidos.





9. Quantas frases formam esse desenvolvimento? Na segunda frase, que exemplo foi utilizado, sendo possível concluir que ele já havia sido apresentado na introdução?
______________________

10. Que expressão foi empregada para concluir o desenvolvimento?
______________________

11. Que fato revelado pelo autor evidencia a permanência do problema apresentado?
______________________

Leia.

A conclusão de um texto opinativo costuma aparecer no final. Em geral, pode-se construir a conclusão com a retomada do ponto de vista defendido e com uma proposta de solução para o problema em discussão.

Leia um trecho de uma conclusão.

É necessário que os indivíduos assumam, portanto, sua responsabilidade diante do aumento do desmatamento, uma vez que isso ocorre por falta de fiscalização. Sendo assim, ao haver a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável.

Adaptado por TSA

Localize no trecho acima: 

12. Conectivo de conclusão.
____________________________

13. Expressão que retoma o tema.
____________________________

14. Agente (quem vai fazer?).
____________________________

15. Expressão principal da proposta de solução.
____________________________

16. Efeito (o que vai gerar?).
____________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!








Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Não tem a mesma finalidade, pois a notícia apresenta essencialmente os fatos ocorridos, trazendo informação, enquanto o artigo de opinião expressa um ponto de vista para convencer o leitor. (Considerar outras respostas) /  2. O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores. Já a opinião relativa a um fato é uma posição pessoal sobre esse acontecimento. / 3. a.(F), b.(O), c.(F), d.(O), e.(O), f.(F). / 4B / 5. O método foi "dado estatístico". "Perdas de R$ 267 bilhões por ano é o impacto dos congestionamentos de trânsito na economia brasileira, segundo pesquisa divulgada no Summit." / 6. 3 frases. Na terceira frase. / 7. a) Mobilidade urbana. b) Que a mobilidade urbana é um dos maiores problemas do Brasil. / 8A / 9. 3 frases. A Constituição Federal. (É possível perceber que o autor retomou esse termo para fazer uma posição contrária). / 10. Assim. / 11. O assassinato ao grupo Yanomami. / 12. "portanto". / 13. "aumento do desmatamento". / 14. Governo, comunidade e família. / 15. "parceria". / 16. "será possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável."


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

20 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Que material fantástico!!!

    ResponderExcluir
  2. Suas atividades são maravilhosas, ajudam no trabalho do professor. Muito obrigada! Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADES EXCELENTES, MUITO NOS AJUDA!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes materiais de apoio pedagógico! Gratidão!

    ResponderExcluir
  5. eu amei, sempre utilizo as atividades em minhas aulas.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS. EXCELENTE MATERIAL, AJUDOU MUITO. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Gosto muito do material de vocês parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns o material é muito bom!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem