Atividade sobre Danças Nacionais com Texto e Gabarito - 6º e 7º ano

Atividade de  arte sobre danças nacionais com texto de apoio e gabarito para 6° ano e 7º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

DANÇAS NACIONAIS

O Brasil é conhecido por ser um país de muitas culturas, já que é constituído por uma imensidade de povos e formado por diferentes tradições.
 

Há muitas danças conhecidas em todo Brasil e até admiradas em outros locais do planeta. Algumas são regionais e outras bem tradicionais para os brasileiros. Infelizmente, uma parte da população ainda não conhece as danças regionais e muitas pessoas precisam viajar para outra região do país para aprender sobre um estilo específico de dança exclusivo daquela região.

FREVO


Os ritmos acentuados, violentos e apressados da marcha fazem o maior sucesso no carnaval de Recife. Para eles, só a música já basta para a dança. As roupas bem coloridas e um pequeno guarda-chuva são as principais características do figurino usado nessa dança e os passos são um verdadeiro desafio para quem pensa em aprender.

MARACATU


É um dos ritmos mais importante do Nordeste. Está presente na cultura pernambucana e apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas, com dançarinos imitando personagens importantes como duques, reis e rainhas.




SIRIRI


É uma dança folclórica predominante no Mato Grosso com origem indígena. A dança é uma reminiscência das brincadeiras indígenas, com ritmo e performance hispânicos. Fazem parte das festas de batizados, casamentos e festejos religiosos. Os homens tendem a usar calças compridas e camisas coloridas, enquanto as meninas usam saias rodadas estampadas com cores vivas.

BUMBA MEU BOI


Dança regional típica do Norte e Nordeste do Brasil, onde a figura do boi é o componente principal. Essa dança promove a reverência ao boi livre e nativo da floresta Amazônica, assim como traz a alegria e a força das festas coletivas indígenas. Essa dança supera a brincadeira e se torna uma grande celebração, tendo o boi como peça central. O Bumba meu boi está intimamente associado ao cristianismo, principalmente ao catolicismo popular, pois traz a devoção aos santos juninos de São João, São Pedro e São Marçal.

REFLETINDO

Os brasileiros realizam muitas danças que mantêm viva a cultura, as tradições locais e a história do Brasil. Mais do que qualquer outra nação, o Brasil abraça a diversidade todos os dias. Aqui, o diferente convive em harmonia, lado a lado, e isso acontece porque o país reconhece e respeita a cultura de todos, através da Constituição Federal.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. O mestre-sala e o porta-bandeira são ícones que simbolizam o samba. A dupla de dançarinos desfila com uma bandeira de sua escola de samba, sendo um objeto fundamental para sua apresentação. Assim como o samba, o frevo também tem seu objeto indispensável em suas apresentações. Que objeto é esse?
a) O triângulo.
b) O Violão.
c) O ganzá.
d) O guarda-chuva.

2. O Maracatu é uma dança regional e nacional criada para exaltar os negros e se contrapor à ideologia do embranquecimento. Quais personagens estão relacionados com essa dança?
_____________________




3. Leia o trecho abaixo.

“Esta dança é observada na Amazônia anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, onde demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.”

A que dança o trecho acima se refere?
a) Maracatu.
b) Bumba meu boi.
c) Siriri.
d) Frevo.

4. Que razões podem ser apresentadas para que a cultura do Bumba meu boi esteja associada ao cristianismo? 
______________________

5. A festa em celebração ao Bumba meu boi inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Nessas apresentações, o boi é o personagem principal. Assim sendo, estão presentes nessa apresentação
a) o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher.
b) o caçador, o leiteiro e sua mulher.
c) o agricultor, o lenhador e o fazendeiro.
d) o mensageiro, o agricultor e o cozinheiro.

6. Você já assistiu ou participou de alguma dança popular da sua região? Se sim, qual foi? Qual a dança popular que mais você gosta?
_______________________


7. O folclore brasileiro é repleto de danças que figuram nas tradições e na cultura de uma determinada região. As danças folclóricas estão associadas a aspectos religiosos, festas, lendas, mitos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Sendo assim, o folclore é o retrato da cultura brasileira porque revela
a) ser única e superior às outras culturas.
b) as expressões da identidade nacional.
c) os aspectos únicos e próprios do Nordeste.
d) os atributos nacionais e limitados do povo.




8. Com origem africana, a dança _______ lembra os divertimentos indígenas. Os dançarinos se movimentam ao som da viola de cocho, mocho e ganzá. 

A dança que completa esse trecho é:
a) bumba meu boi.
b) maracatu.
c) siriri.
d) frevo.

9. Conforme o estudo de hoje, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) FREVO
( 2 ) MARACATU
( 3 ) SIRIRI
( 4 ) BUMBA MEU BOI

(   ) Está associado ao cristianismo e ao catolicismo popular. 
(   ) Apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas.
(   ) Faz maior sucesso no carnaval de Recife.
(   )  É uma lembrança das brincadeiras indígenas.

10. A dança do frevo foi originalmente usada como uma arma defensiva para os passistas que expede diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira, onde usavam porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Segundo o texto, que marcas dessa dança fazem o maior sucesso no carnaval de Recife?
___________________

11. Observe a imagem abaixo.
 

A que tipo de dança essa imagem está relacionada?
_____________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




HABILIDADE BNCC:
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1D / 2. Duques, reis e rainhas. / 3B / 4.  Por apresentar a devoção aos santos juninos de São João, São Pedro e São Marçal. / 5A / 6. Resposta Pessoal. / 7B / 8C / 9. (4 / 2 / 1 / 3) / 10. Os ritmos acentuados, violentos e apressados da marcha. / 11. Siriri. 


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

33 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Muito obrigada! Atividades perfeitas! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. conteúdo e atividades bem elaboradas parabéns

    ResponderExcluir
  3. Não tenho palavras para agradecer! Estou com a disciplina de arte pela primeira vez do 6 ao 9 ano. Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Esse site é muito bom, maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  5. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  6. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  7. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ! me salvou obrigada

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, por compartilhar esse conteúdo.

    ResponderExcluir
  10. Incrível muito bom ❤❤

    ResponderExcluir
  11. Só gratidão muita gratidão mesmo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem