Atividade sobre Tradições Artísticas - 4º, 5º e 6º ano

Atividade de artes sobre tradições artísticas para o 4º ano, 5º ano e 6º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


TRADIÇÕES ARTÍSTICAS

A arte tem a capacidade de promover um debate sobre os mais variados temas, abordando crenças e costumes de grupos anteriormente discriminados na sociedade, assim, muitos povos podem estabelecer suas tradições culturais. Os africanos, por exemplo, foram obrigados a levantar cidades, casas, estátuas e obras de arte para os colonizadores. Alguns deles se destacaram, porque exibiram qualidades especiais e conseguiram colocar sua cultura em seu trabalho. Para sobreviver, os africanos tiveram que resistir e adaptar suas práticas religiosas e culturais.


ARTE POPULAR

atividade sobre tradições artísticas

A arte popular é caracterizada como uma forma de expressão artística de um povo. Ela é encontrada na pintura, literatura e escultura. Inclui também objetos, obras de arte, pequenos artefatos de olaria e literatura. Essas obras são produzidas por artistas autodidatas, ou seja, aqueles que aprenderam uma arte sozinhos e, na maioria das vezes, usam enredos populares em sua produção. 


A ARTE FEMININA


Desde a antiguidade até a arte moderna, as mulheres sempre foram fonte de representatividade. Durante muitos anos, elas eram vistas em obras de arte apenas como modelos e musas. Isso aconteceu principalmente pelo fato de que o acesso a materiais de ensino de arte era bem difícil e as barreiras sociais as impediam de se dedicar a essa profissão.

A década de 60 foi marcada por artistas como Eva Hesse e Louise Bourgeois que eram consideradas pré-feministas, pois já era possível perceber em suas obras os primórdios da arte feminista. Como resultado, abriu caminho para a arte política e para os intelectuais, uma década depois.





ARTE JUDAICA


A arte judaica se baseia nas artes do Oriente e do Ocidente, bem como nas tendências dos centros artísticos estrangeiros. É caracterizada como um movimento artístico que revela cerimônias e rituais dos povos judaicos. O contato com culturas tão diversas levou naturalmente esta arte a adotar estilos locais, mantendo sempre a sua essência profundamente religiosa. Essa arte se manifesta por meio de ornamentos, objetos de culto e grafismos, pois o registro do corpo humano por meio do desenho e da escultura é religiosamente proibido.


ARTE TROPICA


Anita Malfatti

A arte tropical é aquela que representa a cultura e a natureza observada nos trópicos. Essa natureza tropical é apresentada como sendo muito rica tanto na flora como na fauna, consistindo em uma das maiores biodiversidades do mundo. Assim sendo, as cores previstas na arte tropical são muito fortes e vivas, o que promove um aspecto exatamente da natureza tropical.


Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Como a arte popular é caracterizada?
_______________________

2. Artistas autodidatas são aqueles que
a) são instruídos nas escolas e universidades.
b) têm a capacidade de aprender sozinhos.
c) recebem instrução e orientação da família.
d) nunca foram para escola ou universidade.




3. Conforme o texto, que povos foram obrigados a edificar cidades, casas, estátuas e obras de arte para os colonizadores?
a) Judeus.
b) Indígenas.
c) Africanos.
d) Europeus.

4. Que figura da antiguidade até a arte moderna era considerada uma fonte de representatividade?
_______________________

5. Leia o trecho e responda.

É importante resgatar a importância do trabalho das mulheres em todos os períodos da história, em seu lento e árduo processo de emancipação. O número restrito de mulheres artistas se deve não à falta de talento, mas às imensas restrições e falta de oportunidades impostas pela sociedade.

Fonte: https://desenhosrealistas.com.br/

O trecho revela que a baixa quantidade de mulheres como artistas foi causada devido
a) à valorização feminina.
b) à condição econômica.
c) ao desinteresse feminino.
d) à restrição da sociedade.

6. Como as mulheres eram vistas durante a antiguidade nas produções artísticas?
a) Como pessoas independentes.
b) Como instrumentos preciosos.
c) Como peças de trabalho.
d) Como modelos e musas.

7. A arte popular reflete a tradição e os costumes populares transmitidos de geração em geração. Assim sendo, a arte pode ser compreendida como 
a) uma cultura apenas intelectualizada.
b) instrumento de transformação social.
c) atividade sem compromisso social.
d) toda cultura pertencente às elites.




8. Quais são as características da arte judaica?
_______________________

9. Assinale a alternativa que representa uma arte judaica.



10. Em quais instrumentos a arte judaica geralmente se manifesta?
______________________

11. Quais são as características observadas na arte tropical?
______________________

12. Das artes apresentadas nesta aula, qual delas chamou mais sua atenção? Por quê?
______________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!









(Por favor, não compartilhe esse PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade)


GABARITO
1. Como uma forma de expressão artística de um povo. / 2B / 3C / 4. A mulher. / 5D / 6D / 7B / 8. É caracterizada como um movimento artístico que revela cerimônias e rituais dos povos judaicos. / 9A / 10. Ornamentos, objetos de culto e grafismos. / 11. Ela representa a cultura e a natureza, apresentada como sendo muito rica tanto na flora como na fauna, suas cores são muito fortes e vivas, o que promove um aspecto exatamente da natureza tropical. / 12. Resposta Pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

3 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem