Atividade sobre Danças Nacionais com Texto e Gabarito - 6º e 7º ano

Atividade de  arte sobre danças nacionais com texto de apoio e gabarito para 6° ano e 7º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

DANÇAS NACIONAIS

O Brasil é conhecido por ser um país de muitas culturas, já que é constituído por uma imensidade de povos e formado por diferentes tradições.
 

Há muitas danças conhecidas em todo Brasil e até admiradas em outros locais do planeta. Algumas são regionais e outras bem tradicionais para os brasileiros. Infelizmente, uma parte da população ainda não conhece as danças regionais e muitas pessoas precisam viajar para outra região do país para aprender sobre um estilo específico de dança exclusivo daquela região.

FREVO


Os ritmos acentuados, violentos e apressados da marcha fazem o maior sucesso no carnaval de Recife. Para eles, só a música já basta para a dança. As roupas bem coloridas e um pequeno guarda-chuva são as principais características do figurino usado nessa dança e os passos são um verdadeiro desafio para quem pensa em aprender.

MARACATU


É um dos ritmos mais importante do Nordeste. Está presente na cultura pernambucana e apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas, com dançarinos imitando personagens importantes como duques, reis e rainhas.




SIRIRI


É uma dança folclórica predominante no Mato Grosso com origem indígena. A dança é uma reminiscência das brincadeiras indígenas, com ritmo e performance hispânicos. Fazem parte das festas de batizados, casamentos e festejos religiosos. Os homens tendem a usar calças compridas e camisas coloridas, enquanto as meninas usam saias rodadas estampadas com cores vivas.

BUMBA MEU BOI


Dança regional típica do Norte e Nordeste do Brasil, onde a figura do boi é o componente principal. Essa dança promove a reverência ao boi livre e nativo da floresta Amazônica, assim como traz a alegria e a força das festas coletivas indígenas. Essa dança supera a brincadeira e se torna uma grande celebração, tendo o boi como peça central. O Bumba meu boi está intimamente associado ao cristianismo, principalmente ao catolicismo popular, pois traz a devoção aos santos juninos de São João, São Pedro e São Marçal.

REFLETINDO

Os brasileiros realizam muitas danças que mantêm viva a cultura, as tradições locais e a história do Brasil. Mais do que qualquer outra nação, o Brasil abraça a diversidade todos os dias. Aqui, o diferente convive em harmonia, lado a lado, e isso acontece porque o país reconhece e respeita a cultura de todos, através da Constituição Federal.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. O mestre-sala e o porta-bandeira são ícones que simbolizam o samba. A dupla de dançarinos desfila com uma bandeira de sua escola de samba, sendo um objeto fundamental para sua apresentação. Assim como o samba, o frevo também tem seu objeto indispensável em suas apresentações. Que objeto é esse?
a) O triângulo.
b) O Violão.
c) O ganzá.
d) O guarda-chuva.

2. O Maracatu é uma dança regional e nacional criada para exaltar os negros e se contrapor à ideologia do embranquecimento. Quais personagens estão relacionados com essa dança?
_____________________




3. Leia o trecho abaixo.

“Esta dança é observada na Amazônia anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, onde demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.”

A que dança o trecho acima se refere?
a) Maracatu.
b) Bumba meu boi.
c) Siriri.
d) Frevo.

4. Que razões podem ser apresentadas para que a cultura do Bumba meu boi esteja associada ao cristianismo? 
______________________

5. A festa em celebração ao Bumba meu boi inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Nessas apresentações, o boi é o personagem principal. Assim sendo, estão presentes nessa apresentação
a) o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher.
b) o caçador, o leiteiro e sua mulher.
c) o agricultor, o lenhador e o fazendeiro.
d) o mensageiro, o agricultor e o cozinheiro.

6. Você já assistiu ou participou de alguma dança popular da sua região? Se sim, qual foi? Qual a dança popular que mais você gosta?
_______________________


7. O folclore brasileiro é repleto de danças que figuram nas tradições e na cultura de uma determinada região. As danças folclóricas estão associadas a aspectos religiosos, festas, lendas, mitos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Sendo assim, o folclore é o retrato da cultura brasileira porque revela
a) ser única e superior às outras culturas.
b) as expressões da identidade nacional.
c) os aspectos únicos e próprios do Nordeste.
d) os atributos nacionais e limitados do povo.




8. Com origem africana, a dança _______ lembra os divertimentos indígenas. Os dançarinos se movimentam ao som da viola de cocho, mocho e ganzá. 

A dança que completa esse trecho é:
a) bumba meu boi.
b) maracatu.
c) siriri.
d) frevo.

9. Conforme o estudo de hoje, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) FREVO
( 2 ) MARACATU
( 3 ) SIRIRI
( 4 ) BUMBA MEU BOI

(   ) Está associado ao cristianismo e ao catolicismo popular. 
(   ) Apresenta uma grande mistura de culturas indígenas e africanas.
(   ) Faz maior sucesso no carnaval de Recife.
(   )  É uma lembrança das brincadeiras indígenas.

10. A dança do frevo foi originalmente usada como uma arma defensiva para os passistas que expede diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira, onde usavam porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Segundo o texto, que marcas dessa dança fazem o maior sucesso no carnaval de Recife?
___________________

11. Observe a imagem abaixo.
 

A que tipo de dança essa imagem está relacionada?
_____________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




HABILIDADE BNCC:
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1D / 2. Duques, reis e rainhas. / 3B / 4.  Por apresentar a devoção aos santos juninos de São João, São Pedro e São Marçal. / 5A / 6. Resposta Pessoal. / 7B / 8C / 9. (4 / 2 / 1 / 3) / 10. Os ritmos acentuados, violentos e apressados da marcha. / 11. Siriri. 


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

38 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Muito obrigada! Atividades perfeitas! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. conteúdo e atividades bem elaboradas parabéns

    ResponderExcluir
  3. Não tenho palavras para agradecer! Estou com a disciplina de arte pela primeira vez do 6 ao 9 ano. Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Esse site é muito bom, maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  5. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  6. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  7. Você me salvou obrigadão

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ! me salvou obrigada

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, por compartilhar esse conteúdo.

    ResponderExcluir
  10. Incrível muito bom ❤❤

    ResponderExcluir
  11. Só gratidão muita gratidão mesmo

    ResponderExcluir
  12. muito obrigado por nos ajudar com atividades muito bem elaborada ,deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Excelente conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  14. mim ajudou muito obrigado pela sua ajudar gostei

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem