Atividade sobre Jogos Eletrônicos - Com texto - 6º e 7º ano

Atividade de educação física sobre jogos eletrônicos - Parte I - com texto de apoio para o 6º ano e 7º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


OS JOGOS ELETRÔNICOS (PARTE 1)


Com a crescente imersão dos meios tecnológicos na vida social das pessoas, a procura por jogos eletrônicos como forma de distração, independentemente de serem jogados através de computadores, celulares ou consoles, aumentou consideravelmente no mundo. Uma pessoa que chega cansada após um longo dia de trabalho, muitas vezes, procura jogos que acalmam e relaxam a mente. Provavelmente, você já usou algum dispositivo para se divertir com um jogo eletrônico. Mas será que esses jogos são considerados esportes?


Os jogos por meios eletrônicos já estão intensamente ligados à cultura das pessoas, em sua grande maioria, exigem observação, concentração, pensamento lógico, estratégias, respeito às regras e resolução de problemas. Assim, há muitos benefícios que podem ser obtidos através desse universo online, entretanto, sua prática não associada a outras atividades que envolvem movimentação pode levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de amigos. 

Jogos Eletrônicos como Esportes

No Brasil, ainda não existe uma regulamentação específica para determinar se os jogos eletrônicos são considerados esportes convencionais, alguns países já definiram essas novas modalidades como jogos oficiais promovidos e incentivados pelo poder público. Vale ressaltar que a prática dos jogos eletrônicos quando não associada ao movimento e exercício, a gente necessita repensar esse conceito.

Por outro lado, muitos defendem que os jogos eletrônicos são esportes, pois eles assumem a forma de competição por meio de multijogadores, organizados coletivamente, promovendo a competição com participantes de todo o mundo. Antes, isso não era possível, já que as pessoas jogavam sozinhas em suas casas, ou em grupo no mesmo console, ou computador.




Assim, segundo eles, não é só porque, enquanto se pratica, o participante pode estar sentado ou deitado que ele não pode ser considerado um esporte, já que para vencer a competição virtual, necessita-se elaborar estratégias e ter uma boa velocidade de reação e o conhecimento das regras. O voleibol, por exemplo, é necessário adquirir várias habilidades múltiplas e estudar estratégias para obtenção de um bom resultado numa partida. 

Importante

 

Especialistas aconselham que a prática desses jogos por meio de periféricos deve estar associada com uma rotina física, pois, quando o corpo está bem, a mente estará mais preparada para tomar decisões durante a participação nesses jogos.

REFLETINDO

O lazer sempre esteve associado ao tempo que não é utilizado para o trabalho, entretanto, essa expressão é mais do que isso, já que faz parte do desenvolvimento humano há muito tempo. 

Com o advento da internet, a tecnologia não só se tornou uma ferramenta de trabalho e estudo, mas também, uma forma de divertimento e brincadeiras. Assim sendo, cabe ao praticante observar atentamente os riscos, sejam eles através da exposição a violência social e física, ou a falta de movimentação por muito tempo, para que os benefícios não sejam superados pelos malefícios dessa prática moderna. 

Texto: Tudo Sala de Aula
2023 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Você costuma praticar algum jogo eletrônico? Se sim, que tipo de dispositivo você utiliza para essa prática? Quais os nomes dos seus jogos eletrônicos preferidos?
__________________________

2. Sobre o texto, é CORRETO afirmar que
a) as pessoas só utilizam os jogos eletrônicos como forma de distração.
b) os jogos eletrônicos apenas são utilizados para diversão entre as pessoas. 
c) o avanço da tecnologia possibilitou uma diversidade de jogos eletrônicos.
d) o cansaço do trabalho acaba assim que o usuário inicia um jogo pelo celular.




3. Em sua opinião, os jogos eletrônicos devem ser considerados uma atividade esportiva? Por quê?
__________________________

4. Com quais finalidades os jogos eletrônicos podem ser utilizados?
__________________________

5. Qual tipo de jogo eletrônico mais chama a sua atenção?
a) Jogos com missões complexas que exigem uma estratégia.
b) Jogos que dão liberdade de criação aos seus jogadores.
c) Jogos que fazem pensar e trabalhar coletivamente. 
d) Não gosto de jogos eletrônicos. 

6. Leia o trecho de uma notícia veiculada em 10 de janeiro de 2023 pela mídia esportiva brasileira.

“A Ministra dos Esportes, Ana Moser, afirmou nesta terça-feira, 10, que jogos eletrônicos conhecidos como ‘esports’, não são considerados esportes convencionais. Segundo a ministra, os treinos realizados pelos jogadores da modalidade se assemelham a indústria de entretenimento, como música, filmes, entre outros.”

https://exame.com

Após discutir com seu professor ou professora sobre esse tema, responda: Você concorda com a afirmação dessa Ministra? Por quê?
__________________________




7. Os jogos eletrônicos são capazes de contribuir para o aperfeiçoamento, EXCETO,
a) das atividades laborais.
b) das tomadas de decisão. 
c) do condicionamento físico.
d) do entretenimento humano.

8. Assim como em todos os jogos esportivos, há malefícios que podem ser adquiridos quando não há responsabilidade durante a prática. Quais os problemas que os jogos eletrônicos podem gerar, caso não sejam executados com os devidos cuidados?
_________________________

9. O que você acha da utilização dos games na sala de aula como ferramenta de diversão e aprendizagem?
_________________________

10. Que tipos de comportamentos podem ser seguidos para que a utilização de jogos eletrônicos não se torne prejudicial para o praticante?
_________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!








Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Resposta Pessoal. / 2C / 3. Resposta Pessoal. / 4. Para se divertir, adquirir novas experiências e habilidades, realizar interações com outras pessoas distantes, desenvolver o cognitivo humano, relaxar e acalmar a mente. (Considerar outras respostas) / 5. Resposta Pessoal. / 6. Resposta Pessoal. / 7C / 8.  Podem levar a um estilo de vida sedentário e isolado do restante da família e de amigos. (Considerar outras respostas) / 9. Resposta Pessoal. / 10. Manter regularidade das atividades básicas cotidianas, como um bom sono e alimentação, higiene pessoal, estudos ou trabalho. Além disso, é necessário ter clareza das regras em relação aos horários adequados para jogar e sempre ter lazeres e passatempos alternativos. (Considerar outras respostas)


HABILIDADES BNCC:
(EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
(EF67EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

25 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Perfeito amei as atividades

    ResponderExcluir
  2. Amei as Atividades de jogos Eletrônicos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do material. Muito bom

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, os alunos interagiram com o material

    ResponderExcluir
  5. Qual a diferença entre um jogo de memória tradicional, para um na modalidade eletronica ?

    ResponderExcluir
  6. o material e otimo os alunos gostaram muito.

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Nossa vai me ajudar muito obg por me ajudar com as atividades

    ResponderExcluir
  9. Isso me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  10. Isso me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Excelente, estou trabalhando esse tema na primeira unidade,

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem