Atividade sobre Textos Sagrados para o 6º ano

 Atividade de Ensino Religioso sobre textos sagrados para o 6º ano com gabarito e texto de apoio.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor
Objeto do conhecimento: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados. Habilidade da BNCC: (EF06ER01) reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos. Objetivo da aula:  reconhecer a relevância dos livros sagrados nas tradições religiosas é fundamental para apreciar a diversidade de crenças. Desenvolver habilidades para valorizar e compreender os textos sagrados das principais religiões é um passo importante nesse processo.

 

LIVROS SAGRADOS DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES

Atividade sobre textos sagrados para o 6º ano

O ser humano tem desde os tempos mais antigos a necessidade de estar ligado ao divino de alguma forma, e a maneira mais utilizada para criar esse vínculo é através das manifestações religiosas. Existem inúmeras religiões distribuídas pelo mundo, dentre as quais podem se destacar àquelas que possuem o maior número de adeptos.
 

Para todas as religiões citadas acima, existem livros que contêm os seus principais preceitos. Esses preceitos dão orientações sobre as questões espirituais, sociais, pessoais e orientam também sobre questões sociais como: moral, ética, família, trabalho, entre outros aspectos.

Os cristãos (católicos, evangélicos, ortodoxos) adotam a Bíblia (Novo e o Velho Testamento) como Livro Sagrado. O velho testamento, por sua vez, chamado de Torá, é o Livro Sagrado dos judeus. O judaísmo e o cristianismo possuem várias características em comum, como a crença em um Deus único e nos patriarcas da fé, como Abraão, Isaque e Jacó. Acreditam nos 10 mandamentos e na visão de que o homem é criação de Deus, entre outras crenças.




Os muçulmanos possuem como Livro Sagrado o Alcorão, chamado também de Corão. Eles são monoteístas e acreditam que nesse Livro Sagrado estão contidas as palavras que Deus, a quem chamam de Alá, reveladas ao profeta Maomé. Ele está dividido em 114 capítulos chamados de suras e possui vários textos semelhantes aos da Bíblia, como a história de Adão e Eva, a de José e seus irmãos e a história de Salomão. Porém, eles contestam a crucificação de Jesus, a quem o consideram como um profeta que, segundo eles, teria sido arrebatado.
 

Os adeptos do Hinduísmo são diversos (monoteístas, politeístas, panteístas), mas os textos sagrados dos Vedas os unem. Eles são as principais fontes de orientação para a religião e para a vida. Os Vedas são divididos em 4 volumes de hinos e preces. Neles estão contidos os principais preceitos da religião, símbolos e lendas. Já para os budistas, o principal livro sagrado é o Tripitaka, que conta a vida de Buda e reúne os seus sermões.

CONCLUSÃO

Os livros sagrados são essenciais para uma religião, assim como tudo o que está relacionado à sua simbologia e culto. Através de suas escrituras, cada religião repassa seus ensinamentos, conceitos de ética, respeito, espiritualidade e fé. É de grande importância manter esses livros para que se possam repassar esses ensinamentos para manter vivas essas tradições religiosas na beleza integral de sua diversidade.

Cássia Alves Gonçalves - Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Observe a imagem (MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO) contida no texto e assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das religiões com mais adeptos no mundo.
a) Zoroastrismo.
b) Hinduísmo              
c) Cristianismo.
d) Budismo

2. Além das questões espirituais, cite também as questões sociais orientadas também pelos livros sagrados.
___________________




3. Cite três crenças comuns entre o judaísmo e o cristianismo.
___________________

4. Faça a correspondência entre as religiões e seus Livros Sagrados.

(CR) Cristãos
(BD) Budistas
(HD) Hinduístas
(JD) Judeus
(MÇ) Muçulmanos

(     ) Torá
(     ) Alcorão
(     ) Bíblia
(     ) Tripitaka
(     ) Vedas 

5. Você é adepto a alguma religião? Se sim, quais ensinamentos contidos no livro sagrado da sua religião você mais admira?
____________________

6. Comente a importância de manter a cultura de se observar o que está escrito nos livros sagrados para uma religião.
____________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1A / 2. Moral, ética, família e trabalho / 3. A crença em um deus único, os patriarcas da fé como abraão, isaque e jacó, os 10 mandamentos, a visão de que o homem é criação de deus / 4. Cristão, biblia – budistas, tripitaka – hinduístas, vedas – judeus, torá – muçulmanos, alcorão. / 5. Resposta pessoal. / 6. É de grande importância manter esses livros para que se possa repassar esses ensinamentos para manter vivas essas tradições religiosas na beleza integral de sua diversidade.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

19 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Respostas
    1. Parabéns pela criatividade, além da riqueza de conteúdo, muito coerente com a BNCC.

      Excluir
  2. Excelente material didático.

    ResponderExcluir
  3. Excelente material. Estava em busca do que trabalhar com religião, pois é minha primeira experiência com a disciplina. já leciona português. Gostaria que fosse conteúdos separados por séries embora todos os temas tenham grande valia na vida do educando, se possível. Sou muito grata e que Deus vos abençoe. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado! Feliz por seu comentário. Grato pela sugestão.

      Excluir
  4. Parabéns, excelente trabalho. Para nós muito importante, pois a dificuldade de encontrar assuntos relacionados ao tema é muito grande. e vocês nos ajudam bastantes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe que administra esse site.Abençoador.

    ResponderExcluir
  6. É muito bom o conteúdo, parabéns

    ResponderExcluir
  7. Esse conteúdo é maravilhos e de grande importância para as aulas de ensino religioso. Adore!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem