Quiz sobre Diários para o 4º ano e 5º ano.

Prova online de Interpretação de Texto envolvendo diversos saberes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) destinada aos anos iniciais. Esse Quiz é uma forma de testar seu conhecimento a partir do Gênero Diário. Resolva online e veja no final a sua nota e o seu nível de aprendizagem como essa ferramenta.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Quiz de interpretação

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 5.


Paraipaba - Ceará, 06 de julho de 2016. 

Querido diário! 
    Lembro-me do dia mais marcante da minha vida, foi nas férias em Paraipaba: a final do Campeonato Paraipabense. Ali vivi um momento inesquecível e único. Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas, senti um friozinho na barriga. Meu coração batia fortemente e estava com muita vergonha, pois jogar naquele lugar com tanta gente me olhando precisava de coragem.             Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida. O treinador permanecia muito chateado, pois estávamos perdendo. Mas finalmente conseguimos empatar. A torcida vibrava e nos pedia mais gols. Faltava pouco tempo pra terminar o jogo quando aproveitei um lance e fiz o gol da vitória. A alegria dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas foi intensa. Todos comemoravam aquela vitória. Eu me senti um verdadeiro herói. 
    Naquele dia, ganhamos troféu e medalhas. Foi tão marcante aquele momento que quando me lembro hoje ainda fico extasiado. 

 Antônio Caio dos Santos 

  A finalidade do texto é

Existe uma opinião em

O que o narrador-personagem quis inferir ao falar “meu coração batia fortemente”?

O diário é um gênero textual que relata experiências vividas pelo próprio narrador. Como o diário costuma ser íntimo, a linguagem geralmente é simples. A frase abaixo que apresenta traços da linguagem informal é

O clímax vivido pelo narrador-personagem do texto está em

Leia o texto abaixo e responda às questões 6 a 10.

19/03/2021 

Oi, diário! 

Ainda continuamos sem ir pra escola. Estamos em isolamento devido à pandemia do Coronavírus. Estamos vivendo dias difíceis, mas tenho certeza que logo tudo isso vai acabar e voltaremos a ter uma vida normal, sem a necessidade de usar máscaras e andar pelas ruas sem medo de se contaminar. Hoje tive notícias que mais pessoas foram vacinadas. Por isso, estou cheio de esperanças que tão logo vou poder sair de casa, brincar com meus amigos na pracinha aqui da minha rua e voltar a participar das aulas em minha escola. Ah! Ia me esquecendo. É porque hoje a aula foi pelo Google Meet, foi muito legal, consegui ver meus colegas e o meu melhor amigo, Calebe. Em breve vou te escrever mais boas novidades. 
 Até mais, tchau! 

 Levi Araújo 

 Tudo Sala de Aula, 2021
 Araújo, Francisco Maurício

  Qual a finalidade do texto?

Qual o principal assunto abordado no texto?

No trecho: “Ainda continuamos sem ir pra escola.”, a palavra grifada “pra” pertence a uma linguagem:

No trecho: “... logo tudo isso vai acabar...”, a palavra grifada se refere a:

O trecho do texto que a presenta uma opinião é:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem