Atividade de Interpretação - Campanha Publicitária sobre o Carnaval

Atividade de Língua Portuguesa de Interpretação e Compreensão de uma Propaganda de Conscientização sobre o período do Carnaval para o 8º ano,  9º ano e 1º ano do Ensino Médio com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.
 
Leia o texto e resolva às questões propostas.

Atividade com propaganda sobre o Carnaval.

1. O texto acima é uma campanha publicitária produzida pelo Departamento de Trânsito do Governo de Goiás com a finalidade de reduzir os acidentes em suas rodovias. Observando o suporte no qual foi empregado para a divulgação da propaganda e sua finalidade, qual o campo de atuação desse texto?
a) Campo jornalístico-midiático.
b) Campo artístico-literário.
c) Campo da vida cotidiana.
d) Campo do estudo e da pesquisa.

2. De acordo com a propaganda acima, assinale a alternativa abaixo que mostra a finalidade comunicativa do texto.
a) Indicar caminhos seguros para os motoristas viajarem no feriado.
b) Divulgar produtos para promover a segurança no trânsito.
c) Incentivar os motoristas a aderirem a uma causa importante.
d) Defender as principais leis de trânsito brasileiras.

3. No topo da propaganda, o anunciante usou uma figura de linguagem para mostrar aos motoristas a importância de não ingerir bebidas alcoólicas quando for dirigir. Que figura de linguagem foi essa?
a) Metonímia.
b) Pleonasmo.
c) Hipérbole.
d) Ironia.

4. Quais os órgãos responsáveis pela publicação da propaganda?
______________________________

5. A função principal da preposição é estabelecer relação de sentido e de dependência entre palavras e orações. Mesmo que não desempenhem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos. No trecho: “CARNAVAL COM ÁLCOOL” a preposição “com”, na propaganda, estabelece circunstância de 
a) causa.
b) posse.
c) instrumento.
d) ajuntamento.


6. A Quarta-Feira de Cinzas é uma data presente no calendário religioso dos católicos, sendo o momento que consagra a Quaresma, o famoso período de penitências que se estende por 40 dias. Entretanto, no texto, essa expressão tem outro significado. Qual significado é esse?
______________________________

7. A expressão em destaque no texto “mas pode encurtar a vida” mantém uma determinada relação de sentido com a oração anterior. Essa relação é de
a) concessão.
b) comparação.
c) conformidade.
d) contrariedade.

8. Em sua opinião, por que o anunciante colocou a imagem de um carro incendiado na propaganda?
______________________________

9. Localize no texto e depois escreva abaixo o único verbo empregado no cartaz que está no modo imperativo, estrutura verbal importante dos textos publicitários.
______________________________

10. Infelizmente, muitos motoristas irresponsáveis têm provocado acidentes após fazerem a ingestão de bebidas alcoólicas. Todavia, o anunciante acrescenta outro fator que intensifica esse acontecimento desastroso nas estradas brasileiras. Identifique esse fator e discorra sua opinião sobre ele e suas consequências.
______________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1A / 2C / 3D / 4. Balada Responsável, Detran-GO e Governo do Estado de Goiás. / 5D / 6. No texto, "quarta-feira de cinzas" representa a morte, tendo em vista que, na visão do anunciante, morrer está relacionado ao fato de descansar de todas as tarefas realizadas durante o carnaval, a sua antecipação representa o fim de toda atividade realizada pelo motorista enquanto estava com vida. (Professor, considere outras respostas, e durante a correção, lembre aos estudantes que a quarta-feira de cinzas é comum as pessoas pararem de beber e iniciarem os 40 dias de consagração: a Quaresma). / 7D / 8. Com o intuito de impactar o leitor, o anunciante usou um carro incendiado para mostrar as consequências trágicas do consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. (Considere outras respostas) / 9. Dê. / 10. " velocidade. (A justificativa é pessoal). 


Feito com carinho por Tudo Sala de Aula.😊


Deixe seu comentário mais abaixo!

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem