Atividade sobre o Budismo para o 6º e 7º ano - Com texto e gabarito

Atividade de ensino religioso sobre o Budismo para o 6º ano e 7º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor

Objeto do conhecimento: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados. Habilidade da BNCC: (EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). Objetivo da aula: Aprimorar o conhecimento sobre os princípios essenciais do budismo e desenvolver habilidades para reconhecer e apreciar a riqueza da diversidade religiosa. Dessa forma, buscamos promover o respeito pelas diferenças entre indivíduos de diferentes crenças.


O BUDISMO

O Budismo é uma religião que surgiu na Índia no século VI a.C. que tem como base a busca pela iluminação. O budismo se baseia nos ensinamentos de Buda, também chamado de “Iluminado”. Os que praticam o budismo não adoram deuses e não tem uma organização hierárquica bem definida, apenas seguem os ensinamentos daquele que consideram seu líder: o Buda.

Como filosofia de vida, os budistas buscam se desapegar daqueles defeitos que consideram erros do ser humano, como o egoísmo, a inveja, o apego aos bens materiais, dentre outros. Simultaneamente, buscam desenvolver virtudes humanas, como a sabedoria, a bondade e a generosidade. 
 
Atividade sobre o budismo

Com o desenvolvimento espiritual, os seguidores do Budismo acreditam que chegarão ao estado de libertação e evolução ideal, o chamado Nirvana, cheio de paz, em pleno desapego aos defeitos e aos desejos mundanos. Esse estágio, porém, pode ser apenas adquirido e não ensinado. Outro tema pertinente ao Budismo é o Carma, este seria o conjunto de ações boas ou más praticadas pelo ser humano. 

Os budistas acreditam que essas ações atraem reflexões para a vida do ser humano e dos seus relacionamentos. Assim, ações boas trariam carmas bons e ações ruins carmas ruins, mas isso poderia ser mudado pelo próprio ser humano, na busca pelo seu desenvolvimento e perfeição. Dessa forma, o Budismo defende a ideia da reencarnação, também chamada de renascimento. Essa prática é intitulada "Samsara".




BUDA: O ILUMINADO

 Atividade de ensino religioso sobre o Budismo

Buda, para os adeptos do budismo, não é pessoa específica, seria um título dado a todos os que conseguem se realizar espiritualmente, alcançando a iluminação. Por isso, Buda em hindu significa “Iluminado” ou “Desperto”. O primeiro Buda foi Siddhartha Gautama, um príncipe indiano criado em meio ao luxo, mas que ao conhecer o sofrimento humano da pobreza e da doença, decidiu deixar toda a riqueza e prestígio para trás e passou a se dedicar somente às questões espirituais, desejando conhecer e entender o porquê de tanto sofrimento. Gautama experimentou sete anos de privações e, por fim, decidiu meditar à sombra de uma figueira até esclarecer todas as suas dúvidas, assim conseguiu o chamado “despertar espiritual”, passando a divulgar essas ideias a outros e conseguindo cada vez mais seguidores.

Atualmente existem adeptos do Budismo no mundo inteiro, entretanto, em alguns países, principalmente da Ásia, o número de budistas é bem significativo, como na Coreia do Sul, Camboja, Vietnã, Sri Lanka, Myanmar, Japão, Tailândia e China. 

Cássia Alves
Tudo Sala de Aula 2023


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Segundo o texto, onde surgiu o Budismo?
a) Na Índia.        
b) No Japão.
c) Na China.        
d) Na Coreia do Sul.

2. Sobre o Budismo, é CORRETO afirmar que:
a) os budistas são politeístas, pois acreditam em vários deuses.
b) os budistas são monoteístas, já que acreditam em um único deus.
c) os que praticam o budismo não adoram deuses.
d) os que praticam o budismo adoram apenas deuses ligados à natureza.

3. O estado de libertação e evolução ideal cheio de paz e pleno desapego aos defeitos e apegos mundanos, conseguido através do desenvolvimento espiritual, é chamado pelos budistas de
a) carma.
b) nirvana.
c) darma.
d) samsara.

4. Sobre o estágio do Nirvana, pode-se afirmar que
a) esse estágio pode ser apenas adquirido e não ensinado.
b) esse estágio pode ser apenas ensinado e não adquirido.
c) esse estágio pode ser apenas comprado e não doado.
d) esse estágio pode ser apenas doado e não comprado.




5. Segundo o Budismo, o conjunto de ações, boas ou más, praticado pelo ser humano é chamado de
a) benção.
b) carma.
c) darma.
d) experiência.
6. Liste três ensinamentos budistas que são transmitidos para os seus fiéis. 
_______________________

7. Assinale a alternativa que corresponde a um país asiático onde a maioria da população é budista. 
a) Argentina.
b) França.
c) Inglaterra.
d) Tailândia.

8. Como Siddhartha Gautama conseguiu o “Despertar espiritual”? Você acredita ser importante para o ser humano ter uma experiência semelhante? Por quê?
_______________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1A / 2C / 3B / 4A / 5B / 6. A vida é sofrimento, o sofrimento é fruto do desejo, o sofrimento acaba quando termina o desejo, o fim do desejo é alcançado quando se segue os ensinados pelo Buda. (Considerar outras respostas) / 7D / 8. Decidiu deixar toda a riqueza e prestígio para trás e passou a se dedicar somente às questões espirituais, desejando conhecer e entender o porquê de tanto sofrimento. Resposta pessoal. 


Feito com carinho por Tudo Sala de Aula. 😊

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem