Atividade de Interpretação de Notícia sobre o Chat GPT - 8ºano 9º ano e Ensino Médio

Atividade de Interpretação e Compreensão de texto sobre o gênero notícia, abordando o tema Chat GPT para o 8º ano, 9º ano e Ensino Médio com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Leia e responda às questões 1 – 15.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O ALERTA DE MIL ESPECIALISTAS SOBRE 'RISCO PARA A HUMANIDADE'

Atividade sobre o Chat GPT

Por BBC, 30/03/2023. Publicado no G1

    Um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria de tecnologia pediu uma pausa de seis meses no treinamento de poderosos sistemas de inteligência artificial, argumentando que eles representam uma potencial ameaça à humanidade. Em carta aberta, eles alegam que os laboratórios que trabalham com essa tecnologia estão em "uma corrida fora de controle para desenvolver e implementar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode entender, prever ou controlar com segurança". A declaração foi assinada por mais de mil pessoas, incluindo o empresário Elon Musk, o cofundador da Apple.
    O GPT-4 é a versão mais avançada do ChatGPT, um dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos do mundo, desenvolvido pela empresa OpenAI. "Esta pausa deve ser pública e verificável, e incluir todos os principais atores. Se essa pausa não puder ser implementada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma suspensão", acrescenta o texto. Emitido pelo Instituto sem fins lucrativos Future of Life, que conta com Elon Musk entre seus consultores externos, o comunicado adverte que esses sistemas podem representar "riscos profundos para a sociedade e a humanidade". O instituto argumenta que poderosos sistemas de inteligência artificial podem gerar desinformação e substituir empregos por automação.
    Um relatório recente do banco de investimentos Goldman Sachs diz que a inteligência artificial poderia substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral. Esta tecnologia pode substituir um quarto das tarefas laborais nos EUA e na Europa, acrescenta, mas também pode gerar novos postos de trabalho que não existiam até agora e acarretar em um aumento da produtividade. Especialistas ouvidos pela BBC dizem que por ora é muito difícil prever o efeito que essa tecnologia terá no mercado de trabalho.
    A carta assinada pelos especialistas faz a seguinte pergunta: "Devemos criar mentes não humanas que possam eventualmente nos superar, ser mais inteligentes, nos tornar obsoletos e nos substituir?" Em um post recente citado na carta, a OpenAI, empresa por trás do GPT-4 (um dos sistemas de linguagem usados pelo ChatGPT), também alertou sobre os potenciais riscos da tecnologia. "A superinteligência desalinhada pode causar sérios danos ao mundo; um regime autocrático com superinteligência decisiva também pode fazer isso", escreveu a empresa em um blog.
    Elon Musk foi cofundador da OpenAI, embora tenha renunciado ao conselho de administração da organização há alguns anos e postado mensagens críticas no Twitter sobre a direção da empresa. Os recursos de direção autônoma desenvolvidos por sua montadora Tesla, como a maioria dos outros sistemas similares, usam tecnologia de inteligência artificial.
    Recentemente, várias propostas de regulamentação de tecnologia foram apresentadas nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia. No entanto, o Reino Unido descartou a criação de um órgão regulador dedicado à inteligência artificial.

https://g1.globo.com (Acesso em: 30/03/2023)

1. A notícia é um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação. Qual a finalidade desse texto?
a) Anunciar acontecimentos recentes e relevantes para a população.
b) Informar dados científicos descobertos pela população acadêmica.
c) Apresentar resultados de pesquisas e opiniões sobre a tecnologia.
d) Defender um ponto de vista sobre algo importante para a sociedade.


2. O Chat GPT é uma solução digital que surgiu em novembro de 2022. Você já ouviu falar dessa nova tecnologia? O que você já sabe sobre essa ferramenta?
______________________

3. Qual o fato responsável que incentivou a publicação dessa notícia?
______________________

4. No texto, é possível perceber que executivos da indústria tecnológica demonstram preocupação com a inteligência artificial. Por qual motivo eles alegam essa preocupação?
______________________

5. O Chat GPT 4 é considerado a inteligência artificial mais poderosa do mundo no momento, resolvendo problemas e substituindo ações anteriormente realizadas apenas por humanos. Em sua opinião, quais os benefícios e malefícios que essa nova tecnologia pode trazer para a sociedade?
______________________

6. Conforme o texto, o que os especialistas em tecnologia estão sugerindo para diminuir o impacto negativo da inteligência artificial na humanidade?
______________________

7. O instituto Future of Life adverte que esses sistemas de inteligência artificial podem representar riscos profundos para a sociedade. Que argumento foi utilizado pelo instituto para sustentar essa tese?
a) O rompimento da humanidade com o passado e o presente.
b) O aumento de empregos formais substituídos pela informalidade.
c) A geração de dados deturpados para a população em geral.
d) A ganância pelo dinheiro afeta o progresso da humanidade.


8. O trecho abaixo que apresenta uma opinião está em:
a) “Esta tecnologia pode substituir um quarto das tarefas laborais nos EUA...”
b) “... dizem que por ora é muito difícil prever o efeito que essa tecnologia terá no mercado...”
c) “... a inteligência artificial poderia substituir o equivalente a 300 milhões de empregos...”
d) “... várias propostas de regulamentação de tecnologia foram apresentadas nos EUA...”

9. No trecho: “Elon Musk foi cofundador da OpenAI, embora tenha renunciado ao conselho...”, a palavra grifada denota relação de 
a) tempo.
b) oposição.
c) concessão.
d) causa.

10. Releia: “... a OpenAI, empresa por trás do GPT-4 (um dos sistemas de linguagem usados pelo ChatGPT) também alertou sobre os potenciais riscos da tecnologia.” Nesse trecho, qual a função dos parênteses?
a) Delimitar um discurso direto do redator da notícia.
b) Apresentar uma opinião sobre a informação anterior.
c) Conceituar uma expressão talvez desconhecida pelo leitor.
d) Trazer uma informação considerada dispensável.

11. Em: “... mas também pode gerar novos postos de trabalho...”, a expressão grifada estabelece relação de
a) adição.
b) oposição.
c) alternância.
d) explicação.


12. Que instituição garante que a inteligência artificial pode substituir milhões de empregos?
______________________

13. A carta apresentada no texto traz o seguinte título: "Devemos criar mentes não humanas que possam eventualmente nos superar, ser mais inteligentes, nos tornar obsoletos e nos substituir?" Em sua opinião, você acredita na possibilidade da inteligência artificial substituir a inteligência humana? Justifique sua resposta.
_______________________

14. No trecho: “... eles alegam que os laboratórios...” (1º parágrafo), a palavra grifada retoma qual (quais) expressão?
a) Laboratórios.
b) Sistemas de inteligência.
c) Indústrias de tecnologia. 
d) Especialistas e executivos.

15. Localize no texto uma palavra que significa:

a) Atemorização: __________________

b) Fundadores: ___________________

c) Suspensão: ____________________

d) Ocasionar: _____________________

e) Complexo: _____________________

f) Ultimamente: ___________________

g) Independente: __________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2. Resposta Pessoal. / 3. Após o lançamento de uma carta aberta de um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria de tecnologia pedindo uma pausa de seis meses no treinamento de poderosos sistemas de inteligência artificial. / 4. Porque há uma corrida fora de controle para desenvolver e implementar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode entender, prever ou controlar com segurança. / 5. Resposta Pessoal. / 6. Uma pausa de seis meses no treinamento de poderosos sistemas de inteligência artificial. / 7C / 8B / 9C / 10C / 11A / 12. O banco de investimentos Goldman Sachs. / 13. Resposta Pessoal. / 14D / 15. a) ameaça, b) criadores, c) pausa , d) acarretar, e) , f) recentemente, g) autônomo. (Pode haver outros sinônimos)


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula😉!

18 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Uauuu!!!
    Gratidão por esse material. Já vou trabalhar com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Ma-ra-vi-lho-so. Vocês não tem ideia o quanto ajuda, facilita o trabalho árduo do professor. Gratidão !!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela produção dessa atividade, extremamente necessária e atual. Veja a possibilidade de produzir uma atividade sobre como trabalhar a Inteligência Artificial - ChatGPT em sala de aula com os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Muito útil bom demais

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa e pelo material super atual. Ajuda demais em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ler seu comentário. Com certeza, é muito bom termos materiais atualizados para trabalhar em sala de aula. Conte conosco!

      Excluir
  6. Material excelente! Atual e muito bem feito! Nós, professores, estamos sempre procurando por bons materiais didáticos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Me da um resposta da letra g) independente

    ResponderExcluir
  8. Ótimo material que Jesus os abençõe sempre.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem