Quiz sobre Notícia para o 4º ano e 5º ano.

Prova online de Interpretação de Texto envolvendo diversos saberes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) destinada aos anos iniciais. Esse Quiz é uma forma de testar seu conhecimento a partir do Gênero Notícia. Resolva online e veja no final a sua nota e o seu nível de aprendizagem como essa ferramenta.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Quiz de interpretação

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 5. 

FAUSTÃO DEIXA TV GLOBO NO FINAL DE 2021 

Apresentador decide encerrar trabalho com programas semanais em seu último ano de contrato. 


    Fausto Silva, apresentador do "Domingão do Faustão", vai deixar o programa e a TV Globo no fim de 2021. Em nota, a emissora afirma que Fausto decidiu "encerrar sua jornada à frente de programas semanais" neste último ano de seu contrato. "Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu", afirma a emissora. "Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no 'Domingão do Faustão'." 
    O apresentador agradeceu a emissora. "Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso. Repito aqui o que sempre disse no ar: a Globo é uma empresa quase perfeita", diz Fausto no comunicado. 

Fonte: g1.com (26/01/2021) 

  Qual o gênero do texto?

A finalidade do texto é:

Segundo o texto.

No trecho: "Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu", a utilização das aspas foi necessária para

O que significa, no texto, a palavra “jornada”?

Leia o texto e responda às questões 6 a 10. 

 BRASILEIRO DE 5 ANOS É O MAIS JOVEM A DESCOBRIR ASTEROIDES NO MUNDO 

    A expressão popular “o céu é o limite” já nem cabe mais no vocabulário do pequeno Miro Latansio Tsai, que aos cinco anos de idade foi reconhecido como a pessoa mais jovem do mundo a identificar asteroides. Com uma paixão nata por planetas e estrelas, o brasileirinho descobriu 15 corpos celestes que foram aprovados em preliminares pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e, posteriormente, serão confirmados pela Agência Espacial Americana (NASA). 
    A curiosidade da criança pela astronomia começou aos dois anos de idade, quando Miro passou a questionar os pais sobre a temperatura do sol e o motivo pelo qual a noite vinha acompanhada da lua. E durante um passeio ao Museu Cata-vento, em São Paulo, que a advogada Carla Latansio, mãe do astrônomo-mirim, percebeu que o filho tinha aptidão para a ciência: ao ver a sequência de planetas exposta na parede, ele começou a falar o nome de todos, um a um. 
    Foi no período de pandemia que Miro teve a oportunidade de realizar o sonho de observar o céu mais de perto, momento em que os pais conheceram o projeto Caça Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e inscreveu o filho. Com aptidão para manusear o programa usado para identificar corpos celestes, o menino localizou entre outubro e novembro do ano passado 15 corpos celestes nunca antes vistos.
    A conquista inédita de Miro, que ainda vai para o primeiro ano do ensino fundamental em agosto deste ano, fez com que ele fosse convidado para a 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde recebeu um certificado de mérito do MCTI, da IASC e da NASA por suas descobertas. 

Fonte do texto: exame.com 
Acesso em: 13/03/2022 (TSA) 

  No trecho: “...percebeu que o filho tinha aptidão para a ciência...”, a palavra grifada possui o mesmo significado que:

O que motivou inicialmente o pequeno Miro Latansio Tsai a descobrir corpos celestes?

A utilização das aspas no trecho: “o céu é o limite”, serve para:

Qual o trecho abaixo cuja palavra sublinhada NÃO indica ideia de tempo?

Segundo o TEXTO:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

12 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem