Atividade sobre as Fases da Vida para o 2º e 3º ano - com texto

Atividade de ciências sobre as Fases da Vida para o 2º ano e 3º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objeto de conhecimento: Características e desenvolvimento dos animais. Objetivo da aula: Definir e distinguir entre seres vivos e não vivos, destacando a relevância do meio ambiente na preservação da vida. Habilidade da BNCC: (EF03CI05) descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.


AS FASES DA VIDA

A vida é uma jornada incrível e cheia de aventuras, e cada fase dela há coisas diferentes para experimentar e aprender. A vida de todos os seres vivos consiste em duas fases principais: o começo da vida, que é marcado pelo nascimento, e o fim da vida, que é caracterizado pela morte. O período que ocorre entre o nascimento e a morte varia consideravelmente, dependendo da espécie e de vários outros fatores.

Vamos compreender melhor sobre algumas dessas fases?

INFÂNCIA


Atividade sobre as fases da vida

A primeira fase da vida é quando somos pequenos. Nessa fase, tudo é novo e animador! Aprendemos a engatinhar, a falar nossas primeiras palavras e a explorar o mundo ao nosso redor. Ela vai desde o nascimento até os onze anos. É nela que começamos a ir à escola e a fazer amigos, também aprendemos coisas importantes, como ler, escrever e descobrir nossos interesses e hobbies favoritos.

ADOLESCÊNCIA


 

A adolescência é a próxima fase da vida. É quando começamos a passar por grandes mudanças físicas e emocionais, por isso, muitas vezes nos sentimos confusos e inseguros. Entretanto, é uma fase empolgante, onde começamos a nos tornar independentes e a explorar nossas identidades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa fase vai até os 19 anos. 

ADULTA



Em sequência, vem a fase adulta. É nesse período que saímos de casa, encontramos empregos e construímos nossas próprias famílias. Nessa fase, podemos usar tudo o que aprendemos ao longo das outras fases para estabelecer uma vida feliz e realizada.




VELHICE

 

É o período da vida que começa após a idade de aposentadoria e se estende até o fim da vida. Essa fase pode variar em duração e em como é experimentada por diferentes pessoas, mas geralmente é caracterizada por mudanças físicas, emocionais e sociais significativas.

REFLETINDO

Em cada fase da vida, enfrentamos diferentes desafios e aprendemos coisas novas. É importante lembrar que não há uma maneira certa ou errada de passar por essas fases, já que cada pessoa tem a sua própria e única jornada. O importante é aproveitar cada uma delas e vivenciar tudo o que elas têm a oferecer!

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Em que fase da vida você está?
______________________

2. Segundo o texto, quais as principais fases da vida?
______________________

3. Observe as figuras abaixo e indique a fase da vida que cada uma representa.



4. Em todas as fases da vida, ocorrem mudanças importantes, entretanto, em uma dessas fases, todos passam por mudanças físicas e emocionais, em que muitas vezes trazem sentimentos confusos. Que fase é essa?
a) Infância.
b) Adolescência.
c) Adulta.
d) Velhice.

5. Geralmente, em quais fases da vida costumamos ir para a escola?
a) Velhice e infância.
b) Adulta e velhice.
c) Infância e adolescência.
d) Adolescência e velhice.




6. Segundo o texto, é na fase adulta que
a) se inicia a aposentadoria.
b) aprendemos a falar e andar.
c) ocorre muitas mudanças corporais.
d) começamos a trabalhar. 

7. Cite algumas mudanças que acontecem à medida que envelhecemos.
______________________

8. Qual a fase da vida em que as pessoas geralmente têm a maior quantidade de responsabilidades profissionais e familiares?
a) Infância.
b) Adolescência.
c) Idade adulta.
d) Velhice.

9. São mudanças físicas comuns associadas à velhice
a) o crescimento corporal rápido.
b) o aumento da força muscular.
c) o aparecimento de cabelos grisalhos.
d) a manifestação de novos dentes.

10. Faça um desenho que apresenta a fase da vida que você se encontra.





Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Resposta pessoal. / 2. Infância, adolescência, adulta e velhice. / 3. Velhice; Adolescência; Criança; Adulto. / 4B / 5C / 6D / 7. Aparecimento de cabelos brancos, pele flácida, dificuldade na visão, audição e paladar (Professor, aceite outras respostas.). / 8C / 9C / 10. Resposta pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem