QUIZ DE CIÊNCIAS SOBRE PREVISÃO DO TEMPO

Prova online de Ciências sobre previsão do tempo

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

A previsão do tempo é um fator determinante que torna a vida da humanidade mais fácil. Todas as atividades a serem desenvolvidas dependem diretamente de informações sobre o clima, como, por exemplo, a agricultura. Neste contexto, o que significa clima?

Quando se fala em previsão de tempo, existe uma confusão entre a definição de CLIMA e de TEMPO. O clima é um conjunto de condição atmosférica de um local em um período considerável, já o tempo

Uma das preocupações em saber as previsões meteorológicas serve para que a humanidade:

Com o desenvolvimento tecnológico, a previsão do tempo é realizada com maior precisão e eficácia. Os satélites artificiais, computadores e programas facilitam este processo, um exemplo são as estações meteorológicas que:

Leia o texto abaixo: 

 A chuva é um fenômeno meteorológico resultante da precipitação da água, quando esta é superaquecida, ela evapora e se transforma em vapor de água, que ao se juntar com o ar forma as nuvens. Logo, entram em contato com massas de ar frias, o vapor condensa voltando a ser água, por conta do seu peso, não conseguem se sustentar no ar e descem em forma de chuva. 

  Qual aparelho é utilizado para verificar a quantidade de chuva em determinado lugar?

Os diversos biomas existentes no Brasil, dependendo da sua geolocalização, possuem climas distintos uns dos outros, bem como a umidade do ar. O bioma Caatinga é caracterizado pelo aspecto seco, já a Amazônia e a Mata Atlântica são úmidas. Diante disso, o que significa umidade do ar?

Que instrumento é utilizado pelas estações meteorológicas para verificação da umidade relativa do ar?

Para captar imagens da Terra com o intuito de visualizar a formação e o movimento das nuvens, além das frentes frias ou quentes, se utiliza um aparelho chamado:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem