Atividade sobre a Degradação Ambiental - 4º e 5º ano - Com texto e gabarito

Atividade de Geografia sobre a degradação ambiental para o 4º e 5º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.


A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

A degradação ambiental é um processo de deterioração que ameaça a estabilidade dos ecossistemas. A perda da biodiversidade pode causar uma série de problemas no planeta, além de prejudicar a qualidade de vida e alimentação dos seres humanos. Nesta aula, veremos como a degradação ambiental afeta o nosso planeta.  


DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO


A agricultura, a pecuária e o extrativismo são atividades econômicas essenciais para a manutenção da vida no planeta. Entretanto, quando executadas sem os cuidados necessários, podem ser causadores de vários problemas ambientais, como a extinção de espécies de animais e vegetais, a destruição do solo e a poluição das águas.


Extinção de animais e vegetais

Quando algumas áreas florestais são desmatadas para realizar plantações ou para a extração de algum mineral, muitas espécies acabam desaparecendo, devido à destruição dos seus habitats.


A poluição dos solos

A prática da agricultura demanda a retirada da vegetação. Sem cobertura vegetal, o solo fica fraco e exposto à erosão. A utilização contínua de máquinas e equipamentos pesados podem endurecer o solo, tornando-o impermeável. Além disso, o acúmulo de lixo e de produtos químicos, como pesticidas e fertilizantes, afetam a qualidade do solo.


A poluição dos rios

A poluição das águas dos rios é causada, sobretudo, pelo uso de defensivos agrícolas nas plantações. Esses produtos causam a contaminação das águas subterrâneas ou são conduzidos pelas chuvas até os rios, o que acabam contaminando-as. 

O contato humano com a água contaminada pode causar várias doenças e afetar a qualidade de vida das pessoas. 





DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NAS CIDADES


Nas cidades, a centralização de pessoas, de veículos, de atividades industriais, de comércios e de serviços podem gerar vários tipos de problemas ambientais. Entre esses problemas estão: a poluição do ar, da água, a poluição visual e sonora, além da produção excessiva de lixo.


A poluição do ar

As grandes quantidades de poluentes que são diariamente dispersas no ar resultam da combustão de combustíveis fósseis. Esses gases poluentes são liberados tanto pelos escapamentos dos veículos quanto pelas chaminés das fábricas, impactando a qualidade do ar, especialmente nas grandes cidades. Tais poluentes são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, contribuindo para a redução da qualidade de vida das pessoas.


A poluição das águas

Grande parte dos esgotos das cidades são despejados nos rios, já que muitas cidades brasileiras não possuem estações de tratamento de esgoto. A ausência de cuidado com o lixo doméstico e industrial contamina as águas das regiões próximas. Além disso, o acúmulo de lixos nos rios gera obstrução e contribui para a ocorrência de enchentes nas cidades.


Poluição visual e sonora

Os cartazes publicitários colocados nas ruas, nos muros e nos edifícios das cidades em excesso também são fatores que provocam a poluição, neste caso, geram poluição visual. Já a poluição sonora acontece através de ruídos de buzinas, motores e máquinas. Esses ruídos intensos geram graves problemas de saúde, como dores de cabeça constantes, redução da audição e, em alguns casos, pode levar até a surdez permanente.


Produção de lixos

Grandes quantidades de restos de comidas, embalagens plásticas, garrafas, papéis e outros objetos são jogados em lixos diariamente. Boa parte são coletados e depositados em lixões a céu aberto, sem receber nenhum tratamento, gerando problemas futuros na saúde das pessoas.


Texto:  Tudo Sala de Aula, 2023


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Segundo o texto, a perda da biodiversidade pode causar uma grande crise no planeta. Cite duas atitudes humanas que colaboram para essa perda.
______________________




2. Sobre a aula, é CORRETA a alternativa:
a) A agricultura não é essencial para a manutenção da vida no planeta.
b) Toda atividade econômica deve ser realizada com responsabilidade ambiental.
c) A extinção de determinadas espécies de animais não pode ser evitada.
d) A poluição ambiental não pode ser amenizada, pois a população está aumentando.

3. Observe a imagem abaixo.
 

A imagem mostra uma área da floresta amazônica desmatada para o cultivo da agricultura. Que problemas o desmatamento pode causar aos seres vivos que habitam essa área?
______________________

4. O aumento do processo erosivo pode acontecer naturalmente ou por meio da ação do ser humano. O item que revela uma atividade humana que causa a erosão do solo é:
a) as chuvas fortes numa determinada região.
b) os serviços agrícolas de forma desordenada.
c) as variações das temperaturas do ambiente.
d) as plantações adequadas de sementes. 

5. Qual é a principal causa da poluição dos rios no campo?
a) O uso de defensivos agrícolas nas plantações.
b) O depósito de lixos em locais apropriados.
c) O desmatamento da vegetação.
d) O extrativismo mineral e vegetal.




6. Segundo o texto, o que o contato com a água contaminada pode causar nos seres humanos?
______________________

7. Faça uma pesquisa e complete o quadro abaixo conforme o que se pede:  


8. Pneumonia, asma e a falha no desenvolvimento pulmonar em crianças são algumas das disfunções geradas pelo ar contaminado. Assim sendo, das alternativas abaixo, qual delas é o principal gerador da poluição do ar nas cidades grandes?
a) A ausência de saneamento básico.
b) O lixo descartado a céu aberto.
c) A queima de combustível fóssil.
d) O uso de pesticidas e fertilizantes.

9. Cite algumas consequências no corpo humano decorrentes da poluição visual ou sonora nas cidades.
______________________

10. Observe a imagem abaixo e responda.


O que está causando a poluição desse rio?
_____________________

11. Em sua opinião, que ações humanas podem ser executadas visando diminuir os problemas ambientais?
_____________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO 
1. Poluição dos solos e poluição do ar (Considere outras respostas.). / 2B / 3. Extinção de animais e vegetais (Considere outras respostas). / 4B / 5A / 6. Pode causar várias doenças e afetar a qualidade de vida das pessoas. / 7. Sugestão de resposta: Poluição dos rios - Uso de defensivos agrícolas nas plantações; Poluição do ar - Vazamentos de combustível fóssil dos veículos. / 8C / 9. Dores de cabeça constantes, redução da audição e, em alguns casos, surdez permanente. / 10. Os esgotos das cidades. / 11. Resposta pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

14 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. O conteúdo do site é muito bom. Poderia ter textos, atividades, conteúdos de Geografia para o ensino fundamental anos finais ( 6º ao ao 9º ano) e ensino médio.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela ajuda. Deus abençoe grandiosamente a vida de toda essa equipe maravilhosa que ajuda os professores.

    ResponderExcluir
  3. Minha professora usa as atividades daqui,são muito boas obrigado(a)

    ResponderExcluir
  4. EXELENTE SEU TRABALHO.OBRIGA DA POR CONTRIBUIR E FACILITAR O MEU.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! O conteúdo que vocês prpduzem são muito bons. Quanto a essa atividade, gostaria de tirar uma dúvida com relação ao gabarito da questão 8. A resposta é a letra A mesmo?

    ResponderExcluir
  6. As atividades de vocês são ótimas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem