QUIZ DE CIÊNCIAS SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Prova online de Ciências sobre relações ecológicas 

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

As relações ecológicas ocorrem de diversas formas, podendo envolver animais de mesma espécie ou até mesmo de espécies distintas. Diante disso, assinale o item que melhor define as relações ecológicas.

Analise as relações entre os seres vivos descritas abaixo e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa: 

( ) Na relação entre gafanhoto e plantas, eles são consumidores primários. 

( ) O parasita retira alimento do hospedeiro sem prejudicá-lo. 

 ( ) A relação entre abelhas e flores é parasitismo. 

( ) Na relação do tipo predatismo, o predador caça e mata a presa, em seguida, se alimenta da mesma.

A relação existente entre o gafanhoto e as plantas é desarmônica. No final, esse animal se alimenta da planta. Logo, qual dos tipos de relações abaixo pertence a estes organismos em questão?

O cachorro é o animal de estimação mais querido pelo homem. Esse animal recebe os devidos cuidados quanto a alimentação e o bem-estar físico. Entretanto, quando não se oferece os cuidados básicos como a higiene desse animal, eles sofrem com algumas situações adversas, como, por exemplo, o aparecimento de carrapatos grudados na pele do cão. A partir disso, pode ocasionar uma relação desarmônica do tipo:

As relações ecológicas podem ser classificadas como desarmônicas quando pelo menos um dos envolvidos na relação é prejudicado. Marque o item que apresenta um exemplo de relação ecológica do tipo desarmônica.

O anu é uma espécie de pássaro que se alimenta de insetos, incluindo também carrapatos. O boi, por sua vez, é um hospedeiro do carrapato. O anu come os carrapatos do boi, conseguindo sua alimentação com facilidade. O boi também é beneficiado, visto que os parasitas alocados em seu corpo são retirados. Considerando que nenhum dos envolvidos é prejudicado, o tipo de relação ecológica citado acima é:

As relações intraespecíficas ocorrem quando envolvem indivíduos de mesma espécie. Com base nisso, marque o item que apresenta um exemplo dessa relação:

O inquilinismo é uma relação ecológica em que apenas um dos envolvidos é beneficiado e o outro não. No entanto, esse tipo de relação é considerado harmônica. Marque o item que justifica a afirmação acima.

Analise os itens abaixo que contêm relações do tipo harmônicas e desarmônicas, e assinale o que apresenta apenas as relações desarmônicas:

Como se chama a relação quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie?

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem