Atividade de Ensino Religioso sobre o Carnaval - Com gabarito

Atividade de ensino religioso sobre o carnaval para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objeto do Conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos. Habilidade da BNCC: (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos. Objetivos: Conhecer as origens carnavalescas e seu papel na identidade do povo brasileiro;  Analisar as diferentes manifestações artísticas, reconhecendo suas nuances nos cenários religiosos e sociais e percebendo o papel da arte na formação cultural e histórica de um povo.

O CARNAVAL

O Carnaval é uma festa popular que chegou ao Brasil por suas rotas entre os séculos XVI e XVII. A primeira, partindo da África, de onde os negros, com seus cantos e danças, contrabandearam, inconscientemente, a semente do carnaval. A outra, veio da Europa, através das festas tradicionais de Portugal, como o entrudo. A união dessas duas culturas nos deu o carnaval.
 
Atividade de ensino religioso sobre o carnaval

No Brasil, o carnaval é um dos eventos mais importantes do ano, com muitas cidades realizando suas próprias celebrações. O Rio de Janeiro e São Paulo são conhecidos por seus desfiles de escolas de samba, que atraem turistas de todo o mundo. Salvador é famosa por seus trios elétricos, que percorrem as ruas com muita música e folia.

O carnaval é uma festa religiosa?


Por mais que muitos não considerem relação com o carnaval à religião, ele é tradicionalmente uma festa cristã popular, embora algumas de suas características remontam a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na antiguidade. A conexão entre carnaval e cristandade está na recomendação da igreja de canalizar os "ímpetos carnais" dos fiéis para uma única data, seguida de restrições e períodos de jejum.

O Carnaval e a Fé Católica

Por muito tempo, todas essas festas, com muita folia, bebedeira e outros tipos de prazeres, foram condenadas pela igreja Católica. Entretanto, a igreja decidiu permiti-las e resumi-las em um período do ano anterior à Quaresma. Em todo caso, a posição do carnaval antes da Quaresma foi estrategicamente deliberada pelo catolicismo, como forma de distinção entre o movimento das festividades mundanas e o movimento da solenidade religiosa.




O Carnaval e os Evangélicos

Por outro lado, há outro grupo de cristãos que considera a prática do carnaval como transgressão aos seus princípios religiosos. Eles acham que essa festa está disfarçada de alegria, entretanto, acreditam que sua realização promove a paixão da carne, com violência, promiscuidade sexual e consumo de drogas lícitas e ilícitas, além disso, eles entendem que o carnaval colabora para a desconstrução de valores primordiais ao bem-estar da família.

Cuidados durante o Carnaval

 
Apesar de ser uma festa muito divertida, o carnaval também exige cuidados com a saúde e com a segurança pessoal. É importante estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas, como também à violência e assédio que podem ocorrer durante a festa. Ao participar desse evento, é necessário ter cuidado com o corpo: beber água, usar protetor solar, descansar, se alimentar bem, escolher bem as roupas, evitar bebidas alcoólicas e não fazer o uso de drogas ilícitas.

CONCLUSÃO

Por fim, é importante lembrar que o carnaval é uma celebração cultural importante, que valoriza a diversidade e a alegria, sendo uma oportunidade para as pessoas se divertirem e se expressarem, e para o mundo conhecer um pouco mais da cultura brasileira.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO


1. Segundo o texto, como o carnaval chegou ao Brasil?
______________________




2. Leia as afirmativas abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

a. (   ) O Carnaval é uma festa que teve sua origem no Brasil.

b. (   ) O Entrudo era um tipo de brincadeira de carnaval.

c. (   ) O Carnaval é sempre comemorado no mesmo dia em todo o Brasil.

d. (   ) As escolas de samba são grupos que competem em desfiles durante o carnaval.

e. (   ) O Carnaval é apenas uma festa de rua, sem eventos organizados.

f. (   ) O carnaval é uma festa nacional, pois acontece em todo o Brasil.

g. (   ) O carnaval inclui desfiles de escolas de samba, trios elétricos e blocos de ruas.

3. Qual a visão sobre o carnaval para os seguintes grupos religiosos?

a) Católicos.
______________________

b) Evangélicos.
______________________

4. Como você aprendeu na aula de hoje, o carnaval é um festival do cristianismo que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Entretanto, em sua opinião, o carnaval deveria ser considerado uma festa religiosa cristã? Por quê?
_____________________




5. Em geral, durante o carnaval, muitas pessoas costumam dançar, comer e beber alegremente em festas, bailes de máscaras e participam de desfiles de blocos, escolas de samba ou festejam até na própria rua. Como você comemora os festejos carnavalescos?
______________________

6. Leia a propaganda e depois resolva. 


O texto convida o interlocutor a uma reflexão sobre a importância da racionalidade durante as festividades carnavalescas. Que práticas humanas podem ser consideradas perigosas durante o carnaval?
______________________

7. Apesar de o carnaval ser uma festa divertida, é um evento que exige muito cuidados. Para você, que providências podem ser colocadas em práticas para que essa festividade aconteça de forma segura?
______________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Através dos negros, com seus cantos e danças, contrabandearam, inconscientemente, a semente do carnaval e também por meio das festas tradicionais de Portugal, como o entrudo. A união dessas duas culturas nos deu o carnaval. / 2. a(F), b(V), c(F), d(V), e(F), f(V), gV). / 3. a)  A igreja Católica permite o carnaval como forma de canalizar os "ímpetos carnais" dos fiéis para uma única data, seguida de restrições e períodos de jejum. b) Os evangélicos consideram a prática do carnaval como transgressão aos seus princípios religiosos e entendem que o carnaval colabora para a desconstrução de valores primordiais ao bem-estar da família. / 4. Resposta Pessoal. / 5. Resposta Pessoal. / 6. Resposta Pessoal. / 7.  (Sugestão de resposta) Ter cuidado com o corpo: beber água, usar protetor solar, descansar, se alimentar bem, escolher bem as roupas, evitar bebidas alcoólicas e não fazer o uso de drogas ilícitas.
 

Feito com carinho por Tudo Sala de Aula. 😊

12 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem