Atividade sobre Gravidez na Adolescência para os Anos Finais

Atividade de Ciências sobre Gravidez na Adolescência para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito e texto de apoio.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


Habilidade BNCC:
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).


Leia o texto para responder às próximas questões.

ANUALMENTE O PODER PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SE UNEM PARA DIFUNDIR INFORMAÇÕES A FIM DE PREVENIR A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

Entre as adolescentes é maior a incidência de diabetes gestacional e parto prematuro, além de a gravidez motivar o abandono dos estudos.

Repórter Janaína Araújo.

Atividade sobre gravidez na adolescência

    A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, definida em lei como aquela que inclui o dia 1º de fevereiro, é dedicada anualmente a disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. As ações realizadas estão a cargo do poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil, e são dirigidas prioritariamente ao público adolescente. 
    Os últimos dados do Ministério da Saúde sobre o tema revelam que, em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. A legislação que incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente está em vigor desde 2019 e teve sua origem em proposta do Senado relatada pelo então senador Mozarildo Cavalcanti. Médico, ele destacou a importância da medida para preservar a saúde e garantir a educação das jovens. Tem muito a ver com a saúde e com a qualidade de vida dos adolescentes, portanto, das futuras adultas. Além de estar sujeita a maior ocorrência de complicações, como abortamento, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, a gravidez na adolescência repercute negativamente na formação educacional das jovens, com elevado índice de abandono ou de interrupção dos estudos, refletindo-se de forma desfavorável em sua condição social e econômica. 
    A gravidez na adolescência configura-se como grave problema sanitário e social. Em 2020, o governo federal enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados para alterar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência para aquela que inclui o dia 26 de setembro. Segundo o Poder Executivo, o início de fevereiro para a campanha foi eleito em razão da proximidade do carnaval, tendo como foco a adoção de comportamentos moderados e preventivos durante o período. Mas conforme a justificativa governamental, a data atual é o início do ano letivo, o que desfavorece a participação efetiva das escolas, locais onde estão os adolescentes, que são o público alvo da campanha. 
    Segundo informações do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020 a campanha nacional não alcançou grande difusão no meio educacional, o que justificaria a necessidade da mudança da data para setembro a fim de que haja tempo hábil para planejar as ações. A alteração proposta está em análise na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. 

Da Rádio Senado, Janaína Araújo.
Disponível em:
https://www12.senado.leg.br/

1. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece sempre na semana que inclui o primeiro dia de fevereiro, de acordo com o texto, qual o objetivo atribuído a esta comemoração anual? 
________________________




2. Identifique no texto acima, o trecho onde a autora apresenta os responsáveis pelas atribuições que envolvem a campanha sobre gravidez na adolescência.
________________________

3. Leia o trecho e responda à questão.

“Além de estar sujeita a maior ocorrência de complicações, como abortamento, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, a gravidez na adolescência repercute negativamente na formação educacional das jovens, com elevado índice de abandono ou de interrupção dos estudos, refletindo-se de forma desfavorável em sua condição social e econômica.”

O trecho em destaque foi recortado do texto. Ele apresenta:
a) maneiras de prevenir a gravidez na adolescência.
b) situações e problemas consequentes da gravidez na adolescência.
c) o real objetivo do texto sobre gravidez na adolescência.
d) condições desfavoráveis e irrelevantes sobre gravidez na adolescência.   

4. Segundo o texto, a escolha da data para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é estratégica, tendo em vista sua proximidade com os festejos de carnaval, uma vez que esta temporada é considerada o alvo para as ocorrências de casos de gravidez na adolescência. Mesmo assim, o governo alegou que a data da campanha não favorece com maior intensidade
a) o público-alvo que são os adultos.
b) os profissionais de saúde que estão à frente da campanha. 
c) a participação efetiva das escolas.
d) o intuito informativo sobre a gravidez na adolescência. 

5.  Observe os dados que estão sendo apresentados na imagem abaixo, contendo a taxa de fecundidade por idade específica (TIEF) de cada região do país, desde 2000 a 2019. 



Disponível em:
https://www.febrasgo.org.br 

a) Qual região possui o maior índice de TIEF entre os jovens de 10 a 14 anos?
________________________




b) Qual região apresenta menor queda na ocorrência de gravidez na adolescência na faixa etária de 15 a 19 anos?
________________________
 
6. Para prevenir a gravidez, existem alguns métodos conhecidos, os mesmos não possuem 100% de segurança, assim todos possuem algumas falhas na eficácia. Qual método é menos eficaz? 
a) Camisinha.
b) Injeção hormonal.
c) Diafragma.
d) Método da tabelinha.

7. A gravidez é um dos grandes impasses associados à adolescência, causando muitos danos físicos, sociais e emocionais. Todos os itens abaixo apresentam uma maneira de remediar a ocorrência da gravidez entre os jovens, EXCETO
a) a falta de orientação da família.
b) as campanhas preventivas em escolas.
c) a utilização de métodos anticoncepcionais.
d) os investimentos governamentais. 

8. A imagem abaixo possui uma mensagem preocupante que afeta a sociedade atual, na qual, o autor realiza uma crítica. Determine que critica é essa e expresse sua opinião sobre o assunto. 


_______________________




9. A imagem a seguir apresenta uma situação de gravidez na adolescência. Muitos jovens não possuem maturidade para lidar com as consequências e atribuições que vêm associadas a uma gravidez precoce. 


No segundo quadrinho, qual a reação da jovem quando o rapaz expressa sua preocupação com a gravidez? Justifique sua resposta.
_______________________

10. No último quadrinho, há um espaço de tempo posterior à ocorrência da gravidez. A fala da menina “Manhêêê... seu neto fez cocô de novo!!!” mostra que a menina está “vivendo sua vida de adolescente” e 
a) fugindo da responsabilidade de ter um filho.
b) assumindo o papel adequado no comportamento. 
c) preocupada com sua responsabilidade de ser mãe.
d) está somente informando o ocorrido à mãe. 


Por Raila Kercia Braga
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Em razão da proximidade do carnaval, tendo como foco a adoção de comportamentos moderados e preventivos durante o período. / 2. O poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil. / 3B / 4C / 5. a- Região Sul, b- Região Norte. / 6D / 7A / 8. Resposta pessoal. / 9. Resposta pessoal. / 10A


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Nota 10. Vocês tem ajudado muito os professores de todas as àreas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos extremamente contentes em saber que estamos ajudando!❤

      Excluir
  2. Muito boa essa atividade!

    ResponderExcluir
  3. No segundo quadrinho Qual a reação da jovem quando o rapaz expressa sua preocupação com a gravidez Justifique sua resposta

    ResponderExcluir
  4. https://www.tudosaladeaula.com/2023/03/atividade-gravidez-na-adolescencia.html?m=1

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem