Atividade com problemas de Adição e Subtração - 2º e 3º ano - Com gabarito

Atividade de matemática com problemas de adição e subtração para o 2º ano e 3º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor: 

Objeto do conhecimento: Adição e subtração: problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração. Objetivos de aula: Desenvolver estratégias para solucionar desafios que envolvam a soma e subtração de números inteiros; Interpretar e solucionar as situações problemas do cotidiano, envolvendo operações simples. Habilidades da BNCC: (EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.



Atividade de adição e subtração


1. Paulo é empreendedor e vende balas no portão de sua escola. Na terça-feira, ele vendeu 20 balas e na quinta-feira, 35. Quantas balas Paulo vendeu ao todo?


Paulo vendeu ao todo ________ balas.

2. Beatriz coleciona máscaras carnavalescas. Na última vez que contou suas máscaras viu que possuía quatro dezenas. Então, decidiu doar duas dezenas para seu irmão. Com quantas máscaras Beatriz ficou?
a) 60 máscaras.
b) 20 máscaras. 
c) 8 máscaras.
d) 2 máscaras.

3. Em uma biblioteca, havia 7 livros de romance e 10 livros de aventura. Os alunos da turma do 2º ano tiveram que pegar 3 livros de cada gênero. Quantos livros de aventura ficaram na biblioteca?

  

Ficaram _______ livros de aventura.

4. A mãe de Cecília cuida das roupas de sua filha com muito capricho. Hoje, ela já passou 20 blusas pela manhã e 18 calças na parte da tarde. Quantas roupas a mãe de Cecília já passou hoje?
a) 8 roupas.
b) 28 roupas.
c) 38 roupas.
d) 58 roupas.




5. Dona Carmen recebeu uma encomenda para fazer 100 docinhos de festa. Sabendo que ela já produziu 30 docinhos, quantos docinhos ainda faltam para serem produzidos? 

    

Faltam produzir _________ docinhos.

6. Bruno vai de bicicleta para a escola todos os dias. A distância percorrida por ele é de 35 metros. Sabendo que ele percorre a mesma distância para voltar para casa, quantos metros Bruno percorre por dia para ir e voltar da escola? 
a) 70 metros.
b) 65 metros.
c) 40 metros.
d) 35 metros.

7. Um trem saiu da estação com 40 pessoas para visitar um parque. Ao parar na primeira estação, desceram 9 passageiros. Quantos passageiros chegaram ao destino? 

 

_____ passageiros chegaram ao destino.

8. Mariana fez algumas compras. Comprou um caderno no valor de 32 reais, um lápis no valor de 3 reais e uma mochila no valor de 65 reais. Quantos reais Marina gastou com suas compras? 
a) 100 reais.
b) 90 reais.
c) 50 reais.
d) 30 reais.




9. Noah tem 20 reais para gastar em uma barraca de maçã do amor. Observe as informações do cartaz! 


Se Noah comprar duas maçãs, quanto ele receberá de troco?

 

Noah receberá R$ ________ de troco.

10. Fernando trabalha em uma lanchonete. Ele serviu 12 sucos em uma mesa, 8 sucos em outra e 5 sucos no balcão. Quantos sucos Fernando serviu no total? 
a) 35 sucos.
b) 30 sucos.
c) 25 sucos.
d) 20 sucos.

11. Na festa da primavera, Carla levou 56 pedaços de bolo para a escola. Ela deu um pedaço para cada um dos 30 colegas de turma. Quantos pedaços sobraram?

 

Sobraram ________ pedaços de bolo.

12. Davi tem 10 figurinhas. Ele quer completar 14 figurinhas para preencher a página do seu álbum. Quantas figurinhas ainda faltam para completar a página?
a) 2 figurinhas.
b) 4 figurinhas.
c) 6 figurinhas.
d) 8 figurinhas.



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. 55 balas. / 2B / 3. 7 livros de aventura. / 4C / 5. 70 docinhos. / 6A /  7. 31 passageiros. / 8A / 9. R$ 10,00 de troco.  / 10C / 11. 26 pedaços. / 12B


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula.😊

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem